Carnaval: Alimento certo = +Energia

Saiba escolher os alimentos certos para garantir mais energia no Carnaval
Nutricionista do HCor recomenda alimentos ricos em carboidrato para repor rapidamente o gasto energético elevado e muita água para não desidratar

carnaval02Alguns cuidados básicos com alimentação e hidratação são fundamentais para garantir a boa saúde e bastante disposição aos dias de folia no Carnaval. O clima de festa que se estende por pelo menos quatro dias seguidos costuma reunir um gasto energético acentuado, calor e consumo de bebidas alcoólicas. Essa combinação pode levar a quadros de desidratação e fadiga, encerrando a festa antes da hora.

O primeiro passo é manter o corpo hidratado. Muito líquido é perdido com o calor, com atividades físicas (dança e caminhadas) e consumo de bebidas alcoólicas, que têm propriedades diuréticas. “O álcool deve ser consumido com moderação, intercalando com água gelada e nunca com o estômago vazio para evitar a hipoglicemia (diminuição do açúcar no sangue que causa tontura, visão turva e mal-estar)”, explica a nutricionista do HCor, Camila Gracia.

Além disso, o corpo pode ser hidratado pelo consumo de frutas ricas em água, como melão, melancia, laranja, limão e caju. As frutas hidratam e também representam uma fonte de energia rápida, proveniente da frutose (açúcar da fruta). Um erro comum no Carnaval é pular refeições ou substituí-las por petiscos gordurosos, como frituras. “Nos dias de carnaval os foliões tem um gasto energético elevado, por isso é importante não deixar de repor essa energia consumindo em todas as refeições alimentos ricos em carboidratos como arroz, macarrão, batata, pão, cereais entre outros, de preferência integrais, pois o carboidrato vai fornecer a energia para curtir todos os dias, e as fibras vão dar saciedade”, recomenda a nutricionista.

Alimentos de ambulantes:

Durante os quatro dias de folia é muito importante ter cuidado com os alimentos vendidos na rua, pois podem estar em temperaturas inadequadas para sua conservação. “Prefira um sanduíche com pão integral e recheios leves, como peito de peru, frango, atum, queijo branco, ricota ou queijo cottage. Inclua verduras e legumes (alface, rúcula, cenoura e beterraba ralada, tomate etc.) e complete com um suco de fruta natural”, indica a nutricionista.

Cuidado com a hidratação:

Quando a atividade física é intensa são eliminados líquidos e sais minerais como sódio, potássio, magnésio e cloro. Neste caso, pode-se consumir bebidas isotônicas que repõem de forma rápida os minerais e os líquidos no organismo. “É muito importante cuidar do corpo de maneira geral antes de cair na folia. Por isso, hidrate-se de forma adequada e alimente-se bem para garantir um ótimo carnaval”, finaliza.

Dicas importantes do HCor para quem pretende cair na folia neste Carnaval:

 

Bebida  Quantidade Calorias   Benefícios
Água de Coco   1 copo (200ml) 36 kcal Repõe líquidos e sais minerais
Suco de fruta (natural) 1 copo (200ml) suco de laranja 90 kcal (este valor pode modificar de acordo com a fruta) Rico em vitaminas e minerais.
Chá sem açúcar   1 copo (200ml) Promove hidratação e pode ter propriedades adicionais, dependendo do chá.
Isotônicos 1 copo (200ml) 48 kcal (este valor poderá ser modificado de acordo com o sabor Repõem líquidos, vitaminas e sais minerais
Água  de 2 a 3 litros Essencial para a manutenção corporal, estimula o funcionamento renal, auxilia no processo de digestão e contribui para o bom funcionamento do intestino.

Λ

Target Estratégia em Comunicação

Assessoria de Imprensa do HCor – Hospital do Coração
Bruno Folli / Thais Souzza / Ricardo Costa / Karina Klinger
Tel: (11) 3063-0477 / (11) 9325-2666
bruno@targetsp.com.br / thais@targetsp.com.br
/ ricardo@targetsp.com.br / karina@targetsp.com.br

 

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria