Dicas: Tarefas domésticas que afetam a coluna

Movimentos errados em tarefas domésticas afetam a coluna
Posições incorretas podem causar até lesões graves;
Móveis em posições ergonômicas inadequadas também são prejudiciais

costas01A rotina das donas de casa, diaristas e empregadas é pesada. Lavar, passar, cozinhar, limpar e manter tudo em ordem. Além de cansativas, as atividades domésticas podem ser perigosos agravantes à saúde se forem realizadas de maneira incorreta. Uns dos maiores problemas são as lesões na coluna que podem variar desde desvios posturais e lombalgias (dor na região lombar da coluna) até hérnias de disco (lesão dos discos que compõem a coluna vertebral).

Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC) e proprietário do ITC Vertebral Ribeirão – instituto especializado no tratamento de lesões na coluna, afirma que as posições incorretas podem ser perigosas e aconselha. “Deve-se buscar uma avaliação com um fisioterapeuta. Dependendo da gravidade da lesão, um acompanhamento e tratamento serão indicados. Dores na coluna não são normais e precisam ser tratadas o mais rápido possível”, diz Martins.

O profissional também faz um alerta para a falta de adequação da altura e confecção dos móveis para a pessoa que irá executar o serviço. “Na maioria das vezes, a construção das residências foge dos padrões de ergonomia. Pias muito baixas, falta de bancadas, prateleiras muito altas ou muito baixas e profundas, falta de organização, distribuição inadequada dos pesos nos armários alinhados ao excesso de esforço físico, postura inadequada ao varrer, limpar e passar são os problemas mais comuns e que contribuem para as lesões”, comenta.

Confira mais algumas dicas para fazer serviços de casa com segurança:

Sobre o ITC Vertebral –

Fundado pelo fisioterapeuta Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC) e reconhecido como um dos maiores especialistas em tratamento de coluna no Brasil, o Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral iniciou suas atividades em 2005, em Fortaleza (CE).
Em apenas dois anos foram mais de 700 pacientes tratados, com êxito, pelo método RMA. Tais resultados alcançaram grande projeção e o ITC Vertebral passou a receber pacientes de todo o Brasil. Com o aumento da demanda, o ITC Vertebral decidiu formatar a primeira franquia em fisioterapia do país e, em 2007, deu início à uma expansão que já contabiliza 55 unidades no país. Capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, por exemplo, já contam com mais de uma unidade do Instituto. O ITC Vertebral é afiliado à ABF (Associação Brasileira de Franquias). Em 2010, foi ranqueado pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios em primeiro lugar no quesito crescimento econômico e terceira posição em satisfação dos franqueados que, juntos, já trataram mais de 4 mil pacientes.
Por conta do reconhecido trabalho, o ITC Vertebral recebeu convites para demonstrar seus resultados no México, Inglaterra, Holanda, Portugal, Argentina, Chile e Venezuela, países que estão em vias de instalar unidades do Instituto.

ITC Vertebral (Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral)

Avenida Presidente Vargas, 2121 sala 2401
Edifício Times Square
Telefone (16) 3623 3248
Site : www.itcvertebralribeirao.com.br

NÚCLEO DA NOTÍCIA COMUNICAÇÃO LTDA-ME

Dayane Malta
E-mail: dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
Fone: (16) 32377367

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria