14 de novembro: Dia Mundial do Diabetes

Sono e Diabetes: Insônia pode ser uma das causas da doença

Dentre as muitas doenças que podem ser desenvolvidas ou adquiridas em decorrência da insônia, a diabetes é uma das mais caracterizadas. Por isso, o portador da doença precisa se preocupar com o que acontece nas suas noites. Dormir pouco é ruim em muitos aspectos e ainda pode complicar consideravelmente os sintomas de diabetes.

A diabetes é caracterizada pelo aumento anormal do açúcar no sangue. Fonte de energia para o corpo, a glicose é boa na quantidade correta, mas traz problemas quando está em excesso. A diabetes pode levar a infartos, derrames cerebrais e insuficiências renais, entre outros problemas.

E o que tudo isso tem a ver com o sono? Pessoas que dormem menos têm maior quantidade de glicose no sangue. Além disso, o nível do hormônio insulina, que é responsável pela redução da taxa de glicemia, fica abaixo do normal. Carolina Carmona de Oliveira, fisioterapeuta da Duoflex, com especialização em Saúde do Sono, confirma que “a privação do sono promove aumento de estresse e isso leva à resistência da ação da insulina e aumento da glicose“.

Ou seja, a pessoa que dorme pouco não apenas aumenta a glicemia do sangue como também diminui o efeito do hormônio responsável em equilibrar essa característica dentro dos vasos sanguíneos. Tudo isso ocorre por conta do estresse que envolve o fato de dormir mal.

Quem sofre de insônia ou acorda muito durante a noite por qualquer distúrbio do sono tende a ficar mais estressado e ter alterações no humor, principalmente no dia da ocorrência do problema. Esse nervosismo diminui a ação da insulina e, somado ao fato do aumento da glicose, pode levar a maiores complicações.

A fisioterapeuta da Duoflex, explica ainda que o tratamento para a insônia depende da causa e da gravidade da doença. Para os casos mais simples, pequenas mudanças comportamentais podem ajudar a alterar esse quadro, como a eliminação do consumo de álcool e tranquilizantes, a prática regular de alguma atividade física, a redução ou a suspensão completa do fumo, além da correção da postura durante sono. Essa última medida deve ser obtida aliada ao uso do travesseiro em altura e suporte apropriados para o seu tipo físico.

SAC ESPECIALIZADO EM SONO

A Duoflex tem um Serviço de Atendimento ao Consumidor com especialização em sono, ou seja, profissionais habilitados a darem orientações para melhorar a qualidade do sono dos

RITA CIRNE

Coordenadora de Assessoria de Imprensa
rita.cirne@dezoitocom.com.br
www.dezoitocom.com.br

Tags:

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria