Qual é o seu tipo de pele?

Aquele creme espetacular que a sua amiga usa não está operando os mesmos milagres em você?
Talvez porque ele não seja apropriado ao seu tipo de pele.

A pele é um órgão do corpo e, como tal, o seu tipo é determinado geneticamente. No entanto, por ser um órgão que está sempre exposto (especialmente o rosto), sofre todo tipo de agressões do ambiente externo (clima, vento, sol, poeira, mudanças bruscas de temperatura, etc.), as quais também têm influência na determinação do tipo de pele.

Por isso, antes de comprar qualquer produto para tratamento é necessário identificar o seu tipo de pele para não cometer enganos que possam prejudicar a sua saúde.

O tipo de pele do rosto pode ser facilmente identificado com uma observação atenta, especialmente dos poros.

Existem quatro tipos de pele:

Cada pele merece um cuidado especial

Toda pele necessita de cuidados para manter-se jovem, saudável e bonita. A limpeza, a tonificação, e a hidratação são etapas importantes em qualquer tratamento do rosto. Para você não errar na hora de comprar seus produtos, preste atenção nestas dicas:

A pele normal é o tipo de pele que todos gostaríamos de ter, pois significa que o nosso órgão (a pele) está funcionando equilibradamente. Contudo, devido à sua predisposição a tornar-se seca, convém evitar produtos que favoreçam ou desencadeiem esse ressecamento.

 • As loções tônicas são indicadas para todos os tipos de pele, ao passo que as loções adstringentes são mais indicadas para a pele oleosa, pois estabilizam a oleosidade e fecham os poros.

 • Verifique a dosagem de álcool contida no produto. O excesso de álcool desidrata as células, provocando o ressecamento da pele. Por isso, quanto menos álcool entrar na formulação do produto, melhor.

 • Os hidratantes na forma de creme são ideais para a pele seca, pois o creme contém óleo em grande quantidade, o que impede a desidratação das células. Já os hidratantes à base de gel ou de textura fluida, livres de óleo, são indicados para as peles oleosa ou mista, pois permitem que a pele respire, uma vez que não obstruem os poros, evitando assim o aparecimento de cravos e espinhas.

• A pele mista talvez seja o tipo mais comum e, por isso, as indústrias de cosméticos já desenvolveram produtos específicos para esse tipo de pele, ou seja, produtos de dupla ação: hidratam onde a pele é seca ou normal e controlam o brilho onde é mais oleosa.

 Seja qual for o tipo de pele ou o tratamento que esteja sendo realizado, não se deve esquecer que a alimentação exerce um papel muito importante e uma alimentação rica em fibras e vitaminas não faz mal a ninguém.

Σ

Tags:

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria