5 Exames de rotina para Saúde da Mulher

Fazer visitas periódicas ao ginecologista, repetir exames relacionados a essa especialidade com determinada frequência e ficar atento aos sinais de possíveis problemas no organismo.

menopausa05A partir da primeira menstruação, a mulher deve seguir à risca as orientações médicas. Esse compromisso é reforçado pela ginecologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Maria Luísa da Rocha Mendes.

Geralmente, recomendados realizar exames (ultrassom pélvico e de mama) anualmente. E a mamografia, após os 40. Quem tiver vida sexual ativa, deverá incluir o Papanicolau nessa lista”, diz a dra. Maria Luísa. A densitometria óssea é indicada como adicional para quem estiver na menopausa. Já os exames de sangue e outros clínicos de mesma linhagem fazem parte da de qualquer rotina, de acordo com as queixas e faixas etárias de cada mulher.

Os sinais de que o corpo não está funcionando como esperado são diversos. As cólicas incapacitantes em pacientes jovens podem indicar endometriose. Já a sonolência, a fraqueza e a depressão têm grandes chances de estarem associadas a anemias e alterações na tireoide. “Por outro lado, câncer na mama, no ovário, no endométrio e no colo podem não ter sintomas clínicos. Em razão disso, fazer os exames é algo extremamente importante”, completa Maria Luísa.

De acordo com dados recentes da OMS (Organização Mundial de Saúde), divulgados no fim de 2013, o número anual de diagnósticos de câncer no mundo aumentou de 12,7 milhões, em 2008, para 14,1 milhões em 2012. Entre as mulheres, o mais frequente é o de mama (25,2%), seguido pelo colorretal (9,2%), de pulmões (8,7%), útero (7,9%) e estômago (4,8%).

Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 780 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 205 mil consultas ambulatoriais, 140 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,3 milhão de exames. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 – Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, conquistado pelo terceiro ano consecutivo.
Rua Borges Lagoa, 1.450 – Vila Clementino, zona sul de São Paulo. 
Tel. (11) 5080-4000 
Site: www.hpev.com.br
Facebook: www.facebook.com/ComplexoHospitalarEV 
Twitter: www.twitter.com/Hospital_EV 
YouTube: www.youtube.com/user/HospitalEV

TREE COMUNICAÇÃO

(11) 3093-3617 / 3093-3609
Inês Castelo – ines@tree.inf.br
Diego Palmieri – diego.palmieri@tree.inf.br

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria