Autoestima: como o suor excessivo pode afetá-la?

Por Paulo Guerra*

Autoestima é algo fundamental para uma vida saudável.


hiperhidrose01Amar a si mesmo, aos outros e ser amado, só é possível quando estamos bem conosco.
Mantê-la em alta é fundamental para viver com qualidade. Entretanto, algumas situações provocam abalos nesse sentimento tão importante para qualquer ser humano.

Um deles é o suor excessivo. Imagine chegar a uma entrevista de emprego com a camisa molhada. Ou então, ver seu rosto pingando ao encontrar aquele garoto ou garota especial. Todas essas ocasiões fazem com que os chamados hiperidróticos – pessoas que possuem a doença caracterizada pela produção de suor excessivo causado por uma disfunção no organismo – tenham sua autoestima extremamente afetada.

Subestimada por muito tempo pelos planos de saúde, a hiperidrose era considerada como um problema estético, quando na verdade afeta diretamente a vida das pessoas. A doença, que acomete cerca de 2,5% da população mundial, tira a liberdade das pessoas de abraçar, apertar a mão, ou mesmo tirar os sapatos em público. Surgem, então, transtornos nos relacionamentos interpessoais, prejuízos sociais, profissionais e uma forte queda na autoestima.

Esta doença atinge tanto homens quanto mulheres que sofrem com a sudorese excessiva em regiões como axilas, mãos, pés, couro cabeludo, face, virilha e nádegas, tanto em dias quentes quanto frios, e que costumam se intensificar em situações de ansiedade, aumento da temperatura ambiente ou na ingestão de alimentos muito calóricos.

Visando eliminar o problema e ter de volta a liberdade de se expressar com confiança, os pacientes podem contar com diferentes tipos de tratamento. São eles:

Aplicação de botox:

a aplicação da toxina botulínica é feita nas áreas onde há maior concentração de suor. É um tratamento indicado para quem tem suor excessivo na axila, testa ou couro cabeludo. Contudo, o método é caro e precisa ser refeito a cada seis meses, em média.

Simpatectomia:

trata-se de uma cirurgia na qual o médico retira e queima as glândulas com defeito, para que não voltem a funcionar. É um método mais invasivo, apesar da operação ser simples. Após a cirurgia, existe o risco de o suor passar para outra área.

Perspirex:

reconhecido como líder mundial no combate ao suor excessivo, o cosmético foi lançado recentemente no Brasil e é o único antiperspirante aprovado e registrado pela Anvisa. O produto cria uma espécie de tampão em gel que bloqueia a produção do suor em 40% por até 72 horas com uma única aplicação.

Independente do método escolhido, o mais importante é o hiperidrótico não tentar esconder ou subestimar o seu problema. Estamos falando de uma doença e ela deve ser tratada como tal. Procure conhecer melhor os tratamentos disponíveis e veja qual se adequa melhor à sua rotina. Mantenha-se informado sobre as novidades da área e invista cada dia mais em seu bem-estar!

Paulo Guerra

é diretor da Osler do Brasil, responsável pela distribuição de Perspirex.

Sobre Perspirex:

www.perspirex.com.br / (11) 3031 9484
Indicado na luta contra o suor excessivo, o antiperspirante dinamarquês Perspirex é o único aprovado e registrado pela Anvisa. Sua fórmula à base de álcool e cloreto de alumínio bloqueia a produção de suor. A reação do produto forma uma espécie de tampão de gel, que é eliminado naturalmente com as células mortas da pele, fazendo com que o produto tenha uma ação prolongada de três até cinco dias.

INFORMAMIDIA COMUNICACAO LTDA – ME

E-mail: informamidia@informamidia.com.br
Fone: (11) 28349295
Juliana Colognesi
juliana@informamidia.com.br
(11) 2834 9295/ 98393 3689
Janaina Almeida
janaina@informamidia.com.br
(11) 2834 9295/ 93011 9697

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria