Como consumir vinhos e espumantes no verão

Enólogo mostra que é possível otimizar essas experiências no período mais quente do ano

Existem informações que, erroneamente, levam a crer que o consumo de vinhos e espumantes é cheio de regras – como os mitos de que vinho tinto só combina com inverno e espumante não pode ser servido com gelo na taça. Por isso, a melhor fonte de informação é ouvir um perito no assunto. O enólogo Ricardo Morari – que assina os principais rótulos da Cooperativa Vinícola Garibaldi (marca brasileira mais premiada em 2018) – compartilha dicas para otimizar a degustação de vinhos brancos, tintos e espumantes durante o verão.

VINHO TINTO

Não é nenhum absurdo consumir vinhos tintos no verão, porém, é importante ter em mente que, nesta época do ano, a temperatura ambiente (considerada a ideal para apreciar os tintos), geralmente está muito alta. Portanto, o vinho será melhor apreciado se for refrigerado por certo período, para que não esteja a uma temperatura tão elevada. Prefira bebidas mais jovens, que são as mais indicadas para o verão por geralmente apresentarem conteúdo tânico e teores alcoólicos menores, tornando-se mais frescas.

A temperatura ideal para esse tipo de vinho varia entre 08ºC e 14ºC, sendo que o mais indicado é mantê-lo na geladeira por uma hora antes de abrir. Para harmonizar sem erro, aposte em pratos de estrutura mediana, como carnes vermelhas grelhadas (evitando as de caça) e massas com molhos suaves. Também vale degustar acompanhado de uma tábua de frios durante o happy hour.

Sugestão do enólogo: Granja União Cabernet Franc. Leve, jovem, com taninos macios e acidez equilibrada, esse tinto seco apresenta coloração vermelho rubi com reflexos violáceos e aromas de frutas vermelhas com um toque de especiarias. Outra dica é o Acquasantiera tinto demi-sec. Um vinho descomplicado e super fácil de ser apreciado por quem quer se aventurar no mundo dos vinhos neste verão.

VINHO BRANCO

O verão é o melhor período para brancos, em especial os que não passam por amadurecimento em barricas de carvalho, ou seja, em geral são mais frescos e leves. Para este tipo de vinho, a sugestão de temperatura fica entre 6ºC e 8ºC, sendo ideal refrigerá-los em balde com gelo para manter a temperatura de consumo constante. Os brancos harmonizam melhor com carnes brancas, peixes, frutos do mar, saladas e petiscos.

Sugestões do enólogo: Chalet Du Clermont Chardonnay (envolve os sentidos com aromas que lembram maracujá, goiaba, nuances florais e leve toque de brotos verdes); Granja União Riesling (leve e delicado, possui notas aromáticas que remetem a flor de laranjeira e um toque de frutas cítricas). Para quem prefere bebidas doces sem preconceito, valer experimentar o Granja União Malvasia Suave, que é aromático e com equilíbrio entre açúcares e acidez. Todos apresentam excelente frescor e combinam perfeitamente com o verão.

ESPUMANTES

No verão, é muito difícil errarmos na escolha de um espumante, pois é o tipo de bebida que melhor combina com calor, praia, piscina e atividades que ajudam a nos refrescar. A temperatura de consumo mais indicada é a mesma dos vinhos brancos (6ºC a 8ºC), podendo ser ainda menor (entre 4ºC e 6º) no caso dos espumantes com açúcar (Moscatel e Demi-sec).

Espumantes combinam perfeitamente com pratos leves: peixes, frutos do mar, aves e saladas são excelentes sugestões para quem gosta de harmonizar as refeições. Já em momentos de descontração, como happy hour, combinam com petiscos diversos.

Sugestões do enólogo: 

Sobre a Cooperativa Vinícola Garibaldi

A história da Cooperativa Vinícola Garibaldi começou a ser escrita em 1931, pela união de diversas famílias de agricultores como alternativa para vencer as dificuldades econômicas do país na época. Atualmente, são 400 famílias associadas, localizadas em 15 municípios da Serra gaúcha. Seu portfólio tem 65 produtos distribuídos em 12 marcas, entre espumantes, vinhos tintos e brancos, linhas de exportação, frisantes, filtrados, sucos de uva e opções orgânicas.

EXATA COMUNICACAO E EVENTOS LTDA
Augusto Vasconcelos
E-mail: noticia@exatacomunica.com.br
Fone: (54) 30552225

Tags:, , ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria