A importância do check-up na prevenção de doenças

Hipertensão e diabetes são algumas doenças, muitas vezes silenciosas, que acabam sendo diagnosticadas; avaliação é recomendada a partir dos 20 anos de idade, uma vez ao ano

No recorrente plano que as pessoas fazem a cada virada de ano como, por exemplo, emagrecer, praticar atividade física, parar de fumar, mudar de emprego, entre outros, deve necessariamente começar a constar mais um item, o check-up preventivo, para avaliar as condições do corpo e evitar que algum possível problema se agrave. “Entre janeiro e fevereiro a busca por check-ups no HCor cresce 30%”, explica o Dr. César Jardim, cardiologista e responsável pelo Clinic Check-up HCor.

O intuito de identificar eventuais doenças e seus possíveis fatores de risco, baseado em dados clínicos e achados de exames. São pesquisadas doenças frequentes e clinicamente importantes com impacto na saúde e na qualidade de vida, como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e infecciosas.

Controlando os fatores de risco e tendo uma vida saudável, com alimentação equilibrada e exercícios adequados, é possível reduzir em até 90% o risco de infarto. Havia uma cultura de só fazer exame quando algo não estivesse bem. Hoje em dia essa percepção mudou por conta da quantidade de informações circulando sobre questões como os fatores de risco”, afirma Dr. César.

Check-up preventivo

É um apanhado de exames e avaliações físicas que identificam as condições clínica e física dos pacientes, além de auxiliar na detecção precoce de certas patologias. Homens e mulheres com idade superior a 20 anos são aconselhados a fazer pelo menos uma vez ao ano esse tipo de check-up. “Na outra extremidade, uma pessoa mais velha e com um histórico na família de doenças coronárias, a recomendação pode ser a de repetir os exames em um prazo menor que um ano”, explica Dr. Jardim.
Historicamente as mulheres são as mais preocupadas com a questão preventiva, desde a adolescência, mas os homens estão se conscientizando cada vez mais sobre a importância do check-up.

Cuidando do coração

No que diz respeito às doenças cardiovasculares, além da identificação e controle dos fatores de risco, o HCor conta com o ecocardiograma tridimensional e angiotomografia de artérias coronárias, que pode identificar a concentração de cálcio nesses vasos e a presença de placas de aterosclerose, além de ressonância magnética e tomografia computadorizada do coração. “Também são feitas orientações nutricionais para reeducação alimentar, para atividade física, pois é evidente que cada um de nós tem sua parcela de responsabilidade, já que algumas medidas preventivas estão relacionadas diretamente aos nossos hábitos de vida”, alerta o cardiologista.

Medicina preventiva

Há alguns anos os exames se tornaram menos invasivos e muito mais precisos. Uma das áreas que teve maior ganho foi a oncologia com o equipamento PET/CT (Positron Emission Tomograph), que pode detectar focos pequenos de células cancerígenas. Além disso, com a popularização da mamografia de alta definição, que diagnostica tumores de até meio milímetro, houve uma redução de 30% no número de casos fatais.
Com o mesmo princípio, de forma simples, a urologia, por meio da dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico) no sangue e toque retal consegue detectar câncer de próstata de forma precoce com chances de cura em torno de 90% dos casos.

Target | Estratégia em Comunicação

Assessoria de Imprensa do HCor
Rita Nogueira – rita@targetsp.com.br
Italo Genovesi – italo@targetsp.com.br
Tel.: (11) 3063-0477

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria