Chocolate pode influenciar na saúde da pele

Alguns cuidados devem ser levados em consideração quando se vai consumir o saboroso alimento

A páscoa se aproxima e com ela o chocolate torna-se o personagem principal. Branco, amargo, ao leite, não importa. O chocolate neste momento é opção de presente em formato de ovos, bombons e outras diversas variações. O fato é que seu consumo aumenta significativamente nesta época do ano.

E aí a dúvida surge: o chocolate pode interferir na saúde da pele?

chocolate01ed

Apesar de não ter participação direta na causa da doença, a dieta pode ter influência no aparecimento da acne em algumas pessoas. Alimentos como chocolate, gorduras animais, amendoim, leite e seus derivados devem ser evitados pelos pacientes que apresentam acne e percebam o agravo dos sintomas após a ingestão dos mesmos“, afirma a dermatologista Carolina Marçon, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

A especialista explica que alguns estudos mostram que a ingestão de chocolate amargo fornece flavonoides para a pele, nutriente que segundo cientistas, absorve os raios UV e aumenta a irrigação sanguínea cutânea, melhorando sua aparência.Em uma pesquisa alemã, mulheres ingeriram diariamente cacau enriquecido com flavonoides. Após 12 semanas, a pele delas estava 25% menos sensível aos efeitos nocivos do sol. Essas seriam também a ação proposta para os tratamentos tópicos com chocolate. No entanto, ainda não existem evidências científicas consistentes para respaldar a indicação.

Já o chocolate ao leite tem muita gordura e açúcar. Os chocolates com castanhas ou amendoim também possuem mais gordura que os chocolates comuns e devem ser evitados, assim como o chocolate branco que é o mais gorduroso de todos. De acordo com Dra. Carolina, a avaliação individual da pele do paciente é importante, assim como a manutenção de uma dieta equilibrada e a administração de medicamentos recomendados por um dermatologista.

Outro fator que a dermatologista ressalta é a existência de trabalhos que mostram a influência de alimentos de alto índice glicêmico (carboidratos) na piora do quadro de acne. “As elevações de glicose no plasma ocorrem em consequência da ingestão de uma carga significativa de glicose. Estas elevações podem causar um aumento da testosterona e uma diminuição dos hormônios sexuais envolvidos no controle da secreção das glândulas sebáceas“. Dra. Carolina reforça que ainda há dados insuficientes que possam comprovar que uma dieta rica em gordura ou carboidratos possa interferir na quantidade e na composição da secreção formada pelas glândulas sebáceas, o que poderia influenciar no aparecimento da acne.

Carolina Marçon,

dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Time Comunicação – Paula Saletti

(11) 3081-3743 / 3477-2467 / 9 6642-8573
psaletti@timecomunicacao.com.br

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria