Doença de Crohn: Saiba o que é e como tratar

Anualmente, a cada 100 mil pessoas, 15 são diagnosticadas com a enfermidade crônica
causada pelo sistema imunológico

A doença de Crohn é uma inflamação crônica causada pelo sistema imunológico do organismo que atinge uma das regiões do aparelho digestivo, da boca ao ânus, com mais frequência no intestino delgado e grosso. O surgimento é mais comum no início da adolescência até os 30 anos, embora possa ocorrer em qualquer idade.

Segundo o Dr. Alexander de Sá Rolim, cirurgião do aparelho digestivo e proctologista especialista em doença inflamatória intestinal da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, anualmente, a cada 100 mil pessoas, 15 são diagnosticadas com a enfermidade e cerca de metade precisará de cirurgia no prazo de 10 anos. “Apesar de ser a última opção, a intervenção cirúrgica pode ser necessária para resolver um acúmulo de pus e obstrução do canal intestinal. Já o tratamento terapêutico irá parar o processo inflamatório do intestino, promover a cicatrização da mucosa e corrigir as deficiências nutricionais, melhorando a qualidade de vida e aliviando os sintomas. Mas, infelizmente, ainda não existe a cura para doença de Crohn”, explica o especialista.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são diarreia, dor abdominal, náuseas e vômitos, febre moderada, sensação de distensão abdominal piorada com as refeições, fraqueza e cansaço, perda de apetite e peso que podem provocar atraso de desenvolvimento e crescimento em adolescentes. “Além disso, é importante a pessoa ficar atenta ao surgimento de sangue, muco ou pus nas fezes, junto com episódios de diarreia, e buscar ajuda médica”, reforça o médico.

Causas

Apesar de ser desencadeada pelo sistema imunológico, a Doença de Crohn não é considerada autoimune, ou seja, não é o próprio corpo que ativa esse sistema de defesa. “Ainda não há uma causa definida. Pode ser provocada pela combinação de fatores ambientais, imunidade e bactérias em pessoas predispostas geneticamente”, conta o Dr. Alexandre.

Tratamento e Novidades

De acordo com o especialista, o tratamento depende da localização no sistema digestivo, grau da doença, complicações e resposta aos tratamentos anteriores, podendo incluir medicação, complementos nutricionais, cirurgia ou a combinação das três.

Entre as novidades para tratar a Doença de Crohn, estão novos medicamentos imunobiológicos, técnicas cirúrgicas e transplante de medula óssea. Nos casos moderados a graves, a terapia imunobiológica pode ser realizada com o uso de substâncias desenvolvidas na engenharia genética, produzidas a partir de uma matriz de células vivas. “O objetivo dessa nova geração de tratamento é normalizar as anomalias celulares e parar o processo inflamatório. Com isso, a mucosa (parte interna) do intestino é cicatrizada e os sintomas desaparecem”, explica o proctologista do Hospital São Camilo.

Rede de Hospitais São Camilo

A Rede de Hospitais São Camilo é composta por quatro hospitais modernos em São Paulo. Três ficam nos bairros da Pompeia, Santana e Ipiranga, capacitados para atendimentos eletivos, de emergência e cirurgias de alta complexidade, como transplantes de medula óssea. A quarta Unidade, recém- incorporada à Rede, na Granja Viana, recebe 24 horas por dia, pacientes em reabilitação com doenças crônicas ou em cuidados continuados e paliativos. Os serviços contam com equipe interdisciplinar que contempla as áreas de Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição Clínica, Serviço Social, Farmácia, Capelania, Psicologia, Hemoterapia, Radiodiagnóstico e Exames Laboratoriais. Em infraestrutura, apresenta a unidade semi-intensiva, sala para hemodiálise e exames diagnósticos. Em 2019, oferecerá as atividades de centro médico com consultas e medicina diagnóstica para todas as idades. Já em 2020, se transformará em hospital geral incluindo o atendimento de urgência e emergência. Excelência médica, qualidade diferenciada no atendimento, segurança, humanização e expertise em gestão hospitalar são os principais pilares de atuação. Hoje, a Rede de Hospitais São Camilo presta atendimento em mais de 60 especialidades, oferece ao todo 736 leitos e um quadro clínico de mais de 3,7 mil médicos qualificados. As unidades possuem importantes acreditações internacionais, como a Joint Commission International (JCI), renomada acreditadora dos Estados Unidos reconhecida mundialmente no setor e a Acreditação Internacional Canadense. A Rede de Hospitais São Camilo faz parte da Sociedade Beneficente São Camilo, uma das entidades que compreende a Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos), uma entidade religiosa presente em mais de 30 países, fundada pelo italiano Camilo de Lellis, há mais de 400 anos. No Brasil, desde 1928, a Rede conta com expertise e a tradição em saúde e gestão hospitalar.

Máquina Cohn & Wolfe

Wanessa Miranda – wanessa.miranda@maquinacohnwolfe.com
+55 11 2972 8090 | 11 3147 7920 | c: +55 11 9 7066 0089
Vivian Fiorio – vivian.fiorio@maquinacohnwolfe.com
+55 11 3147 7418

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria