Tendências 2014: Couro

Couromoda apresenta as principais tendências de moda para o outono/inverno e meia estação
A feira de negócios traz para o varejo duas mil coleções de calçados, bolsas e acessórios
entre os dias 13 e 16 de janeiro no Anhembi

A 41ª edição da Couromoda, mais importante feira de calçados e acessórios de moda do Brasil e da América Latina, apresenta na segunda semana de janeiro as principais tendências em calçados, bolsas e acessórios para o outono/inverno e meia estação. Entre os dias 13 e 16 de janeiro, o evento traz as novidades para o varejo de duas mil coleções masculinas, femininas e infantis, além de artigos esportivos.

Na estação mais fria do ano estarão em alta diversos estilos, estampas, cores, além de misturas de materiais como pelos, franjas, metais e brilho. Confira abaixo algumas das tendências em calçados e acessórios que estarão presentes na feira e nas vitrines de todo o Brasil nos próximos meses.

Feminino

couro_2014

A tendência CROSSOVER valoriza a diversidade e o cruzamento de referências múltiplas. Esse estilo agrega muitas informações de um modo harmonioso como franjas, estampas étnicas e pelos, que aparecem em bolsas e calçados.

A mistura entre o vestuário feminino e o masculino personaliza o estilo LIKE A BOY. Os detalhes e o cruzamento sutil de materiais renovam esta tendência. Entre as principais referências estão o grunge, o militar e a androginia. Os calçados e bolsas abusam das cores escuras, xadrez, superfícies trabalhadas e aplicações de metais. O couro é predominante, e a modernidade é dada por detalhes na modelagem e saltos.

couro_2014_bolsaO inverno 2014 traz como característica o glamour e a exuberância através do luxo. A NOVA EXUBERÂNCIA apresenta como referência os períodos históricos como o Neobarroco. A arte influencia diretamente a estética e o dourado e a sofisticação das pedrarias e as superfícies brilhantes são pontos fortes. As peças do estilo abusam dos tons escuros, como preto, bordô e vermelho. Entretanto, tons claros também têm vez quando acompanhados de bordados elaborados.

Na tendência VOLUME MODERNO, os modelos clássicos recebem novos elementos e volumetria, apresentam recortes, texturas e possuem inspiração arquitetônica. Como pontos fortes, scarpins, que ganham inovações no salto e nos recortes, salomés com tiras trabalhadas, modelagens “dois em um” com efeitos visuais e as bolsas simplificadas, que ganharam superfícies lisas ou trabalhadas.

 

Masculino

couro_2014_mascEm ALFAIATARIA SUBVERSIVA o pensamento é voltado para peças clássicas, mas a principal característica é a renovação através do detalhamento, ou pelas formas, cores, ou materiais. Elementos jovens compõem peças tradicionais, resultando em produtos de vanguarda para um público moderno. Cores e mistura de materiais dão um toque especial aos calçados e bolsas.

A tendência DÂNDI ROCKER é inspirada pela silhueta justa do rock, o gosto refinado dos dândis e a rebeldia punk. A tendência traz o visual dark da temporada. As referências militar, barroca, os coturnos e os abotinados marcam o estilo.

O estilo EXPLORER é representado pelo viajante que traz referências étnicas, alusão a esportes como montanhismo, hiking e trekking e o espírito aventureiro para enfrentar adversidades. A tendência atinge os calçados de forma diluída, porém evidenciada pela diversidade de pelos e texturas. Botas e desert boots marcam o estilo e abusam da inovação em materiais.

Já a tendência PERGORMANCE SOFT mistura a descontração das práticas esportivas com funcionalidade e conforto para o dia a dia. Os modelos são carregados de estilo, modelagens inusitadas, recortes, blocos de cor e detalhes inspirados nos esportes, porém trazidas para o cotidiano urbano de forma sutil e com personalidade.

Infantil

couro_2014_infantA tendência infantil de inverno 2014 NAS RUAS DA CIDADE explora os territórios urbanos e se apropria de referências da cidade para compor os looks dos pequenos. Os tons escuros e metalizados orientam a cartela de cores, e as formas ressaltam o conforto, inserindo elegância ao dia a dia descontraído e unindo o tradicional ao casual. Metalizados, recortes e mistura de materiais são pontos fortes.

O universo fantasioso dos contos de fadas e as fortes referências da Arte Barroca orientam o estilo ROMANCE ARISTOCRATA, pautado por materiais refinados como veludo, brocados, metalizados e verniz. Aplicações sofisticadas como brilhos, bordados e pedrarias também são pontos fortes.

A tendência PAISAGEM RURAL une as sensações de aconchego e liberdade que o campo proporciona e conduzem a um cenário de elegância simples, que prima pelo conforto das crianças, sem perder a ludicidade e o romantismo. Superfícies aveludadas e tonalidades naturais tendem a expressar bem esta estética, que valoriza um apelo tátil. Macios, encrespados, rústicos ou artesanais, o toque é a grande sensação nos materiais utilizados, transformando tudo em uma verdadeira brincadeira no campo.

FONTE DAS TENDÊNCIAS:

Grupo UseFashion, empresa de pesquisa e informação de moda, comunicação e comportamento de consumo.

IMAGENS DOS CALÇADOS: Divulgação expositores da Couromoda 2014

MktMix Assessoria de Comunicação

Telefone / fax (11) 3060-3640
Virgínia Ribeiro – virginia@mktmix.com.br – ramal: 3631
Luís Dolci – luisdolci@mktmix.com.br – ramal: 3630

Tags:, , ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria