Saiba como escolher o vinho certo para o seu casamento

A sommeliere da Vinícola Salton dá dicas de como harmonizar os vinhos em todos os tipos de festas

vinhosalton01As cerimônias de casamentos estão cada vez mais personalizadas: atualmente é possível inovar e deixar a festa com a cara dos noivos. Sejam tradicionais, simples ou glamourosas, quem vai casar pode sempre apostar nas novidades e procurar um jeito de deixar o dia do casamento ainda mais especial e inesquecível. Antes de seguir as orientações da sommeliere Carina Cooper, da Vinícola Salton, na escolha das bebidas vale destacar quais as opções de menu são as mais indicadas para o horário da sua festa.

Para os casamentos matinais temos duas opções:

até 11h00, o cardápio escolhido será café da manhã. Aqui as variedades serão de acordo com a criatividade e bolso dos noivos. Agora se for após as 11h00, o indicado é o brunch. Esse cardápio de tradição americana pede, além dos itens do café da manhã, que sejam servidos crepes recheados, panquecas, suflês e tortas, além de saladas, frios, frutas frescas, queijos dentre outros.

Para o período da tarde, as opções vão desde chá com sanduíches, docinhos e bolo – no verão o chá quente pode ser substituído por sucos de frutas ou chás gelados. O horário também é apropriado para bolo com champanhe ou espumante. Outra opção é o coquetel que oferece diversas bebidas acompanhadas de canapés e salgadinhos.

Agora se o casamento for realizado a noite, o horário pede um jantar, embora o coquetel com prato quente possa perfeitamente substituí-lo no caso de uma recepção mais simples ou informal. Os tipos de serviços utilizados são: À americana – os pratos são dispostos em uma grande mesa ou aparador onde os próprios convidados se servem. À francesa – os convidados são servidos à mesa por garçons ou Franco-americano – os garçons servem o coquetel aos convidados.

Depois de definir o horário, local e formato do casamento vêm uma escolha que requer muita atenção. A maioria dos buffets oferecem apenas as bebidas não alcoólicas, água, suco e refrigerante, ficando sob a responsabilidade dos noivos a escolha das bebidas certas para harmonizaro grande dia”. Para ajudar na seleção do vinho ou espumante ideal para cada tipo de festa, a sommeliere Carina Cooper preparou algumas dicas para os noivos.

A bebida deve harmonizar com vários aspectos da festa, desde o horário, o local, época do ano, os pratos que serão servidos e etc.”. A sommeliere explica que o espumante traduz o espírito do casamento, harmonizando com o momento especial programado pelos noivos. Pode ser servido em todos os momentos da festa, desde o brinde até o final. Já o vinho não necessariamente estará presente, “é preciso escolher um vinho tinto mais leve e macio para harmonizar – por exemplo, das uvas gamay e merlot”, ressalta.

A estação do ano também influência muito na escolha das bebidas, em períodos de calor a melhor escolha é sempre o espumante ou frisante, no máximo um vinho leve como o Gamay, que deve ser resfriado. A escolha entre espumante e frisante vai de acordo com a festa, para comemorações mais formais o espumante é a escolha correta, para as mais informais deve-se usar o frisante.

Carina também compartilha outra dica importante, o armazenamento das bebidas: “escolha um lugar sem trepidações e vibrações, para que o vinho permaneça parado. Evite cheiros fortes e temperaturas muito altas e baixas, lugares com pouca luz são mais adequados. É bom evitar também que o vinho fique no chão quando estiver fora da caixa, hoje em dia existem estantes adequadas para isso, é uma boa alternativa”.

Sobre a Vinícola Salton

A Vinícola Salton é reconhecida como uma das principais vinícolas do país, sendo líder na comercialização e de espumantes e frisantes no mercado nacional e responsável por alguns dos vinhos mais premiados do País. A empresa busca sempre oferecer produtos que aliem a qualidade excepcional de suas uvas aos sofisticados métodos de produção utilizados na vinícola. Com unidade localizada no distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves/RS e uma em São Paulo, a Salton espera receber cerca de 100 mil visitantes para este ano. Centenária e 100% brasileira, a empresa elabora vinhos, espumantes, frisantes, e suco de uva de altíssima qualidade. Além disso, a qualidade dos produtos da Salton é atestada pelas mais de 200 medalhas já conquistadas em premiações nacionais e internacionais de renome tais como a Expovinis (Brasil), a The International Wine and Competition (Inglaterra), a Challenge International Du Vin (França), a San Francisco International Wine (EUA), entre muitas outras.

Máquina Comunicação Corporativa Integrada

Larissa Peruccini – larissa.peruccini@grupomaquina.com– (11) 3147 7485
Luana Delatin – luana.delatin@grupomaquina.com – (11) 3147 7395

Tags:, ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria