Dica: Exagerou no carnaval? Detoxifique-se

Anote as dicas de especialista para curar a ressaca do dia seguinte.

detox02Durante o carnaval muitas pessoas saem da rotina sem se preocupar com o que estão comendo e bebendo. É hora de festa, alegria, momento de relaxar e curtir. Muitos se esbaldam e aproveitam ao máximo sem se preocupar com o dia seguinte. É aí que surge a famosa ressaca, um mal estar generalizado caracterizado por dores de cabeça, náuseas, vômitos, mau humor, entre outros sintomas.

De acordo com a Dra. Andrea Dario Frias, PhD em nutrição e coordenadora do Centro de Pesquisas da Sanavita, a ressaca surge devido a dois fatores principais: a combinação de uma noite longa e agitada com o excesso de bebidas alcoólicas. “A ressaca é um sinal de intoxicação do nosso corpo pelo excesso de álcool. Nesse momento, quem mais fica prejudicado é o fígado, principal órgão envolvido na metabolização da substância”, explica a especialista. “Além disso, o álcool é um depressor do sistema nervoso central, altera os níveis de neurotransmissores e causa problemas com o equilíbrio, coordenação e memória”, informa.

Para minimizar as consequências dessa intoxicação, Andrea recomenda uma dieta desintoxicante, à base de alimentos e bebidas que irão promover o processo de detoxificação. “Detoxificar significa eliminar as substâncias que são potencialmente tóxicas para o nosso corpo, como por exemplo o excesso de álcool”, explica. “O acúmulo de substâncias tóxicas não só compromete a nossa qualidade de vida, como também eleva o risco de diversas doenças. No caso do álcool, o maior risco é para doenças do fígado como a esteatose hepática (fígado gorduroso), hepatite alcoólica e a cirrose”, adverte.

Andrea recomenda consumir muito líquido na forma de água natural, água de coco, chás e sucos preparados com frutas e hortaliças verde escuras. “Para que a ressaca se cure mais rapidamente, é necessário deixar o fígado em repouso e hidratar o organismo para eliminar mais rapidamente as toxinas. Para ativar o processo de detoxificação costumo recomendar a ingestão de chá verde, hibiscus e sucos detoxificantes à base de couve, gengibre, salsa e frutas diversas”, comenta.

Confira as principais dicas da pesquisadora para curar a ressaca pós-carnaval:

PS Comunicação – (11) 3373-7508

Priscila Sérvulo – (11) 99320-6670
E-mail: priscila@pscomunicacao.com.br
Fábio Serrato – (11) 997623-0896
E-mail: fabio@pscomunicacao.com.br

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria