Dica: Como os pais podem estimular a criatividade dos filhos

Pedagoga da Mercur explica que desenhos, brincadeiras, leituras e histórias
podem auxiliar no desenvolvimento infantil

criatividade01É durante a infância que acontece o desenvolvimento físico, mental e psicológico. Portanto, nessa fase é importante deixar que os filhos leiam, criem histórias, inventem brincadeiras e se envolvam com atividades criativas. Tudo isso colabora para auxiliar nas suas capacidades de escolha, ajudando-os a se tornarem autônomos, para que saibam enfrentar seus desafios.

Neste sentido, os pais têm uma função muito importante de apresentar estímulos saudáveis e abrir a porta para a criatividade. “Em cada fase, a criança necessita de algo diferente”, explica a pedagoga da Mercur (www.mercur.com.br), Márcia Murillo. Segundo a profissional, os bebês, por exemplo, podem ser incentivados através de cores, sons e movimentos que envolvem coordenação motora, assim como pelo diálogo estabelecido com eles.

Já para as crianças maiores, a sugestão são objetos simples como massinhas de modelar, bolas, blocos de madeira, tintas, colas, canetas e lápis de escrever e colorir. “Utilize folhas de papel em branco, em vez de álbuns de colorir que já vem com o desenho pronto. Assim, eles têm a oportunidade de criar o que estão pensando e construir algo em cima dessa ideia”, justifica a pedagoga e acrescenta, “tenha sempre essas folhas de papel espalhadas pela casa com materiais, como hidrocores, lápis de cor, tintas e giz de cera por perto, porque a criança tem seu ritmo para cada atividade, por isso, não é indicado apressá-la e sim deixar o pensamento fluir”.

Teatro, atividades envolvendo música e leitura também são ótimas formas de estimular e exercitar a criatividade e contribuir para o desenvolvimento infantil. De acordo com Márcia, os pais também precisam saber que a presença dos familiares é importante, pois pode ser um bom momento de ajudar a criança a esclarecer dúvidas, assimilar novas ideias e aprendizados.

A pedagoga também sugere outras dicas, como:

Sobre a Mercur:

Fundada em 1924, em Santa Cruz do Sul (RS), a Mercur que começou sua trajetória com produtos derivados da borracha, é hoje uma das marcas mais tradicionais do Brasil principalmente no segmento de material escolar e de escritório – no qual consagrou a imagem de sua borracha estampada com o deus Mercúrio no inconsciente coletivo de várias gerações de alunos. Empregadora direta de cerca de 550 colaboradores, a Mercur detém um portfólio de mais de 1,5 mil itens de educação e produtos para prática esportiva e saúde, como bolas de exercício, luvas, bolsas térmicas, muletas, colares cervicais, imobilizadores etc. A companhia também atua na área industrial com soluções customizadas, disponibilizando lençóis de borracha, correias atóxicas e peças técnicas, bem como pisos especiais e revestimentos. Visite o site: www.mercur.com.br.

Sing Comunicação de Resultados

Daniella Vergani, Janaína Leme,Tatiane Dantas e Melissa Sayon
Fone: (11) 5091-7808
dvergani@singcomunica.com.br
jleme@singcomunica.com.br
tdantas@singcomunica.com.br
msayon@singcomunica.com.br

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria