Dica: Os benefícios do Pilates para portadores de deficiência

Coordenação motora e equilíbrio são alguns dos benefícios do pilates para portadores de deficiência

pilates02Técnica desenvolvida por Joseph Pilates proporciona mais qualidade de vida e independência para deficientes físicos e mentais

De acordo com o último Censo, estima-se que 46 milhões de brasileiros possuem alguma deficiência física ou mental, ou seja, aproximadamente 24% de toda a população do país. Dependência, preconceito, limitações, são palavras comuns na vida de muitos deles, mas essa é uma percepção que deve ser mudada pela sociedade.

Tão ou até mais importante que qualquer outra atividade rotineira deles, o exercício físico contribui com o desenvolvimento de muitas habilidades, além de influenciar diretamente em uma vida social mais ativa para eles. Como alguns esportes possuem particularidades que limitam a participação dependendo da deficiência de cada um, uma técnica ainda pouco explorada, mas que já está sendo difundida para o tratamento emocional e físico dos deficientes é o Pilates.

Responsável por desenvolver as capacidades motoras e conscientização corporal, o Pilates fortalece e alonga os músculos fracos, aumenta a mobilidade das articulações, controla a respiração, influenciando diretamente também no controle emocional dos adeptos a prática. Ao praticar alguma atividade física ou esportiva, indivíduos com deficiências podem, assim como as pessoas sem deficiências, aprimorar sua condição física e sua saúde.

Segundo Priscila Guimarães, proprietária da Santo Corpo e especialista na modalidade, não existem restrições para a prática do pilates em nenhum nível de deficiência. “Os exercícios melhoram as funções do aparelho circulatório, respiratório, digestivo, reprodutor e excretor, entre outras e pode ser adaptado para a necessidade deles”, explica Prisicila.

Para atingir resultados satisfatórios é necessário que um profissional especializado acompanhe de perto e monte treinos diferenciados, uma vez que os deficientes precisam exercícios mais dinâmicos e lúdicos para que mantenham sua mente focada na atividade.

As aulas são lúdicas, divertem o praticante, fogem da monotonia e o paciente se sente desafiado e motivado. Eles percebem que são capazes de realizar habilidades que julgavam impossíveis. Ao realizar destrezas motoras, pessoas com deficiências recuperam sua confiança e autoestima perdida”, finalizou Prisicila.

MKT Comunicação

MKT HOUSE LTDA
Mariana Ortiz – MKT Comunicação
E-mail: mariana@mktcomunicacao.com.br
Fone: (11) 30711615

Tags:

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria