O seu intestino funciona bem?

Para evitar problemas intestinais é indicado o consumo diário de hortaliças,
frutas e alimentos integrais

alimentos01Dados do Instituto de Pesquisa AC Nielsen revelam que 32% das mulheres brasileiras possuem desconforto e dificuldades para irem ao banheiro. Um dos fatores que contribuem para o mau funcionamento do intestino é a vergonha de usar o banheiro em lugares públicos ou fora de casa, o que acontece com bastante frequência durante viagens de férias.

Myrna Campagnoli, endocrinologista do laboratório Cedic Cedilab, alerta que o problema é mais grave do que aparenta, já que 80% do potencial imunológico humano se concentra na mucosa intestinal. Além disso, o funcionamento correto do intestino previne algumas lesões, dor e sangramento na região anorretal, além de contribuir para o bem estar físico e psicológico do indivíduo.

As síndromes do intestino irritável e do intestino preguiçoso estão entre os problemas intestinais mais comuns e ambos são muito desconfortáveis para o paciente.Na presença de quaisquer alterações do hábito intestinal, agudas ou de longa data, é muito importante consultar um especialista, para o correto diagnóstico. O médico irá avaliar o histórico clínico e alimentar e a realização de exames laboratoriais, testes de absorção e exames de imagem”, explica a médica.

Dra. Myrna ressalta que as doenças da tireoide, as intolerâncias alimentares (especialmente glúten e lactose), o sedentarismo, a pouca ingestão de líquidos e a alimentação incorreta são, também, motivadores do mau funcionamento do intestino. “Uma alimentação rica em fibras de boa qualidade nutricional, atividade física regular, ingestão de líquidos e o estabelecimento de um período regular pré-determinado para a evacuação são as melhores providências para evitar o problema”, indica.

A endocrinologista sugere, também, o consumo diário de hortaliças (legumes e verduras), frutas e alimentos integrais, ao invés dos refinados. A ingestão diária de fibras, segundo a médica, deve ser entre 20 e 30 gramas.Ingerir mais alimentos crus, que são aqueles que possuem maior quantidade de fibras, ao invés dos cozidos e triturados, é uma boa alternativa de absorção da quantidade de fibras necessária ao organismo”, diz.

Alimentos ricos em fibras

Sobre o Cedic Cedilab

O Cedic Cedilab atua na área de medicina diagnóstica em Mato Grosso e tem como princípio a excelência no atendimento e máxima eficiência na realização de exames laboratoriais e de imagem. O Cedic Medicina Diagnóstica foi fundado em 1995 e o Cedilab Medicina Laboratorial, em 2000. A união das duas marcas tem o objetivo de oferecer as melhores soluções em exames laboratoriais e por imagem em um mesmo local, garantindo conforto e conveniência ao cliente. São mais de três mil tipos de exames oferecidos em 9 unidades de atendimento. A marca conta, ainda, com uma unidade 24 horas de diagnóstico por imagem, instalada dentro do Hospital Cuiabá. Além disso, o Cedilab possui as certificações ISO 9001, de gestão de qualidade; ISO 14001, de gestão ambiental; do Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC); e a Proficiência em Ensaios Laboratoriais (PELM). O Cedic Cedilab investe constantemente em tecnologia e equipamentos de ponta e possui uma equipe médica composta por profissionais altamente capacitados. Para mais informações acesse o site www.cediccedilab.com.br ou entre em contato com o Atendimento ao Cliente no (65) 3319-3319.

IMAGEM CORPORATIVA COMUNICAÇÃO S/C LTDA.

Gabriel Valerio
E-mail: gabriel.valerio@imagemcorporativa.com.br Fone: (61) 30398101

Tags:, ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria