Quatro dicas para se livrar da ansiedade

Ás vezes algumas circunstâncias da vida nos fazem esperar o pior, mesmo quando não há motivos para isso.

ansiedade03Para que possamos entender melhor, tente apertar seu punho bem firme, o máximo que conseguir. Então solte! O que foi mais confortável, manter o punho firme ou relaxar? Não é natural para nós nos sentirmos melhor quando não estamos agarrados rigidamente a alguma coisa? Mesmo assim muitos de nós permanecemos agarrados aos nossos medos e ansiedades

Nós queremos abandonar nossa ansiedade, mas não importa o quanto dizemos a nós mesmos que se preocupar não vai ajudar, ainda assim nos preocupamos. Por isso, a ONG Arte de Viver separou alguns meios menos conhecidos, mas muito eficazes, de lidar com a ansiedade.

1. Meditação

A ansiedade pode ser causada por múltiplos fatores, incluindo estresse devido ao excesso de trabalho, doença, uma dieta deficiente, hábitos de sono ruins, angústia emocional, sensibilidade a ruído e fobias, como o medo do escuro, ou simplesmente a pressão para alcançar muito em um curto período de tempo. Qualquer que seja o motivo, meditação pode ser de grande ajuda.
Quando você medita, você se torna capaz de dar o descanso profundo à sua mente inquieta. Nosso estresse ativa alguns tipos de hormônios relacionados a esse comportamento, mantendo-nos ansiosos. Meditação regular diminui significativamente esses hormônios e nos faz sentir relaxados.
Depois da meditação, a única coisa que irá perder são suas preocupações. Mas certifique-se de meditar regularmente. Cada dia da prática soma à sua confiança e lhe traz verdadeira liberdade interior.

2. Entusiasmo

Você se lembra quando ia para a festa de aniversário do seu melhor amigo quando criança? Não era incrível apenas estar ali com pessoas alegres, com o máximo de entusiasmo? Você provavelmente se sentia tão bem que nem queria sair de lá. Esses são momentos livres de ansiedade. Você não pode estar se preocupando e celebrando ao mesmo tempo.
É fácil entender como isso funciona: quando nos unimos para fazer algo, ficamos repletos de entusiasmo. Isso carrega nossa energia. Então, a ansiedade, que está associada à baixa energia, desaparece.

3. Não tome remédios controlados

Você tem tomado pílulas para reduzir a ansiedade à noite? O seu remédio tem lhe aliviado da ansiedade para sempre ou é apenas uma solução temporária? Esses remédios não vêm sem uma bula informativa. Algumas alternativas naturais sem os efeitos colaterais são mais recomendáveis. É sugerido que você tome ervas naturais como Narayana Kalpa, que age no sistema nervoso e também causa alívio para inquietação, ansiedade e insônia.
Sua ansiedade pode ser o resultado de um desequilíbrio hormonal também. Para isso, você deve consultar um médico ou um homeopata, pois os remédios que prescrevem possuem efeitos colaterais mínimos ou nulos.
Dica: Atentar-se para dieta saudável também é uma ótima contra a ansiedade. Consuma mais comidas vegetarianas frescas e saudáveis, beba muita água e coma apenas quando tiver fome. Dê 20 minutos todos os dias para se alongar com a yoga, mantendo seu corpo e mente em forma juntamente com sua meditação diária. É recomendável que se medite com o estômago leve.

4. Expandir as suas preocupações

Quando falamos em expandir as preocupações não queremos dizer para arranjar mais problemas para você, mas sim pensar no próximo também. Por exemplo, pessoas que são menos privilegiadas que nós não podem aproveitar os prazeres da vida como aproveitamos. Mesmo um gesto pequeno de generosidade pode fazer uma grande diferença em suas vidas. Saber que você é a razão para a alegria de alguém pode lhe fazer feliz. Esse entusiasmo lhe ajudará a manter emoções como a ansiedade e o medo à distância. Pequenos atos como lecionar a um estudante carente ou prover serviços de saúde aos pobres faz uma grande diferença.
Certifique-se de meditar depois de um serviço voluntário, ou então você ficará esgotado.

Organização Internacional Arte de Viver:

É uma organização internacional sem fins lucrativos com o objetivo de disseminar pelo mundo, por meio de técnicas respiratórias, trabalho voluntário e meditação, práticas de bem estar para a redução do estresse e da violência. A Organização desenvolve projetos sociais, programas de auto desenvolvimento, eliminação do estresse, yoga e meditação em mais de 150 países. Fundada em 1982 por S.S. Sri Sri Ravi Shankar é creditada desde 1994 como consultora do Conselho Econômico e Social (ECOSOC) das Nações Unidas, além de atuar como consultora da Organização Mundial de Saúde (OMS) no programa “Desenvolvimento da Política Global de Saúde para o Século XXI”. A Arte de Viver oferece programas educacionais e sociais que fortalecem e capacitam o indivíduo a atingir o máximo potencial da vida, fazendo a diferença para diversas comunidades e nações. www.artedeviver.org.br

Giulianna Aquarone

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