Dica: o uso inadequado de colírio pode prejudicar a saúde ocular

Embalagem inovadora impede a contaminação e permite utilização segura
das novas lágrimas artificiais Hylo-Comod e Hylo-Gel

Passar várias horas na frente da tela do computador, do celular e da televisão é rotina para a maioria das pessoas. É comum a sensação de desconforto e irritação nos olhos ao longo do dia, o que pode levar à lembrança daquele colírio receitado há algum tempo que estava no fundo da gaveta. O produto pode até trazer alívio imediato, mas o ato inofensivo também pode gerar grandes problemas com o passar do tempo.

Os colírios, em geral, precisam de indicação médica. Doenças graves podem ser causadas tanto pelo uso indevido de fórmulas que contêm conservantes e anestésicos, como pelo contato da embalagem com os olhos, por má conservação ou prazo de validade expirado.

O incômodo causado pelas atividades que exigem concentração e diminuem a frequência do piscar é chamado de síndrome do olho seco. Ela tem causas variadas como uso de lentes de contato, baixa umidade do ar, ambientes com ar-condicionado e pode ainda ser consequência de doenças sistêmicas. O tratamento é feito com o uso de colírios lubrificantes, também conhecidos como lágrimas artificiais. Este tipo de terapia é a mais segura, mas ainda assim é preciso orientação porque alguns deles contêm conservantes.

De acordo com José Álvaro Pereira Gomes, oftalmologista e professor adjunto do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp e presidente científico da Associação dos Portadores de Olho Seco (APOS), a lágrima exerce uma série de funções muito importantes no organismo. “A lágrima ou filme lacrimal é produzida por glândulas específicas, sendo um líquido composto por água, eletrólitos, lípides e proteínas bactericidas, como imunoglobulinas e lisozima”, explica o especialista. “Entre muitas funções, ela tem o papel de lubrificar a superfície dos olhos e protegê-los da entrada de substâncias estranhas e infecções”, diz Gomes.

As funções da lágrima

De acordo com Gomes, “é pelo fato do filme lacrimal acumular tantas funções fundamentais à saúde ocular que a manutenção de uma lubrificação adequada é tão importante”.

Embalagens que oferecem proteção aos olhos

Pensando na saúde dos olhos e no bom aproveitamento dos lubrificantes oculares, a Pfizer trouxe para o Brasil Hylo-Comod (hialuronato de sódio 0,1%) e Hylo-Gel (hialuronato de sódio 0,2%), em parceria com indústria farmacêutica alemã Ursapharm. Sua embalagem inovadora proporciona segurança na utilização, pois permite que a fórmula seja livre de conservantes e fosfatos (ambos podem causar danos às córneas), mantendo o produto estéril por seis meses após aberto.

A presença de conservantes em colírios indicados para lubrificação dos olhos pode ser responsável pelo surgimento de uma série de efeitos colaterais. A tecnologia empregada nas embalagens de Hylo-Gel e Hylo-Comod alia-se ao uso de um princípio ativo (hialorunato de sódio) que promove a lubrificação dos olhos. Os colírios também são livres de prescrição médica, e suas embalagens exclusivas impedem a entrada de ar liberando apenas a dose precisa para aplicação: uma pequena gota adequada ao tamanho do olho. Desta forma, evitam-se a contaminação e o desperdício das lágrimas artificiais.

As embalagens de Hylo-Comod e Hylo-Gel contam com um mecanismo único, os frascos possuem uma estrutura inovadora: além de dispensarem o uso de conservantes, estas embalagens impedem a entrada de ar e liberam apenas a dose exata dos colírios a cada aplicação. Confira abaixo o funcionamento da tecnologia de Hylo-Comod e Hylo-Gel:

 hylogel01

PFIZER

Há mais de 150 anos no mundo e 60 anos no Brasil, a Pfizer tem como propósito inovar para proporcionar aos pacientes tratamentos que melhorem significativamente suas vidas. Esta preocupação é traduzida pelo amplo pipeline e portfólio da companhia, que abrange diferentes áreas como câncer, dor, saúde da mulher, prevenção de enfermidades em crianças e adultos, infecções, doenças autoimunes, depressão, multivitamínicos, entre outras. Isso significa investir cerca de US$ 7 bilhões por ano no desenvolvimento de novos medicamentos e trabalhar com mais de 250 parceiros, entre universidades e centros de tecnologia, buscando a inovação e também a ampliação do alcance da população aos seus tratamentos. A cada dia, a Pfizer mantém sua missão e seus valores, trabalhando para fazer a diferença na vida das pessoas e contribuindo com a comunidade por meio de suas iniciativas sociais.

CDN COMUNICAÇÃO CORPORATIVA LTDA

Bruna Ramos
E-mail: bruna.ramos@cdn.com.br
Fone: (11) 36432783

Tags:

2 Comments Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria