Dia 25 de outubro: Dia Mundial do Macarrão!

Há 17 anos, o dia 25 de outubro foi escolhido para homenagear o alimento

Comemoramos no próximo dia 25 de outubro um dos alimentos preferidos em todo o mundo e presente em praticamente todos os lares brasileiros. Falamos do macarrão, que tem em sua composição carboidratos, considerado a principal energia para o corpo. Um conceito antigo apregoa que o macarrão e o carboidrato são vilões da obesidade, mas atualmente muitos estudos já mostram que, para emagrecer, o ideal é o equilíbrio: nada de eliminar nutrientes, apenas consumir em quantidades adequadas.

Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Harvard (EUA) e publicada pela revista inglesa The New England Journal of Medicine concluiu que diferentes dietas (com exclusão de carboidratos, gorduras ou proteínas) geram a mesma perda de peso em longo prazo. A posição também é respaldada pelo Consenso Científico da Saudabilidade da Massa, corroborado por 15 cientistas de 13 países diferentes.

Os benefícios do carboidrato são muitos. Além do principal deles, que é dar energia o suficiente para o dia-a-dia, uma pesquisa da Universidade de Auckland mostra que o nutriente desencadeia reações imediatas no cérebro que aumentam a força e o desempenho. “Além disso, o baixo nível glicêmico do macarrão permite que a digestão seja realizada em mais tempo, prolongando o efeito de saciedade”, diz Vanderli Marchiori, nutricionista, fitoterapeuta e secretária geral da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva.

Além disso, a falta de carboidrato pode trazer diversos prejuízos ao organismo. “O nutriente é responsável pela energia que gastamos durante o dia. Sem ele, o corpo busca força nos músculos e acabamos perdendo massa magra, o que gera flacidez. Além disso, em longo prazo a ausência dele pode causar diminuição da capacidade cognitiva, atenção e memória, além de alterar o humor”, afirma Marchiori.

Para tornar seu prato mais saudável, prefira molhos menos calóricos, como ao sugo ao invés do quatro queijos, e acrescente legumes e proteínas, como frango desfiado com abobrinha ralada ou atum com cubinhos de tomate e cenoura ralada, o que torna o prato nutritivo e completo. Outra boa ideia é usar a massa integral, que tem mais fibras e facilita a digestão. “Um bom prato de macarrão a bolonhesa, por exemplo, é simples, fácil, rápido de fazer e super equilibrado, com quantidades exatas dos nutrientes que precisamos”, finaliza a nutricionista.

Sobre o Dia Mundial do Macarrão:

O Dia Mundial do Macarrão foi instituído em 25 de outubro de 1995 em Roma, durante o I World Pasta Congress (Congresso Mundial de Macarrão), que reuniu os principais fabricantes em todo o mundo. No Brasil, o 3º maior produtor e consumidor mundial, a responsável pela comemoração é a Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima). O mercado brasileiro de massas alimentícias faturou em 2011 mais de R$ 6,1 bilhões, e foram consumidos mais de 1 milhão de tonelada. Nosso consumo per capita é de 6,2 kg por ano.

Sobre a Abima:

A Abima representa os fabricantes de massas alimentícias, pães industriais e bolos no Brasil. Seus associados são responsáveis por mais de 85% do mercado nacional de macarrão e 60% de pães industrializados.
Mais informações acesse o site: www.abima.com.br

TREE COMUNICAÇÃO

(11) 3093-3637 / 3093-3604
Carolina Almeida – carolina.almeida@tree.inf.br
Josy Alves – josy@tree.inf.br

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria