Amendoim é forte aliado para a prevenção de doenças

Além de saborosa e rica em nutrientes, estudo realizado pela ABICAB destaca que
a semente ajuda a prevenir câncer, diabetes e mal de Alzheimer

amendoim_200x175O amendoim é um alimento comprovadamente saudável, mas o que muitos não sabem é que sua ingestão moderada pode trazer uma série de benefícios a quem o consome. Segundo Vanderli Marchiori, nutricionista da ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados – ele é rico em fitoesteróis, que possui efeito anticancerígeno e atua no organismo em diferentes frentes: inibe a proliferação celular, estimula a morte de tumores e modifica alguns dos hormônios que levam ao crescimento destes. Além disso, evidências apontam para a redução de casos de Mal de Azheimer e doenças cardiovasculares, e prevenção de Diabetes tipo 2.

Os fitoesteróis são um tipo de gordura com estrutura semelhante ao colesterol, mas que tem origem vegetal e não é produzida pelo corpo. Presente em óleos vegetais e frutos oleaginosos, ela é reconhecida desde os anos 1950 por sua capacidade de baixar os níveis de colesterol ruim (LDL) do sangue”, explica Vanderli.

Há várias formas de se consumir essa semente que também é rica em ácidos graxos insaturados – benéficos à saúde –, e fonte de proteína vegetal, fibra dietética, vitaminas, antioxidantes, minerais e fitoquímicos.

Como opção, segue uma deliciosa receita a base de amendoim para se fazer em casa. Confira:

Muffin Integral de Amendoim

Receita desenvolvida pela culinarista Graziella Toni Pegaia – Dona Linda Culinária Artesanal

Ingredientes

Modo de Preparo

Rendimento Médio

Sobre a ABICAB

A ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados foi fundada em 1957 com o objetivo de responder pela política do setor junto às esferas públicas e privada, tanto no Brasil quanto no exterior. Suas diretrizes são voltadas para a valorização destas indústrias, que é responsável pela geração de 31 mil empregos diretos e 62 mil indiretos. Atualmente, a ABICAB engloba a cadeia produtiva nacional, representando 92% do mercado de chocolates, 70% do mercado de balas e confeitos, 62% do mercado de amendoim e 100% do mercado de cacau.
Dentre as principais atividades desenvolvidas em prol do fortalecimento e desenvolvimento do setor, destaca-se o Programa Pró-Amendoim, criado em março de 2001, que tem por objetivo proporcionar mais segurança ao consumidor e garantir a qualidade dos produtos à base de amendoim.

Sobre Dra. Vanderlí Marchiori

Dra. Vanderlí Marchiori é nutricionista clínica e fitoterapeuta. Graduada pela Faculdade São Camilo, possui extensão em medicina natural pelo Manchester Institute. Fitoterapeuta pelo Conselho Regional de Farmácia do Mato Grosso do Sul e pela Fundação Herbarium, atualmente é assessora técnica da ABICAB e da Faculdade de Medicina de São Jose do Rio Preto. Também exerce a função de secretária geral da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva. É colaboradora da APAN (Associação Paulista de Nutrição), ex- conselheira do CRN3 e professora convidada de diversas universidades, cursos de pós-graduação e congressos de nutrição. Consultora de programas de tv a cabo e aberta, revistas e jornais impressos e eletrônicos. Durante muito tempo atuou em alimentação institucional e em controle de qualidade de alimentação de grandes empresas.

Perspectiva Comunicação

Nathália Spaolonzi Chamon – nathalia.chamon@perspectivabrasil.com.br
Débora Vieira – debora.vieira@perspectivabrasil.com.br
Gabriela Garcia – gabriela.garcia@perspectivabrasil.com.br
(11) 3706-3333 – ramal 2214 / www.perspectivabrasil.com.br

Tags:

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria