Crianças e adolescentes: como deve ser a alimentação ideal

O aporte inadequado de nutrientes nesse período aumentam as chances
na idade adulta de doenças como câncer,obesidade

Nessa faixa etária, assim como nas demais, a alimentação deve ser regrada, fracionada, e rica em micronutrientes e macronutrientes, já que a demanda está aumentada por ser uma fase de desenvolvimento.

É bem importante que desde cedo os hábitos saudáveis sejam estimulados, evitando gorduras saturadas, alimentos industralizados que são ricos em corantes, conservantes, adoçantes, açúcar e também carboidrato simples.

As crianças que desde a infância tem uma alimentação com poucos nutrientes e muito deles não tão saudáveis, possuem 50% a mais de chance de desenvolver doenças na idade adulta, como obesidade, osteoporose, pressão alta e câncer.

É importante se evitar o xenoestrógeno, composto químico que se comporta no organismo como o estrógeno. Ele está presente principalmente no plástico (tupperware, garrafinhas de plástico, etc. que por esse motivo jamais deveria sofrer alteração de temperatura – calor ou frio – porque é quando ele libera esse xenoestrógeno) e também em inúmeros outros produtos industrializados. Por ele se comportar como estrógeno, alguns estudos mostraram que ele acelera a menarca, além de causar outras complicações como o ovário micropolicístico, etc. e nos meninos estimula o desenvolvimento da mama.

Necessidades Nutricionais

Nessa fase, as crianças estão em pleno crescimento e desenvolvimento, então é muito importante manter a ingestão adequada de calorias e de proteínas, assim como de diversos outros nutrientes, como cálcio, ferro, vitamina D.

Além disso, as crianças geralmente são muito ativas, então além de já terem uma demanda nutricional aumentada muitas, vezes elas também tem um gasto energético maior.

O que tem sido recorrente na atualidade, é que as crianças já saem da infância com uma série de deficiências nutricionais e péssimos hábitos alimentares, além de não praticarem atividade física, por passarem a maior parte do tempo em videogames e computador, daí a importância do estímulo aos hábitos mais saudáveis desde sempre.

O cálcio é importante devido ao desenvolvimento acelerado de músculos e ossos nessa fase, a vitamina D é vital para o fortalecimento do corpo e para o correto metabolismo do cálcio. Os alimentos ricos em cálcio são: folhas verdes escuras (brócolis, couve), amêndoas e nozes, sardinha enlatada, leite e derivados, entre outros.

As necessidades de ferro também são grandes nessa fase. Para os meninos porque a formação muscular é acompanhada por um volume maior de sangue, e para as meninas por conta da perda de sangue durante a menstruação. Adicionando-se alguma fonte de cítricos na alimentação, como limão para temperar a salada, ou comer uma laranja logo após a refeição, aumenta bastante a absorção de ferro da refeição.

 Montando Lancheiras Saudáveis:

 

 A criança também pode levar suco natural, em uma garrafinha. Tudo tem que ser bem conversado, e é importante colocar os alimentos mais saudáveis de uma forma natural, e meio parecido com a das outras crianças, porque nessa fase ela vai se basear pela alimentação dos outros amiguinhos.

Se a criança for muito resistente, o que acontece com frequência, porque elas geralmente têm vontade de comer o que os amiguinhos comem ou o que tem na cantina, uma boa dica é estabelecer algum dia na semana, ou no mês pra criança levar ou comprar o que quiser, lembrando sempre que o problema é a regra, e não a excessao! Sempre colocar 1 garrafinha de água na mochila, os adolescentes esquecem de tomar água!

Como manter as crianças longe das besteiras:

Elas vão sempre nutrir o desejo em comer fast food!!! Primeiro porque a mídia vive mostrando imagens “bonitas” de sanduíche e pessoas felizes comendo. Em segundo lugar porque elas ganham “presentinhos” quando comem e terceiro porque os amiguinhos e os pais dos amiguinhos comem, e muitas vezes porque os próprios pais comem.

O que deve ser levado em conta são as grandes quantidades de carboidrato simples, gorduras saturadas que causam uma espécie de vício, e a quantidade alta de sódio nesses alimentos, faz com que o paladar se acostume, buscando sempre alimentos mais salgados.

Mas ainda assim, elas vão querer comer esse tipo de comida eventualmente, e é por isso que o que vai fazer a diferença é a alimentação que ela tem em casa, para que quando isso acontecer, que não seja com frequência e o fato de sempre estar conversando e explicando o que é, e porque não faz bem, é importante.

Por outro lado, não adianta o pai e a mãe estarem sempre comendo e não querer que os filhos gostem ou queiram, os pais são o exemplo!

Alimentação Saudável como exemplo dos pais

A alimentação dos pais sempre vai servir de exemplo para os filhos! É importante que desde o início da vida, os hábitos alimentares saudáveis sejam estimulados e bem orientados, explicando sempre que a boa alimentação vai deixá-lo forte, saudável, feliz, bonito, etc, para que a criança já cresça com essa consciência.

De uma forma ou de outra ela vai comer, provar ou entrar em contato com outros alimentos (nada saudáveis), e é importante que isso aconteça, mas isso tem que ser a exceção e não a regra. “Se ela tem uma alimentação balanceada e saudável em casa, que supra suas necessidades, o fato de uma vez ou outra ela ir a uma festinha ou na casa dos amigos e comer ‘besteiras”, não será o problema.

O real obstáculo é que muitas vezes é o inverso, a criança já tem uma alimentação desregrada em casa, e também fora.

Dra. Natália Colombo

é Nutricionista pela UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba, Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional Pela VP Consultoria Nutricional Divisão Ensino e Pesquisa em parceria com a UNICSUL (Universidade Cruzeiro do Sul), Pós-graduada em Nutrição Clínica pelo GANEP, Mestranda em Fisiopatologia Experimental pela Faculdade de Medicina da USP e Diplomada pelo Institute for Functional Medicine (IFM) em “Aplying Functional Medicine in Clinical Practice”, Baltimore – EUA, MBA em Administração de Empresas pela FGV-Fundação Getúlio Vargas.  

NCNUTRE – Nutrição Funcional Individualizada

Alameda Lorena, nº 1304- 17º- cj 1701-Jardins São Paulo.
Dra. Natália Colombo-Nutricionista Clínica Funcional.
Tel.: (11) 3083-4559
Segunda à sexta das 10hs às 19hs.
nataliacolombo@ncnutre.com.br
www.ncnutre.com.br
Acesse o site e acompanhe informações sobre nutrição funcional, a importância da nutrição na saúde, detalhes
sobre a consulta, receitas, e um link para o blog da NCNUTRE, um canal interativo, com dicas, receitas, comentários sobre produtos e o que há de novo na alimentação, estudos recentes pertinentes à saúde e beleza.

JM- Assessoria de Imprensa &Comunicação

Jornalista: José Maria Filho- MTb 19.852
(11) 2866-2346/998041112
Josemaria.jornalista@ig.com.br

Tags:, ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria