Quer aumentar seu desempenho físico? coma amendoim

Estudo da ABICAB mostra que alimento é repositor de energia, rico em proteínas vegetais e vitamina E

amendoin01Ele é o rei dos aperitivos. Consumido in natura, com ou sem sal, em receitas salgadas, doces, com casca, em pasta, amassado ou triturado, o amendoim, segundo estudo desenvolvido pela ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Cacau, Chocolate, Amendoim, Balas e Derivados – é um alimento com grande quantidade de nutrientes e benéfico em muitos aspectos, se o seu consumo for habitual e dentro de uma dieta saudável.

Mas o que nem todo mundo sabe é que o consumo de amendoim por praticantes de exercícios físicos tem um impacto positivo na qualidade nutricional da dieta, pois é associado à maior ingestão de proteína, gordura insaturada (ácidos graxos mono e poli-insaturados), fibras, vitamina A, vitamina E, cálcio, magnésio, zinco, ferro, compostos bioativos como os polifenóis, além da redução no consumo de gordura saturada e colesterol.

O amendoim é comprovadamente um alimento nutritivo, e para os praticantes de exercício físico significa mais energia e disposição, redução de risco de lesões e redução de fadiga muscular”, afirma a nutricionista e assessora técnica da ABICAB, Vanderlí Marchiori, autora do estudo.

Quando consumido em quantidades entre 30 e 40 gramas por dia ao final da tarde, o amendoim auxilia na redução de peso corporal e gordura abdominal e proporciona uma maior saciedade do que o consumo de vários outros alimentos no período.

Isso torna o amendoim altamente recomendável e deve ser incluído em planos de reeducação alimentar, inclusive para a redução de peso, sendo ideal para atletas no desenvolvimento de suas atividades”, completa Vanderlí.

Sobre a ABICAB

A ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados foi fundada em 1957 com o objetivo de responder pela política do setor junto às esferas públicas e privada, tanto no Brasil quanto no exterior. Suas diretrizes são voltadas para a valorização destas indústrias, que são responsáveis pela geração de 31 mil empregos diretos e 62 mil indiretos. Atualmente, a ABICAB engloba a cadeia produtiva nacional, representando 92% do mercado de chocolates, 70% do mercado de balas e confeitos, 80% do mercado de amendoim e 100% do mercado de cacau.

Dra. Vanderlí Marchiori

Dra. Vanderlí Marchiori é nutricionista clínica e fitoterapeuta. Graduada pela Faculdade São Camilo, possui extensão em medicina natural pelo Manchester Institute. Fitoterapeuta pelo Conselho Regional de Farmácia do Mato Grosso do Sul e pela Fundação Herbarium, atualmente é assessora técnica da ABICAB e da Faculdade de Medicina de São Jose do Rio Preto. Também exerce a função de secretária geral da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva. É colaboradora da APAN (Associação Paulista de Nutrição), ex- conselheira do CRN3 e professora convidada de diversas universidades, cursos de pós-graduação e congressos de nutrição. Consultora de programas de tv a cabo e aberta, revistas e jornais impressos e eletrônicos. Durante muito tempo atuou em alimentação institucional e em controle de qualidade de alimentação de grandes empresas.

PERSPECTIVA ASS. DE COMUNICAÇÃO S/C LTDA

Júlia Faria
E-mail: julia.faria@perspectivabrasil.com.br
Fone: (11) 37063333

Tags:, ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria