Dicas: Férias x Machucados nas crianças

Férias x machucados: como cuidar das crianças nesse período para evitar lesões e infecções
Especialista explica como evitar e tratar os machucados nos locais mais frequentados nas férias

machucado01Férias é o momento mais esperado pelas crianças. Nesta época do ano os pequenos têm mais tempo livre para se divertir, viajar e brincar. Não importa onde seja, em casa, no sítio ou na praia, as brincadeiras são diversas e a criatividade rola solta. E para que esses momentos sejam bem aproveitados, é importante que os cuidados com os possíveis machucados não sejam negligenciados e que os pais estejam atentos e saibam o que fazer caso ocorra algum acidente.

Todo cuidado é importante para evitar lesões, desde leves arranhões e machucados mais profundos, até acidentes mais sérios. As crianças devem receber atenção dos pais em todos os locais. Porém, existem alguns ambientes que costumam ser mais frequentados nas férias e são neles que os riscos aumentam. A Dra. Anelisa Lamberti, dermatologista membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e American Academy of Dermatology, comenta um pouco mais sobre eles:

Praia:

o cuidado em relação à praia é bastante importante. Este é um local onde as crianças brincam mais expostas e, caso haja algum acidente como arranhão ou pequenos ferimentos, é fundamental não ter contato com a areia e a água do mar para evitar o surgimento de infecções mais graves no local.

Sítio:

neste ambiente, o cuidado maior deve ser com a terra. Caso a criança se machuque brincando de subir nas árvores ou se arranhe nas plantas (comum em locais como esse) é essencial que não haja contato com a terra e que o ferimento seja tratado o quanto antes.

Parques:

para evitar os riscos de acidente nos parques, os responsáveis devem ficar atentos às condições apresentadas pelos brinquedos e respeitar todas as restrições dos equipamentos, como altura e peso mínimo, assim como as contraindicações.

Casa:

as brincadeiras também acontecem dentro de casa e não se pode esquecer que acidentes domésticos são muito comuns entre as crianças. Neste local, é preciso que os pais tomem cuidado em todos os ambientes, mas principalmente nos banheiros e cozinha. Escorregões por conta do piso molhado e pequenas queimaduras são alguns acidentes comuns dentro de casa.

Neste cenário, é bom saber que mesmo um ferimento leve deve receber atenção necessária, evitando problemas de saúde mais graves, como infecção. Cuidados básicos e imediatos, como lavar o local com água e sabão, são fundamentais para limpar qualquer ferida. Em seguida, os responsáveis devem recorrer à caixa de primeiros socorros e, caso o machucado seja grave, é preciso procurar ajuda médica.

Dicas de como cuidar dos ferimentos

Dúvidas mais comuns sobre os cuidados com ferimentos

O que fazer quando o machucado está sangrando?

O que fazer quando o ferimento tem pus ou secreção amarelada?

O que fazer quando a lesão é mais profunda?

Sobre Nebacetin® e Neba-Sept®

Nebacetin® e Neba-Sept®, do laboratório farmacêutico Takeda, oferecem opções seguras e eficazes para tratamento de ferimentos na pele. Neba-Sept®, composto pela substância digliconato de clorexidina 1%, é um antisséptico tópico que combate rapidamente as bactérias, ajudando a desinfetar e tratar feridas superficiais na pele. A pomada Nebacetin®, composta pelas substâncias bacitracina zíncica e sulfato de neomicina, que possuem ação antibiótica, é indicada para o tratamento de infecções da pele e/ou de mucosas, causadas por diferentes bactérias após ferimentos, cortes (inclusive de cirurgias) e queimaduras pequenas. Mais informações sobre a marca e a bula dos produtos estão disponíveis no site www.takedabrasil.com/br/

NEBACETIN® E NEBA-SEPT® SÃO MEDICAMENTOS. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. NEBACETIN® Registro MS – 1.0639.0252. NEBA-SEPT® MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA, RDC Nº199/2006. AFE Nº 1.00639.8. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Janeiro/2014

Informações sobre a Takeda

A Takeda é uma companhia global orientada para pesquisas com foco no desenvolvimento de produtos farmacêuticos. Na qualidade de maior companhia farmacêutica do Japão e uma das líderes globais da indústria, a Takeda tem o compromisso de lutar pela melhoria da saúde das pessoas em todo o mundo por meio da liderança na inovação de medicamentos.
A Takeda comercializa produtos em 70 países, sendo especialmente forte na Ásia, América do Norte, Europa e Mercados Emergentes, incluindo América Latina, Russia-CIS e China. A Takeda é a 12ª maior companhia global no segmento de medicamentos de prescrição, 14ª no bloco BRIC e 18ª na Europa. As principais áreas terapêuticas incluem cardiologia, endocrinologia, oncologia, gastroenterologia, otorrinolaringologia, pneumologia, imunologia, neuropsiquiatria e vacinas. Com a integração da Millennium Pharmaceuticals e da Nycomed, a Takeda vem se transformando, aumentando sua expertise terapêutica e alcance geográfico.
A Takeda está entre as 10 principais farmacêuticas do Brasil, tem duas fábricas instaladas no território nacional – Jaguariúna (SP) e São Jerônimo (RS) – e conta com quase 2.000 colaboradores. A área de OTC representa mais de 40% do faturamento da companhia e tem no portfólio produtos conhecidos como Neosaldina® (analgésico), Eparema® (digestivo) e Nebacetin® (antibactericida). A empresa prepara-se para lançar nos próximos anos novas áreas terapêuticas como oncologia e cardiometabólica.
A afiliada no Brasil adquiriu em julho de 2012 o laboratório nacional Multilab – com portfólio focado em medicamentos OTC, genéricos e genéricos de marca – com o objetivo de diversificar a carteira de produtos da companhia e aproximar-se ainda mais da nova classe média.
Há informações adicionais sobre a Takeda no site corporativo da empresa: www.takeda.com

BURSON MARSTELLER S/C LTDA

Mariana Cooke
E-mail: Mariana.Cooke@bm.com
Fone: (11) 30942263

Tags:, ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria