Dica: alimentar-se bem em restaurantes por quilo

Maioria dos trabalhadores brasileiros prefere almoçar em estabelecimentos self-service;
nutricionista dá dicas para não descuidar da saúde

stress_200x175Alimentar-se fora de casa todos os dias é uma verdadeira prova de resistência. São tantas opções de massas, frituras e sobremesas que, às vezes, é difícil manter o foco e passar batido pelas tentações. E esta é a realidade da maioria dos brasileiros: os restaurantes por quilo estão na preferência de 65% dos entrevistados na pesquisa Hábitos Alimentares do Trabalhador Brasileiro, realizada pela empresa líder no setor de benefícios Alelo, para investigar a maneira como os trabalhadores estão se alimentando fora de casa.

Uma dica para driblar exageros e aproveitar apenas os benefícios da alimentação self-service é olhar todas as opções de preparações disponíveis antes de começar a se servir, para não chegar ao final da fila com o prato contendo mais alimentos do que o necessário”, afirma Rosana Perim, nutricionista do Alelo Comer Bem é Tudo de Bom, um movimento da Alelo que incentiva hábitos saudáveis no dia a dia dos trabalhadores brasileiros.

Confira, abaixo, outras dicas da nutricionista:

Salada: 50% do prato

As saladas costumam estar sempre antes das opções quentes, então aproveite e invista em uma refeição bem colorida. Dessa forma, você preenche quase 50% do prato antes de chegar às preparações mais calóricas e garante o consumo de fibras, vitaminas e minerais. Mas, atenção aos temperos! Cuidado com os molhos prontos e industrializados, que são calóricos e ricos em sódio. Prefira temperos como vinagre balsâmico, limão e azeite de boa qualidade e com moderação.”

Massas e frituras: os vilões

Se você escolher uma massa, prefira com molho de tomate ou com legumes. Evite molhos brancos e gratinados, pois são mais calóricos e gordurosos. Atenção para os canelones, ravioles e lasanha, que costumam levar frios no recheio. Escolha aqueles com ricota ou espinafre. Preparações à milanesa ou à doré, como batata, mandioca ou polenta, além do salpicão e sobremesas com creme e chocolate, podem ser consumidos apenas esporadicamente.”

O prato ideal

Um prato simples e clássico evita erros e deslizes, além de ser saudável. Aposte na seguinte combinação: salada; arroz; feijão; carne magra, frango ou peixe grelhado; verduras e legumes. Para sobremesa, opte por frutas e gelatina. Docinhos, só de vez em quando! Não se esqueça de que, quanto mais colorido é o seu prato, mais nutritivo e saudável ele será. Os restaurantes por quilo e self-service de hoje estão lotados de opções saudáveis, basta saber escolher.

Rosana Perim

é nutricionista do movimento Alelo Comer Bem é Tudo de Bom, mestre em Ciências da Saúde pela UNIFESP (Escola Paulista de Medicina), especialista em nutrição e cardiologia pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo e gerente de nutrição do HCor.

Alelo

A Alelo é uma companhia brasileira com portfólio de soluções simples e completas, que vão de cartões-benefício para empresas de todos os portes a cartões pré-pagos para empresas e consumidores em todo o país. Com mais de dez anos de história, a Alelo foi apontada em 2013 como a empresa líder no setor de benefícios pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) do Ministério do Trabalho e Emprego. No mesmo ano, lançou o Alelo Comer Bem é Tudo de Bom, um movimento que tem como objetivo incentivar hábitos saudáveis no dia a dia dos trabalhadores brasileiros.
A Alelo conta, ainda, com a confiança de milhares de empresas-clientes e com a maior rede de estabelecimentos comerciais afiliados do Brasil. Entre os produtos e serviços oferecidos pela empresa, estão Alelo Refeição, Alelo Alimentação, Alelo Natal Alimentação, Alelo Cultura, Alelo Auto, Alelo Transporte, cartão para viagens internacionais MoneyCard VisaTravel Money e cartões pré-pagos Prepax. Conheça mais sobre a empresa em www.alelo.com.br, www.facebook.com/AleloBrasil, www.twitter.com/alelobrasil.
Para saber mais sobre o Alelo Comer Bem é Tudo de Bom, acesse www.comerbemTDB.com.br e www.facebook.com/ComerBemTDB.

Agência Ideal

Fernanda Vigna – 4873-7925
fernanda.vigna@agenciaideal.com.br
Juliana Mezzato – 4873-7939
juliana.mezzato@agenciaideal.com.br
Andreia Fernandes – 4873-7930
andreia.fernandes@agenciaideal.com.br

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria