Aumento de mama em homens pode trazer problemas psicológicos

Adolescentes são os que mais sofrem: eles se recusam a tirar a camisa em público e evitam praias e piscinas.
Pais precisam ficar atentos

seioshomens01Chama-se ginecomastia o aumento mamário no homem. Trata-se de uma alteração que pode ser resultado de mudanças hormonais – a causa mais comum, principalmente entre os adolescentes – uso de hormônios, obesidade, aparecimento de tumores ou mesmo sem que haja alguma patologia de base.

Na visão do cirurgião plástico Alexandre Piassi Passos– a ginecomastia tem um impacto psicológico, sobretudo nos adolescentes. “A mama está muito ligada ao universo feminino. O aumento nesta região traz inibição e vergonha e isto pode gerar alguns problemas de ordem psicológica”, alerta. “Pais de adolescentes precisam estar atentos: se os filhos relatarem o problema, em maior ou menor grau, e reforçarem que isto é um incômodo, não menospreze a queixa. Busquem ajuda”.

A ginecomastia em adolescentes, como já foi citado, pode ser resultado de alterações hormonais. “Nesta fase, o problema é considerado comum e tratado de maneira simples”, esclarece o cirurgião. “Geralmente, aguardamos a involução ou indicamos a lipoaspiração e/ou a retirada da glândula”.

A lipoaspiração é um procedimento para os casos mais simples. “Há apenas um pequeno furo onde a cânula é introduzida para retirada de gordura”, explica Passos. “Já a mamoplastia, indicada para retirar excesso de pele, exige cortes na mama, que podem ser na parte inferior da aréola ou ainda incisões maiores, dependendo da quantidade de pele e parênquima a serem retirados”.

Preocupação maior em homens mais velhos

Ainda sobre ginecomastia, Alexandre Piassi Passos faz outro alerta direcionado aos homens que apresentaram o problema após os 30 anos. “Normalmente, este aumento pode ser resultado de alguma patologia como, por exemplo, tumores, por isso, todos os casos como precisam de investigação”.

Passos recomenda que estes pacientes procurem um médico mastologista para que se submetam a exames importantes, como a ressonância magnética e o ultrassom. Além disto, numa eventual cirurgia, o material retirado é sempre encaminhado para estudo.

O cirurgião inclui ainda neste grupo “de alerta”, os praticantes de fisiculturismo e musculação – que, na pressa por modelar seu corpo, fazem uso indiscriminado de esteróides. “Estas pessoas podem não só apresentar ginecomastia, mas também outras deformidades no corpo”.

Já nos obesos, por conta do excesso de gordura, é muito comum o aumento da mama. Quando emagrecem, é normal que as mamas diminuam e caiam. “São casos resolvidos com as técnicas cirúrgicas convencionais”, finaliza Passos.

Alexandre Piassi Passos

Alexandre Piassi Passos é cirurgião-plástico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É Mestre e Doutor em Ciências, com área de concentração em Cirurgia Plástica, pela mesma universidade. Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da ISAPS ( International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e da ASPS ( American Society of Plastic Surgery), é o atual Presidente da ACPUSP (Associação de Cirurgia Plástica da USP-SP). Passos é médico responsável pelo Ambulatório de Cirurgia Facial e Rinologia Funcional da Disciplina de Cirurgia Plástica da USP e do Núcleo Avançado de Mastologia do Hospital Sírio Libanês. Atende também na Clínica Passos de Cirurgia Plástica.

Em Pauta Comunicação

(11) 3567-7854 / 3567-7855 / 3451-3258

Cristina Thomaz – (11) 7754-7386 – ID 13*9345 –
cristina@empautacomunicacao.com.br
Simone Valente – (11) 97666-7022 – simone@empautacomunicacao.com.br

Tags:, ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria