Ronco é sintoma que precisa ser investigado

Evento discute diagnóstico precoce da apneia do sono e seus tratamentos

apneia01Reconhecido como doença, o ronco é sinal de que pode haver algo grave com a saúde, que pode resultar inclusive em morte. A frase parece forte, mas é real, de acordo com o médico Luiz Carlos Souza Manganello e a dentista Maria Eduina da Silveira, coordenadores da “III Jornada de Cirurgia Ortognática e Ortodontia – Ronco e Apneia do Sono: Abordagem Multiprofissional”, que será realizada entre os dias 23 e 24 de maio, no Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL), em São Paulo.

Em torno de 15% das pessoas com apneia estão sujeitas à morte por infarto, em razão da obstrução das vias aéreas superiores, enquanto a pessoa dorme, impedindo a passagem de ar. Há paradas da respiração por mais de 1 minuto. Com isso não há oxigênio para a corrente sanguínea, o que gera tal colapso”, explica Luiz Carlos Souza Manganello, cirurgião plástico e buco-maxilo-facial do Hospital Sírio-Libanês.

As pessoas precisam se conscientizar de que o ronco não é normal. Pelo contrário, significa alguma anormalidade que precisa ser identificada e tratada. A sonolência durante o dia também pode indicar apneia”, completa Maria Eduina da Silveira, que também integra a equipe de cirurgiões buco-maxilo-facial, do Hospital.

O ronco é a vibração dos tecidos moles da garganta (faringe), localizados principalmente entre o pálato (a “campanhia”) e a língua. Surge da respiração durante o sono, devido à dificuldade do ar em passar por uma via aérea superior pequena, que compreende todo o espaço desde o nariz até as cordas vocais.

Aproximadamente 60% dos homens e 40% das mulheres acima dos 60 anos de idade roncam, ocorrência bastante superior ao período da meia-idade, quando o índice fica entre 24% para os homens e 18% para as mulheres. No caso das crianças, o ronco sugere obstrução das vias aéreas, e deve ser tratado precocemente para evitar deformidade nos maxilares e problemas nas arcadas dentárias. Crianças que roncam podem apresentar apnéia quando a mandíbula é pequena e retroposta e quando a maxila é retruída e estreita.

Precisamos mudar este cenário. Por isso, vamos falar sobre as abordagens multiprofissionais e diferentes formas de planejamento no diagnóstico precoce da apneia do sono, tratamento clínico, cirúrgico e acompanhamento com aparelho dentário e fisioterapia”, diz Manganello.

Voltada para profissionais, acadêmicos e residentes das especialidades de odontologia, traumatologia, buco-maxilo-facial, cirurgia crânio-maxilo-facial, ortodontia, otorrinolaringologia, radiologia, reumatologia, fonoaudiologia, fisioterapia e clínico geral, a Jornada de Cirurgia Ortognática e Ortodontia terá, também, a participação dos pesquisadores norte-americanos Scott Bradley Boyd, professor da área de Cirurgia Oral e Maxilofacial e da Divisão de Distúrbios do Sono do departamento de Neurologia da Universidade de Medicina Vanderbilt e Dr. Samuel L. Bobek, diretor de Cirurgia Oral e Maxilofacial e membro fundador do Centro do Sono em Seattle, Washington.

Mais informações: https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/iep/cursos-e-congressos/Paginas/Curso.aspx?atividade=915&pnv=0

Assessoria de Imprensa do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa

WN&P Comunicação:
Nara Bueno (nara.bueno@wnp.com.br)
Itacir Figueiredo (itacir.figueiredo@wnp.com.br)
Tel: (11) 5095-2660

Tags:

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria