Dica: Nutracêuticos

Alimentos com benefícios fisiológicos: valor agregado da natureza

alimentacao03Manter-se saudável é uma das principais preocupações do consumidor atual. Cada dia mais pessoas priorizam o cuidado com o corpo, o que inclui alimentar-se da forma mais saudável possível. Desta forma, desde 2007, cresce a demanda e a venda de produtos que combinam alimentação nutritiva e benefícios à saúde. Os alimentos desta categoria tornaram-se extremamente específicos; e os nutracêuticos são os mais diferenciados na categoria funcional. Eles são a conexão entre alimentos em si e produtos farmacêuticos – a própria palavra surgiu da união de “nutrição” e “farmacêutico”.

Os nutracêuticos oferecem ao consumidor valor extra de saúde. Além do aspecto nutricional, eles também são produzidos para garantir benefícios medicinais, evitando doenças e aliviando sintomas. Estima-se que estes produtos terão um crescimento de vendas de cerca de 6,3% até 2017.

Luciana Galvão, gerente de Marketing da SIG Combibloc para América do Sul explica que toda tendência passa por estágios – e a categoria de “bebidas funcionais” está em um fluxo contínuo. “Esses produtos foram inicialmente posicionados para refletir aspectos específicos da pureza dos ingredientes e, assim, se diferenciavam dos convencionais. Hoje considerações como redução de calorias ou ‘livre de’ determinada substância também passaram a ser relevantes”, afirma.

Esta categoria de produtos também vê surgir o boom das bebidas “com valor agregado”. A variedade de benefícios adicionais vai desde a energia natural extra, garantida pelas “super frutas”, como açaí, ao valor extra garantido por experiência de sabor com a adição de pedaços de frutas, grãos e flocos de coco.Desde que os interesses do consumidor e o sucesso de mercado sejam garantidos, os nutracêuticos com benefícios fisiológicos tendem a crescer positivamente. As substâncias fisiologicamente ativas destes produtos são originadas de fontes naturais. Diferentemente dos medicamentos, os nutracêuticos podem ser vendidos livremente.”

O aumento da presença de assuntos como cuidado com a saúde e nutrição na mídia, na internet e nas propagandas, bem como em atividades e campanhas lideradas por organizações e agências governamentais, também ajuda a mostrar para o público a importância de uma dieta saudável. E este movimento se dá tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento.

O crescimento na categoria de produtos nutracêuticos é, sem dúvida, determinado pelos interesses de grupos específicos. Consumidores de diversas idades são atraídos por alimentos de origem natural e que prometem benefícios à saúde. Afinal, mais do que tratar de uma doença, o consumidor moderno quer evitá-la.

Adaptado aos mercados-alvo

No grupo de consumidores com menos de 12 anos, os pais são os principais motivadores do crescimento dos nutracêuticos na categoria de produtos infantis. São eles que normalmente têm a palavra final sobre a decisão de compra de um determinado item. Isto reflete o desejo de contribuírem para o desenvolvimento físico da criança, bem como de suas habilidades cognitivas, fortalecimento dos ossos e regularização da digestão.

A Nestlé México assumiu esse compromisso com produtos lácteos para crianças. A marca de bebidas “Nido” oferece uma porção extra de cálcio e vitaminas. A Nestlé® também oferece o exclusivo lactobacilos Protectus®, que garante um crescimento saudável, boa nutrição para crianças e fortalecimento das defesas do corpo. Alinhada a esta proposta, uma personagem de desenho animado aparece com um “Protectus” (nos proteja). Ela chama a atenção das crianças e, ao mesmo tempo, manda a mensagem para os pais sobre a responsabilidade de garantir benefícios nutricionais extras em uma bebida saborosa (95% das crianças que experimentaram aprovaram o sabor).

Em forma e com energia

Para o grupo de “jovens adultos”, o foco está em outras áreas. Esta categoria prefere produtos nutracêuticos que contenham proteína extra para contribuir com a boa forma, melhorando a massa muscular e ajudando na perda de peso. Este grupo também está interessado em fontes naturais de energia que aumentem a atenção e a concentração.

Um exemplo é a “Maxim Recovery Drink” (bebida de recuperação Maxim), uma bebida proteica da Immergut GmbH & Co. KG para os mercados da Escandinávia e Finlândia. Estas bebidas garantem, após a prática de esportes, a rápida reposição da energia do corpo e a melhora da performance física. O conceito da bebida “Sponser Energy Pre & After Race” (para antes e depois de corridas), da Sponser Sport Food Europe, é similar. Na Suíça, a BischofszellFood Ltd. embala a bebida proteica que contém 8% de proteína e 50 gramas de carboidrato líquido, de fácil digestão, ideal para a nutrição pré e pós competições.

A Nestlé México também adiciona benefícios para os consumidores que querem melhorar a saúde e, com o Total Digest® (Digestão Total®), a empresa oferece um produto lácteo contendo fibra probiótica. O produto é focado, primeiramente, em homens e mulheres entre 25 e 45 anos, atentos a uma dieta nutritiva, mas que também querem experimentar certa indulgência. Por este propósito, os produtos oferecem valores adicionais na forma de fibras probióticas que ajudam a digestão. As “ActiFibras®” são fibras probióticas que ajudam a ativar e a regular o sistema digestivo e têm um efeito benéfico na flora intestinal em geral. Dois copos de Total Digest garantem 30% da fibra diária recomendada.

O fabricante sul-coreano de alimentos WoongJin Food oferece bebidas que ajudam a perder peso. As bebidas à base de arroz, nos sabores “Fig” (Figo) e “Pure with Calcium” (Puro com Cálcio), são enriquecidas com proteínas e focadas em mulheres jovens que querem perder peso. Estas bebidas funcionais são elaboradas para substituir uma refeição normal. Diferentemente da maioria dos produtos similares, a vantagem destas bebidas de arroz é que são oferecidas prontas para beber em embalagens cartonadas e não precisam ser misturadas a pós ou líquidos. Assim, são também uma ótima opção para o consumo em movimento.

Ingredientes com benefícios fisiológicos

Com um tipo diferente de nutracêuticos especiais, os fabricantes também focam sua atenção nos adultos que se interessam pela boa forma física e mental e por bem-estar. Este grupo de consumidores mais maduros conhece seu corpo e busca alimentos que ajudem a compensar a fraqueza a partir de substâncias fisiologicamente ativas como antioxidantes, fibras ou nutrientes de plantas. O objetivo é manter os níveis de colesterol e açúcar no sangue saudáveis, além da densidade dos ossos e das funções cognitivas.

Um exemplo deste tipo de produto vem da marca “Vetal” de leite UHT, produzida pela empresa saudita Almarai. Os produtos são particularmente bons para fortalecer os ossos, por oferecerem 35% mais cálcio, 40% mais proteínas e 67% menos gordura que o leite convencional.

De modo similar, a Welch’s, do Reino Unido, foca em sucos de uva para consumidores que querem manter-se ativos e com escolhas saudáveis. A entidade Heart UK (Coração Reino Unido), que promove a saúde do coração, alega que o suco de uva pode ser parte de uma dieta saudável para o coração. Este benefício à saúde deve-se aos nutrientes da fruta, chamados polifenóis, presentes nas uvas do tipo Concord e que podem agir como antioxidantes e promover a saúde geral. A vitamina C nestes produtos também tem um efeito benéfico para a saúde da pele e promove imunidade e a saúde do sistema vascular.

Segundo Luciana Galvão, em grande escala, o nível de consciência do consumidor sobre saúde determina seu comportamento de compra. “Se considerado em uma escala global, o mercado de nutracêuticos tem um potencial enorme – de acordo com estudos recentes, até 2020, mais de um bilhão de pessoas terá mais de 60 anos. Este grupo tem um interesse particular em boa forma e saúde. Os alimentos oferecidos são cada vez mais customizados – cada consumidor pode escolher o que quer de acordo com suas necessidades específicas. Os fabricantes de nutracêuticos já reagiram e o leque de produtos deve crescer. Vemos indícios claros de que os nutracêuticos estão sendo posicionados, cada vez mais, como produtos ativos na saúde.Especialmente entre as multinacionais, os fabricantes de alimentos já estão colaborando com laboratórios farmacêuticos e trabalhando juntos no desenvolvimento de novos conceitos de produtos que possam ser rotulados como ‘com efeito medicinal e ajuda na prevenção de doenças’”.

Sobre a SIG Combibloc

A SIG Combibloc é uma das principais fornecedoras mundiais de embalagens cartonadas e máquinas de envase para alimentos e bebidas. Em 2012, a empresa alcançou um faturamento de € 1,62 bilhão. São cerca de 4.950 funcionários atuando em 40 países. A SIG Combibloc integra o Grupo Rank, com sede na Nova Zelândia.

SIG COMBIBLOC

Liliam Benzi
E-mail: ldbcom@uol.com.br
Fone: (11) 44120813

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