Dicas e cuidados sobre amamentação

O leite é uma das principais fontes de nutrição para o nosso organismo, assim, a amamentação traz benefícios não só para a criança, que usufrui do alimento, mas também para a mãe que cumpre essa bela missão.

amamentacao01Estudos que relacionam amamentação e a proteção ao câncer de mama têm revelado que quanto maior o tempo de aleitamento materno, menor é o risco.

Segundo dr. Corintio Mariani Neto, Professor Doutor do Curso de Medicina da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), Diretor Técnico do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, atual Vice-Presidente do Comitê Especializado em Aleitamento da Febrasgo e diretor da SOGESP, dados mais recentes apontam para uma redução em 5% da probabilidade de ocorrer câncer de mama entre as mulheres que amamentam por um ano.

Apoio médico e familiar

A atuação do obstetra é de suma importância para a mulher prestes a se tornar mamãe. Quanto mais cedo este profissional puder orientar, incentivar e desfazer eventuais mitos e tabus, maior será a chance de sucesso no aleitamento.

Esta ação deve se estender aos familiares, como o parceiro ou os avós, cujo apoio muitas vezes é decisivo para evitar o desmame precoce diante de eventual dificuldade”, diz o especialista.

Cuidados com os seios

A anatomia feminina já é totalmente preparada para a lactação, garantindo a lubrificação dos mamilos através do aumento de glândulas sebáceas localizadas em cada região areolar, assim, o uso de qualquer produto químico nos mamilos, como pomadas ou cremes, é dispensado.

Por outro lado, para ajudar a evitar as estrias da gravidez, é recomendado o uso de hidratante, excluindo a região da aréola”, aconselha.

Entre outros cuidados, pode-se destacar o uso do sutiã ajustado (nem apertado, nem folgado) e com alças largas, expor os mamilos ao sol da manhã (antes das 10 horas) e final da tarde (após as 16 horas), se possível, e, durante o banho, não utilizar sabonete nos mamilos, apenas enxaguá-los.

Leite empedrado

O leite empedrado é decorrente do esvaziamento insuficiente das mamas em cada mamada. A cada vez que a criança mama ocorre um estímulo para aumentar a produção de leite, assim, se mais leite é produzido e ainda existe uma quantidade razoável de leite nas glândulas mamárias, ocorrerá um acúmulo que vai prejudicar o fluxo de leite e dificultar a pega e sucção adequadas.

Inúmeras ações como horário fixo das mamadas, limitação do tempo de sucção de cada lado em cada mamada, administração de água e/ou fórmula láctea com bico artificial (chuca, mamadeira), sucção ineficaz (pega inadequada), traumas mamilares e dor local podem causar este tipo de problema.

Atenção à alimentação

Comer um pouco mais que o habitual é o suficiente para manter saudável o organismo que está produzindo leite, incluindo bastante água e sucos de frutas.

É indicado que seja feita uma dieta balanceada a partir de carnes magras, verduras e frutas, evitando alimentos gordurosos e controlando os temperos.

Abusar de certos alimentos como, por exemplo, o leite de vaca, café, chá preto, refrigerantes, chocolate, ovos e amendoim, pode provocar alergia ou cólicas no bebê,” diz dr. Corintio.

Vícios e medicamentos

Assim como na gravidez, durante a amamentação, a mãe não deve ingerir álcool nem drogas, sejam lícitas ou ilícitas, pois praticamente tudo que entra em seu organismo passa para o leite, e consequentemente, para o bebê.

No caso do cigarro, além de todos os malefícios que produz no organismo da fumante, sabe-se que a nicotina altera a qualidade e reduz a quantidade do leite produzido.”

Em relação aos medicamentos, a regra principal é que nenhum medicamento deve ser ingerido pela nutriz sem o conhecimento e aprovação do seu obstetra e/ou do pediatra que acompanha a criança.

Vários remédios são compatíveis com a amamentação, outros merecem cautela no uso. Há, também, aqueles que são contraindicados. As listas são extensas e podem ser facilmente acessadas no site do Ministério da Saúde,” esclarece o especialista.

O site do Ministério da Saúde é http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/amamentacao_uso_medicamentos_2ed.pdf.

Acontece Comunicação e Notícias

FRANCISCO DAMASO VASCONCELOS NETO PUBLIC
Chico Damaso
E-mail: chicoacontece@uol.com.br
Fone: (11) 36757683

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria