Dicas: Acompanhando a vida digital de seus filhos

Comportamento online: desconexão entre pais e filhos
McAfee alerta sobre a desconexão entre pais e filhos no que diz respeito ao comportamento online

vidadigital01Em recente pesquisa encomendada pela McAfee Brasil descobriu-se que os pais alegam falta de tempo e de disposição para acompanhar a vida digital de seus filhos

A McAfee, empresa líder em segurança da informação, apresenta os resultados da pesquisa intitulada “Os riscos na vida digital: filhos superconectados x pais ausentes”, a qual foi conduzida pela empresa Ábaco Pesquisa de Marketing. O resultado que mais chama a atenção nesta pesquisa foi o elevado porcentual de 75% de pais respondentes que alegaram “falta de tempo para acompanhar as atividades online de seus filhos”.

Esta pesquisa é quantitativa e foi realizada na forma online com uma amostragem de 821 entrevistas — 415 crianças, adolescentes e jovens de 10 até 23 anos e 406 pais de 28 até 65 anos, no período de 26 de outubro de 2013 a 17 de novembro de 2013. O principal objetivo da pesquisa foi identificar os motivos que levam os pais a apresentarem certo descuido em relação ao acompanhamento e orientação do comportamento, bem como das atitudes dos filhos em suas vidas digitais.

A McAfee acompanha constantemente os consumidores a fim de assegurar-lhes o melhor proveito da Internet sem que corram sérios riscos de roubo de identidade, fraudes eletrônicas, ciberbullying e de outras ameaças no ambiente digital, uma vez que suas vidas online estão mais interligadas à vida real. Essa preocupação se acentua quando observamos os jovens cada vez mais conectados e alguns pais com dificuldades para orientá-los ou ausentes. Outro resultado da pesquisa, que também chama a atenção, é que 40% dos pais temem a tecnologia e 30% afirmam que seus filhos a conhecem e a dominam bem melhor que eles.

Por outro lado, a pesquisa apontou que os pais acreditam que o acesso à tecnologia é garantia para um futuro melhor para seus filhos, e por isso, sacrificam-se financeiramente para disponibilizar aos filhos melhores equipamentos para acelerar o processo de ascensão social. Entretanto, quando o assunto é segurança digital, há uma grande desconexão entre o que os pais pensam do comportamento dos filhos e como os filhos realmente agem. Os pais subestimam ou preferem não enfrentar os perigos que rondam a Internet. Pode-se ressaltar que 30% deles não sabem monitorar as atividades de seus filhos na Internet.

Outro destaque também fica por conta da falta de conhecimento dos pais a respeito dos sérios riscos em que seus filhos estão expostos. A pesquisa mostra que 41% dos jovens já se encontraram pessoalmente com alguém que conheceram na Internet. Em contrapartida, diversos pais responderam saber dos perigos que seus filhos correm se não forem cuidadosos com o uso da Internet; também afirmaram já terem pedido as senhas de e-mail (40%); e disseram ter controle dos dispositivos dos filhos (35%). Mas, isso ainda não é o bastante.

José Matias, diretor de suporte técnico da McAfee para América Latina, acredita que os pais devem se manter atentos às atividades online e às redes sociais das quais seus filhos participam e orientá-los sobre as palavras escolhidas, atitudes e os conteúdos que serão publicados periodicamente. “É muito importante que a vida digital da família esteja em sintonia e que os pais se interessem pela segurança online de seus filhos e imponham limites”, diz o executivo. “Uma dica importante é incentivar os jovens a adotarem uma postura e uma escrita apropriadas à Internet e evitarem o uso de palavras obscenas e insultos, mostrando a eles que isso não só reflete na educação, como também cria uma imagem negativa perante escolas e universidades”, diz Matias.

O executivo da McAfee ainda reitera que “é imprescindível orientá-los sobre a divulgação de dados pessoais como endereços, telefones, nome completo, onde estuda, entre outros”. E conclui dizendo que a orientação e o acompanhamento dos pais devem estar sempre associados a uma solução de segurança atualizada, que auxiliará na proteção online.

Os principais resultados da pesquisa foram:

Pais

Filhos

Dicas para Pais de acordo com faixa etária dos filhos*:

Até 5 anos

6 aos 10 anos

11 aos 15 anos

16 anos em diante

* Professor/Doutor Cristiano Nabuco de Abreu,

psiquiatra-chefe do Grupo de Dependências Tecnológicas do Programa Integrado dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e colunista do UOL.

Dicas e soluções

A McAfee possui, em seu portfólio, diversas soluções que têm alto nível de eficiência para o controle dos pais, bloqueio de sites inadequados, definição de limites de tempo para o uso da Internet e com geração de relatórios detalhados sobre o quê o filho está fazendo online. Com isso, a McAfee tem como objetivo apoiar os pais em sua missão de favorecer o contato dos filhos com a web e minimizar as sensações de insegurança e riscos que rondam na Internet.
Visite o Centro de Informações de Segurança no site da McAfee e veja os guias eletrônicos e demais conteúdos e dicas para a família: http://home.mcafee.com/advicecenter/?id=ad_fis

Sobre a McAfee

A McAfee, uma subsidiária pertencente à Intel Corporation (NASDAQ:INTC), permite às empresas privadas, ao setor público e aos usuários domésticos aproveitarem com segurança os benefícios da Internet. A empresa oferece soluções e serviços de segurança proativos e comprovados para sistemas, redes e dispositivos móveis em todo o mundo. Com sua estratégia Security Connected, uma inovadora abordagem de segurança aprimorada por hardware, e a exclusiva rede Global Threat Intelligence, a McAfee dedica-se ininterruptamente a manter seus clientes em segurança. http://www.mcafee.com/br
NOTA: McAfee é marca comercial, registrada ou não, da McAfee, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Outros nomes e marcas podem ser reivindicados como propriedade de terceiros.

Concept PR

Samira Ciardella – samira.ciardella@conceptpr.com.br
(11) 4095-2918
Amanda Sasso – amanda.sasso@conceptpr.com.br
(11) 4095-2902

McAfee do Brasil

Juliana Vercelli, gerente de Relações Públicas – juliana_vercelli@mcafee.com
(11) 3711-8252

CONCEPT AGENCIA DE COMUNICAÇÃO LTDA EPP

Samira Ciardella
E-mail: samira.ciardella@conceptpr.com.br
Fone: (11) 40952918

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria