Evento aponta as futuras técnicas para cirurgia de nariz

Encontro em Nova Iorque reuniu os mais importantes especialistas do mundo
em rinoplastia para debater acerca de procedimentos nasais mais relevantes

rinoplastia01O uso de células-tronco provenientes de células gordurosas para produzir cartilagem na reconstrução do nariz, o uso de nova técnica de aumento de dorso nasal que pode diminuir de 5%a 2% a chance de distorção, infecção e rejeição dos implantes, além de outras técnicas exclusivas para aplicar em pacientes com pele grossa, foram alguns dos destaques do The Cutting Edge 2012-Advanced Sculpting of the Nose-New York-USA, realizado em dezembro de 2012, nos Estados Unidos.

Para o Dr. Marcelo Wulkan, Cirurgião Plástic, Membro da Rhinoplasty Society e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, presente ao simpósio, todas as novidades apresentadas dão indícios de que uma nova era para cirurgia de rinoplastia está iminente. “Essas novas técnicas certamente podem otimizar e oferecer consideravelmente mais segurança e menos desconforto à plástica de nariz em todos os tipos de pele, até mesmo em pacientes de descendência oriental e africana, cuja intervenção é mais complicada. Porém, vamos esperar mais alguns estudos científicos para ver as possíveis aplicabilidades clínicas“, comenta Dr. Wulkan.

Não existe uma fórmula padrão e específica para se realizar a mais bela cirurgia plástica do nariz, independente da técnica adotada. Mas, é primordial o cuidado para evitar exageros na mudança nasal, tanto para a aparência isolada do nariz como para todo o aspecto facial. Cabe ao cirurgião plástico conciliar a vontade do paciente, a melhor técnica que preserve o aspecto visual e funcional da região. “O cirurgião plástico pode mudar praticamente tudo no nariz. No entanto, cabe ao especialista saber o que vale a pena ser mudado, pois o impacto na aparência e equilíbrio da face é muito grande“, diz Dr. Wulkan.

Técnicas disponíveis

Enquanto as novas técnicas não são utilizadas, os cirurgiões se aprimoram para realizar o procedimento de rinoplastia com os conhecimentos disponíveis. Nesse cenário, o Brasil está em igualdade de condições a qualquer país do mundo em relação à rinoplastia, porém não existe consenso de qual a melhor opção terapêutica, mas existem algumas preferidas pelos membros da Rhinoplasty Society como a rinoplastia estético-funcional. A bioplastia não é propriamente uma técnica de rinoplastia, pois apenas injeta substâncias na região, além de poder trazer malefícios gravíssimos aos pacientes de pele fina.

A rinoplastia estético funcional é uma das mais procuradas e teve a sua eficácia ratificada pelos presentes ao evento. Essa técnica visa realizar o desejo estético do paciente e minimizar a agressão na arquitetura do nariz, pois sabe se que é importante preservar ao máximo as estruturas internas nasais e sem prejuízo da função respiratória“, explica Dr. Wulkan. O médico também observa que é possível, inclusive, associar outros procedimentos em conjunto, como a lipoaspiração e implante de mama, por exemplo. Tudo depende do caso e da complexidade das associações cirúrgicas e sempre priorizando a segurança dos procedimentos.

Recuperação

O tempo de cirurgia varia conforme a complexidade do caso, podendo resultar em de uma a duas horas de cirurgia nos casos mais simples até oito horas no caso de reconstrução total nasal com deformidades importantes. A alta hospitalar costuma ser feita no mesmo dia da cirurgia no período noturno, contanto que não ocorram intercorrências.

De maneira geral, a cirurgia plástica do nariz tem uma recuperação praticamente indolor e a melhora do inchaço depende basicamente do tipo de pele e técnicas usadas. Contudo, seguindo os cuidados pós-operatórios como, por exemplo, o uso de analgésicos/anti-inflamatórios, antibióticos, repouso relativo, lavagem nasal etc, a recuperação tende a ser tranquila e sem surpresas para o paciente“, recomenda o cirurgião plástico.

Dr. Marcelo Wulkan

Cirurgião Plástico-CRM 108732- RQE 28948
Médico cirurgião plástico com doutorado pela Faculdade de Medicina da USP é membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da International Confederation for Plastic, Reconstructive & Aesthetic Surgery (IPRAS). É também o “active member” mais novo da história da Rhinoplasty Society, a mais importante sociedade de cirurgiões plásticos do mundo com foco em rinoplastia. Foi o cirurgião plástico estrangeiro mais jovem a apresentar aula em Harvard-BIDMC. Após o término de sua residência em cirurgia plástica, optou por se especializar ainda mais em cirurgia plástica estética e reconstrutiva nos Estados Unidos em Harvard, New York University, University of Illinois at Chicago e University of Pittsburgh. Com o conhecimento adquirido nos EUA, o Dr. Wulkan se tornou o único representante no Brasil e América do Sul de um dos mais experientes centros de contorno corporal/plástica pós-grande perda de peso do mundo: o Hurwitz-Center for Plastic Surgery (centro pioneiro do Total Body Lift). Esta parceria é única e levou à criação do Wulkan-Hurwitz Center for Plastic Surgery visando ajudar pacientes dos EUA, Brasil e outros países a realizar tratamentos completos seguindo rigorosas condições de qualidade e segurança.

Rodrigo Hernandes (Mtb-SP 40.598) cel. 11-9354-5230

Av. Paes de Barros, 2659 – cj. 27
CEP 03115-001- São Paulo – SP
Tels. 11-2061-7919/2061-5709
rodrigo.hernandes@holdingcom.com.br

HOLDING COMUNICAÇÕES

Paula
E-mail: paula.amoroso@holdingcom.com.br 
Fone: (11) 20617919

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria