Dica: Como não cair no déjà vu do Papai Noel

Especialista em Visual Merchandising divide dicas de decoração natalina ao varejo

nata2013_01Como inovar através da simbologia tão clássica como a do Papai Noel? Todo ano, este desafio bate na porta dos varejistas de plantão. E como há especialista para tudo, os profissionais de Visual Merchandising, também conhecidos como “vitrinistas”, têm trabalho dobrado nessa época do ano.

Consultamos Ará Candio, Diretor de projeto da VIU (Visual identidade Única), empresa especialista em Visual Merchandising.

Segundo o consultor, neste fim de ano “podemos perceber uma procura por criatividade em termos de tecnologia, iluminação, materiais e texturas. Neste contexto, podemos esperar muita transparência em termos de materiais, como o acrílico, como por exemplo”.

Ará divide ainda mais dicas valiosas. Estampas e cores também dão novas roupagens nos acabamentos. Cores mais inusitadas (e em relação à moda, inclusive), como o azul turquesa, podem ganhar mais presença. Muito gigantismo também é de ser esperado, como sempre. Bonecos em feltro, de pelúcia, mas com tamanhos imensos para serem utilizados em espaços dos shoppings e avenidas como a Paulista. Vitrines e decorações animatrônicas também ganharam grande destaque nos últimos natais e continuam sendo utilizados neste ano. Já que nosso Natal acontece no verão, o uso de materiais mais tropicais como flores e frutas também continuam em alta, assim como decorações e vitrines mais clássicas, que nunca perdem sua força.

A sustentabilidade continua marcante, com a utilização de materiais recicláveis ecologicamente corretos, além de LED, com foco no baixo consumo de energia.

Boa parte da inspiração vem lá de fora, onde existem competições que elegem a melhor vitrine de Natal e, portanto, o trabalho é levado muito a sério. Uma grande tendência que vem sendo forte em cidades como Nova Iorque, Tóquio e Paris, é o tamanho das ambientações e árvores de natal. Ano passado, em NY, havia uma árvore de 26 metros de altura e que sobreviveu até ao Furacão Sandy. Já em Tóquio, uma árvore de 634m, construída em metal, vidro e aço, proporcionava uma visão panorâmica da cidade de seu topo. A árvore era quatro vezes maior que o Edifício Itália em São Paulo.

O bom humor, quando bem aplicado, é sempre bem-vindo. Personifique o Papai Noel nos tempos de hoje, colocando-o em situações mais modernas, como surfando, usando calça jeans ou até fazendo uma sessão de terapia. Rende sorrisos.

Como o espírito natalino remete união, a decoração natalina em locais públicos incentiva a colaboração de ações sociais comunitárias.

Árvore de porcelana na Bélgica

Já a maior feira de Natal do mundo, a Christmasworld, que acontece em Frankfurt todo começo de ano, ditou quatro tendências fortíssimas de decoração natalina para este ano e que remetem a atmosferas, seguindo as palavras do Blog Design Innova:

1 -Selva Preciosa (Precious Jungle): Combina o elegante e o caro, com as cores reais da selva. Pedras preciosas e pássaros do paraíso se destacam com flores em uma paleta de verdes e azuis profundos. O dourado adiciona o calor adicional. 
Materiais são dominados por forte ornamentação. Tecidos como veludo, seda e bordados, decorativamente adornados. A gama de produtos é adequadamente variada: enfeites de vidro, penas, plantas, bugigangas pesadas de Natal decoradas com dourado, ricamente ornamentado com folhas e florais.

2 – Floresta Fantasia (Fantasy Forest): Este estilo é a brincadeira romântica em quebra ao molde clássico. Ela coloca tradicionais motivos de conto de fadas e os vermelhos e verdes de Natal em um contexto moderno e jovem. É apresentada de forma completa em vermelho intenso contrastando com os animais e figuras florestais imersos no verde. Materiais naturais, como pinhas ou bolotas em prata, um efeito etéreo abstrato. Tons mais claros dão aos produtos um olhar elegante, discreto: vidro decorado e porcelana suave dão um toque feminino. Tecidos de lã e feltros aparecem com rendas coloridas e fitas. 
Este tratamento bem-humorado com a tradição e artigos festivos familiares oferece uma nova perspectiva sobre os motivos românticos e constitui o que há de especial sobre esta tendência imaginativa.

3 – Deserto Brilhante (Glowing Desert): expressivo e elegante reflete o poder e a beleza do contraste. Os amplos espaços abertos do deserto com sua terra ressecada, rachada pelo calor do sol, são contrastados com a combinação de tons quentes, naturais, como o ocre e areia, com roxo e um coral intenso. Um conjunto de cores metálicas brilhantes e cintilantes, no cenário deserto grosseiro, é uma reminiscência de uma miragem. Neste aspecto, poderemos esperar produtos naturais e rústicos: madeira seca, utensílios de pedra e cerâmica combinam com fitas de seda natural ou de linho para dar um efeito rural e velas brilhantes vão criar contrastes vibrantes e emocionantes.

4 – Costa Graciosa (Gracious Coast): Este é um estilo sentimental e purista desenvolvido com uma feminilidade delicada. Tons pastéis modernos contrastam com o preto, carvão e cru. 
Minimalista e com formas esculturais que remetem aos anos 50, as estruturas são fluidas e limpas, e as superfícies são finamente trabalhadas.

Características tradicionais são colocadas em um contexto moderno e forçam um confronto consciente. Assim, por exemplo, cenas históricas sobre gravuras de cobre a partir dos séculos XVII e XVIII, encontram-se ao lado de padrões modernos, fotograficamente precisos.

Há uma grande variedade na linha de produtos: tecidos finos e com estruturas delicadas, bordados para criar um toque feminino. Há modulações suaves de vidro colorido transparente e delicado. Ornamentos de alta qualidade com esmalte e efeitos madrepérola trazem graça e leveza. A combinação simultânea de decoração lúdica e simplicidade reducionista é o que empresta à esta tendência, o seu caráter especial.

Ará Candio

ministra cursos e workshops para estudantes, profissionais, marcas e lojistas. É consultor especialista em Visual Merchandising e Consumo. Tem passagens no Brasil por empresas como Grupo Luxóttica, Lush, Guerreiro Joias e Daslu, além de ter trabalhado como consultor de marcas em Londres (Inglaterra) e Sydney (Austrália).
www.viuvisual.com.br

Miki Malka

Juliana Cunha
E-mail: juliana@mikimalka.com.br
Fone: (11) 25016667

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