Conheça os malefícios causados pelo ar-condicionado

Pessoas com doenças respiratórias são as principais vitimas

Em dias quentes e abafados, nada melhor do que estar em um ambiente fresco e agradável, muito bem refrigerado. O sol apareceu, as temperaturas subiram e a primeira coisa que as pessoas fazem é ligar o ar-condicionado. Mas o aliado na hora de amenizar o calor pode ser o inimigo para muitas pessoas, principalmente as que sofrem com doenças respiratórias.

O pneumologista dr. Frederico Leon Arrabal Fernandes, diretor de Ensino da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), explica que o ar-condicionado funciona como um órgão em nosso corpo.

O sistema de ar refrigerado funciona como um pulmão para um edifício ou casa. Ele aspira o ar, filtra-o, aquece, esfria ou umidifica, e em seguida expele para o ambiente externo.”

De olho na manutenção

O ar-condicionado mal conservado pode acumular umidade em suas molas ou bandejas, criando um ambiente ideal para o acúmulo de mofo e outros microorganismos. O contato das vias respiratórias, superiores e inferiores, com estes micro-organismos, especialmente durante períodos de tempo prolongados, pode levar a infecção (sinusite ou pneumonia). Além do risco de contaminações, são comuns fenômenos alérgicos e tóxicos que aumentam os sintomas respiratórios como dor de garganta, obstrução, gotejamento nasal, tosse ou crises de asma.

Engana-se quem pensa que um equipamento em má conservação cause problemas apenas em quem sofre com doenças respiratórias. “Estudos mostram o aumento das licenças médicas e menor produtividade por conta de doença viral, problemas respiratórios e doença do legionário (ou pneumonia por Legionella). Qualquer pessoa pode ser afetada, mas os portadores de asma, rinite, alergia ou outras doenças respiratórias são mais vulneráveis”, alerta o pneumologista.

Por isso é importante que o aparelho esteja em perfeitas condições, determinando a qualidade do ar que circula no ambiente. “Ar-condicionado com defeitos ou falha na manutenção levará aos ocupantes do interior do prédio ar de baixa qualidade, deixando-os mais propícios às doenças, principalmente respiratórias. Dessa forma, crescem cada vez mais os problemas relacionados ao ar-condicionado no trabalho.”

Não exagere no frio

Porém, outros fatores além da conservação podem desencadear doenças aos usuários do aparelho, como as baixas temperaturas do ar-condicionado, que reduzem a capacidade de defesa do sistema respiratório; o ar seco e frio, que podem causar crises de asma ou broncoespasmo.

O especialista alerta que quanto menor a temperatura do ar, maior o acúmulo de umidade no sistema.

O uso frequente de ar-condicionado também indica que o ambiente é pouco ventilado. Em ambientes com muitas pessoas isso faz com que exista transmissão de microorganismos, especialmente vírus, entre os indivíduos.”

Utilize o equipamento de maneira correta

Acontece Comunicação e Notícias

FRANCISCO DAMASO VASCONCELOS NETO PUBLIC
Chico Damasio
E-mail: chicoacontece@globo.com
Fone: (187) 38736083

Tags:,

1 comentário Quero comentar!

  • Bom dia, estou gravida de 8 meses e acordei com sangue bem vivo ao cuspir. Tenho ar em casa e este esta com mofo. O que pode ser o meu caso?

    Comentário por: Patricia ARAUJO — 14 de junho de 2018 @ 7:36

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria