Cuidados com a dentição devem começar mesmo antes do nascimento dos primeiros dentes

O uso de produtos específicos, o acompanhamento dos pais ou responsáveis,
a motivação e a orientação de um especialista são ações fundamentais
que podem evitar problemas de saúde oral e geral na fase adulta.

denticao01Um hábito simples como escovar os dentes diariamente pode prevenir muitas doenças e, não só relacionadas aos dentes, mas também a outras funções e órgãos do corpo como o coração, por exemplo. Deste modo, especialistas afirmam que os cuidados específicos com a higiene oral devem começar na fase gestacional e desde os primeiros meses de vida, mesmo antes da erupção dental. “Até mesmo sem os dentes, é extremamente importante realizar a higienização da boca dos bebês. Isso é possível com uma gaze umedecida ou com um pano limpo embebido em água filtrada“, explica o Cirurgião-Dentista, Professor, Mestre e Doutor em Odontologia da UNIBAN, Hugo Lewgoy.

A escovação propriamente deve ser iniciada com a erupção dos primeiros dentes decíduos, conhecidos popularmente por dentes de leite. Normalmente, eles surgem aos seis meses de idade, porém, pode haver uma grande variação em função do sexo e da própria genética. Nessa fase, contudo, a responsabilidade da higienização dental das crianças ainda é de responsabilidade dos pais. “Pelo menos até os seis ou sete anos a criança deve ser estimulada a escovar os seus dentes sozinha, porém, como, geralmente, a coordenação motora ainda não está completamente desenvolvida, é fundamental que a escovação seja acompanhada pelos responsáveis“, alerta o cirurgião-dentista.

O melhor investimento que os pais podem fazer em termos de prevenção de doenças orais é a boa orientação sobre o uso de escovas dentais de qualidade. O profissional de odontologia pode indicar os melhores produtos de acordo com a necessidade de cada criança. A escova CURAkid, por exemplo, que possui uma grande quantidade de cerdas do tipo ultramacias, é uma das mais indicadas pela comunidade odontológica. “Desenvolvida especificamente para bebês e crianças pequenas, ela consegue ser totalmente eficiente sem machucar as delicadas gengivas devido à presença de três vezes mais cerdas em relação às escovas comuns direcionadas para esse público. Além disso, a escova possui uma ventosa na base do cabo que permite a sua fixação no espelho do banheiro. É muito importante motivar as crianças com algo diferente, porém, sempre aliando a parte motivacional com a qualidade do produto para que o hábito de escovação seja realizado de uma forma divertida, porém, com responsabilidade“, Informa Lewgoy.

Evitando incômodos

Na fase de erupção dental, a gengiva fica ligeiramente inflamada e coça, podendo causar irritação ao bebê, perda de apetite, quadro febril e até mesmo diarreia. Isto é normal é desaparece em pouco tempo. Porém, para atenuar essas situações, pode ser indicado o uso dos chamados mordedores. Atualmente, há produtos modernos que, além de atuarem como os mordedores convencionais são capazes de estimular o desenvolvimento neuro-sensorial dos bebês (visão, audição e tato).

Existe, por exemplo, um estimulador desenvolvido pela equipe do professor Adrian Lussi, Odontopediatra da Universidade de Berna na Suíça, denominado CURAbaby. É um estimulador neuro-sensorial que favorece a erupção dental sem desconfortos e possui uma escova que a criança esfrega e limpa os dentes com a sua própria pressão, sem machucar as gengivas“, explica o cirurgião-dentista.

Outra dica importante para aliviar o incômodo com a erupção dental está relacionada com os tipos de alimentos. Como a criança tem dificuldade para mastigar é aconselhável oferecer alimentos pastosos, purês, sucos e vitaminas. Também alimentos em baixa temperatura, podem aliviar os desconfortos e a dor. “É claro que deve-se ter bom senso na hora de oferecê-los. É aconselhável, portanto, uma consulta ao médico pediatra, pois, não adianta nada trocar o desconforto da erupção dental, por um outro problema relacionado com a ingestão de alimentos gelados”, finaliza Lewgoy.

CURAPROX:

Os produtos CURAPROX refletem décadas de pesquisas, um conhecimento profundo sobre higiene oral e o trabalho em cooperação com as principais lideranças profissionais da Odontologia mundial. Estes produtos traduzem-se em benefícios abrangentes com alta qualidade e sofisticação para garantir a prevenção das doenças orais de forma totalmente eficiente e sem machucar as gengivas. www.curaprox.com.br

Jornalista responsável: Rodrigo Hernandes (Mtb-SP 40.598)

cel. 11-9354-5230
Av. Paes de Barros, 2659 – cj. 27 CEP 03115-001- São Paulo – SP
Tels. 11-2061-7919/2061-5709
rodrigo.hernandes@holdingcom.com.br

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria