7 dicas para emagrecer com saúde e manter o peso

Não se prender a projetos esporádicos é o melhor método
para ter um equilíbrio entre peso ideal e qualidade de vida

Uma pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada em junho de 2018 pelo Ministério da Saúde, constatou que a obesidade afeta 18,9% dos brasileiros, com mais da metade da população (54%) vivendo no sobrepeso.

Entre os jovens, a incidência aumentou 110% entre 2007 e 2017. Esse índice foi quase o dobro da média nas demais faixas etárias (60%). O crescimento foi menor nas faixas de 45 a 54 anos (45%), 55 a 64 anos (26%) e acima de 65 anos (26%). A pesquisa, feita com maiores de 18 anos em 26 capitais e no Distrito Federal.

Diante de um cenário como este, fica evidente, cada vez mais, a importância de se manter uma dieta balanceada como peça-chave na melhoria da qualidade de vida. Mas, isso não deve acontecer somente às vésperas de épocas como o Verão. É o que alerta a especialista em clínica médica e nutrição funcional, Sarina Occhipinti. Para que isso aconteça, é preciso mudar o jeito de pensar as coisas e encarar a dieta. Confira abaixo, sete dicas da especialista:

1. Emagrecer não é fácil, mas é possível!

Quem já foi obeso sabe como emagrecer é complicado! Você precisa abrir mão de comer muitas coisas que gosta e optar por outros alimentos saudáveis. “Qualquer dieta funciona. O problema é que, quando o corpo perde peso, o metabolismo cai também. Então, no caso de dietas tipo projeto verão, estudos demonstram que praticamente cem por cento das pessoas que perdem peso voltam a ganhá-lo quando acaba a estação. Trata-se do efeito sanfona, que sempre ocorre porque recuperar o peso é uma defesa do organismo”, explica Sarina, que completa: “Por isso, é preciso engatar em um projeto com dedicação, prática de atividades físicas e boca fechada. Assim, conseguirá rapidamente perder peso”.

2. A chave é não sofrer!

É preciso investir em um projeto de emagrecimento para a vida. “Você deve trabalhar no cerne do que te leva a engordar, que são seus hábitos. O primeiro ponto a ser considerado é que emagrecer não pode ser um sofrimento, a transformação deve partir do desejo de bem-estar e felicidade. Você não pode deixá-la de lado para alcançar o peso que deseja. Seja por motivos de saúde ou para se sentir melhor, perder peso não deve ser um sofrimento”, comenta.

A chave está no autoconhecimento. A força para conquistar os resultados vem de dentro, do desejo. “Por isso, é preciso trabalhar também o lado psicológico, escolher um estilo de vida confortável para você. Tentar emagrecer de forma descontente e se impondo restrições e dificuldades não é certo”, afirma Sarina.

3. Procure acompanhamento profissional!

Usar dietas de amigos ou de celebridades não é uma boa opção. “A genética, os hormônios, o metabolismo e até mesmo os aspectos psicológicos de cada um são fatores importantes e individuais. Ou seja, pessoas diferentes têm reações diferentes, por isso, é fundamental uma dieta personalizada”, aconselha a especialista.

4. Fique de olho no metabolismo!

A redução da ingestão de 15% nas calorias pode diminuir a entrada de 40% do hormônio tireoidiano dentro da célula. E o que isso provoca? A diminuição do metabolismo.

A cada ano, ele pode diminuir em até 400 calorias, o que faz com que você engorde muito mais se voltar a ingerir o que comia antes. O ideal é investir em estratégias que o enganem.

Para a especialista, isso pode ser feito com aumento de massa magra, ingestão de determinados alimentos, uso de medicamentos e aumento da gordura marrom, que tem sido a grande promessa. Outra dica para aumentar o metabolismo é tomar banhos frios.

5. Mantenha a mente sadia e tranquila!

Mente sã, corpo são!O cérebro é neuroplástico, isto é, aceita a programação que você mandar. Então, treine sua mente para ser magro. E como fazer isso? Com exercícios! Defina suas metas, sempre dentro do seu ritmo”, diz Sarina.

Utilize métodos de hábitos e recompensas, com atitudes magras. Dessa forma, seu cérebro busca prazer e, ao ficar bem treinado. “Por exemplo, ao ficar chateado, faça uma corrida ou assista a um bom filme, não compense as tristezas com comida. O processo pode ser demorado, mas vale a pena”, completa.

6. Treine progressivamente!

Para emagrecer, a prática de atividades físicas precisa ser sempre desafiadora. Se você parar de treinar, vai engordar. Se treinar sem progressão, vai engordar. “Por isso, desafie seu corpo a se superar constantemente. Mais uma vez, tenha o acompanhamento para realizar atividades físicas, para evitar problemas de saúde”, reforça.

7. Queira de verdade emagrecer!

Emagrecer depende de disciplina e, acima de tudo, de um desejo interno. “Lembre-se também que todo excesso é ruim. É preciso manter o equilíbrio para garantir uma vida saudável e prazerosa. Isso significa até mesmo que você pode sair da dieta, às vezes, só não vale deixar de lado sua felicidade”, finaliza a especialista.

HIPERTEXTO COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL LTDA

E-mail: redacao@hipertextoweb.com.br
Fone: (31) 32774566

Tags:, , ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria