Cuidados essenciais para enfrentar as altas temperaturas do verão

Cuidados essenciais para enfrentar as altas temperaturas do verão sem prejudicar a saúde
Nutricionista do SPA Infinity Blue dá dicas de alimentação para evitar problemas
como desidratação,inchaço e sobrepeso

doencasverao01Balneário Camboriú, SC – As altas temperaturas devem se estender durante as próximas semanas de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Até que passe a segunda quinzena de fevereiro, alguns cuidados com a saúde devem ser tomados para curtir o verão sem dores de cabeça. “Os cuidados com a saúde devem ser redobrados nessa época de calor intenso. Altas temperaturas associadas a maus hábitos alimentares podem causar graves problemas como a desidratação, inchaço e até mesmo sobrepeso”, explica a nutricionista do Infinity Blue Resort e Spa Alessandra Lessmann.

Além de usar roupas claras e confortáveis, evitar sair em horários de sol intenso, tomar banho frio, usar ventiladores portáteis ou ficar em lugares com ar condicionado é importante também cuidar da alimentação e manter o corpo hidratado. Durante o verão, com o aumento da temperatura, o corpo perde mais líquido através do suor, e a necessidade de repor água, vitaminas e sais minerais é maior.

Segundo estudos da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, 80% das necessidades diárias de água do ser humano são supridas com a ingestão de líquidos e os outros 20% através da alimentação. Para os cientistas, o ideal é que para cada quilo do peso corporal a pessoa beba 35 mililitros diários de água. O que pode significar, dependendo do peso, o consumo de menos de 2 litros por dia para algumas pessoas e mais de 2,5 litros para outras.

Principalmente nesta época do ano devemos aumentar a ingestão de líquidos, evitando tomar água apenas quando se está com sede. Pois ela já é um sinal de que o corpo está desidratado, e possivelmente, com o funcionamento das células e dos órgãos prejudicado”, orienta Alessandra Lessmann.

Aliados contra a desidratação

Para quem não tem o hábito de beber muita água, a sugestão é se hidratar com outros líquidos como água de coco, chás e sucos naturais que também são fontes de vitaminas e minerais.

Alimentação de verão

Tão importante quanto manter o corpo hidratado é ter uma alimentação adequada durante o verão. Além de evitar surpresas na balança é uma excelente ajuda para suportar melhor as altas temperaturas.

O ideal é manter uma rotina na alimentação com horários regulares além de realizar várias refeições ao longo do dia em porções menores”, comenta a nutricionista.

Acrescentar ao prato as saladas cruas, e se possível aumentar o consumo são as melhores pedidas. Além disso, dar preferência a molhos à base de mostarda e iogurte, azeite, limão e vinagre. O uso de molhos industrializados, queijos cremosos e maionese deve ser evitado devido à quantidade de gordura que apresentam na sua composição. Essa recomendação também deve ser levada em consideração no preparo de sanduíches. Ao invés de frituras e empanados, preferir assados, grelhados e cozidos. Na hora de escolher a sobremesa optar por mais refrescantes como doces à base de frutas como smoothies, picolés, compotas geladas e saladas de frutas.

Ao se alimentar corretamente, principalmente durante o verão, é possível minimizar problemas como o inchaço. Uma alimentação adequada e a prática de exercícios regularmente ajudam a eliminar mais facilmente o líquido que o corpo pode vir a reter”, explica. Mas é preciso estar atento às causas da retenção de líquidos, se persistirem os sintomas deve-se procurar o médico.

Além de reduzir o consumo de alimentos com alto teor de sódio incluir no cardápio opções de diuréticos naturais pode ser uma maneira de amenizar os sintomas. Frutas como melancia, abacaxi, maracujá, limão e morangos podem ser utilizadas à vontade. Na hora de preparar o suco, uma alternativa é acrescentar uma folha verde como couve, alface, salsinha ou hortelã ou ainda, bata a fruta com um pouco de chá no lugar da água. Durante o intervalo das refeições chás como cavalinha, capim-limão ou hibisco são preferências.

Smoothie rosado: além de refrescante é saudável

Confira a seguir a receita de sobremesa refrescante servida no Spa do Infinity Blue que além de poder ser feita em casa é uma excelente opção para se refrescar nesse verão de maneira saudável.

Receita

INGREDIENTES:

Modo de preparo:

Rendimento: 2 porções

Dicas: Para conseguir a consistência de sorvete, as frutas devem estar congeladas. É possível variar a receita com outras opções de frutas.

Mais informações: www.infinityblue.com.br

ROTAS COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL LTDA

Lara Bohm Borges
E-mail: redacao@rotascomunicacao.com.br
Fone: (47) 33684837

Tags:, ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria