A gastroenterite no verão

Popularmente conhecida como “virose”, a doença atinge grande parte da população no verão

Com as altas temperaturas e a alimentação desregrada no período de férias, a gastroenterite, popularmente chamadas de virose, é um quadro clínico conhecido nos hospitais durante o verão. As sensações de mal-estar, cansaço, dor de cabeça, dores pelo corpo inteiro, vômito e diarreias caracterizam os sintomas da doença.

Segundo Dr. Fábio Morabito, coordenador do Pronto Atendimento do Hospital viValle, é importante estar atento aos sintomas. “Os sinais da virose são facilmente confundidos com os da dengue; por isso, é importante observar o estado de saúde. Se a febre permanecer por mais de 24 horas e vier acompanhada de vômito, procure atendimento médico para esclarecer o diagnóstico”, orienta o médico.

A contaminação acontece por meio de vírus ou bactérias e é altamente contagiosa, portanto, é essencial manter uma higiene adequada e reforçada durante períodos propícios da disseminação do vírus.

O Dr. Fábio Morabito dá dicas de como evitar o contágio: “Lavar as mãos regularmente; higienizar os alimentos, principalmente vegetais, frutas e legumes, que são os principais transmissores do vírus; e manter alimentação saudável, a fim de evitar a baixa imunidade são recomendações importantes para evitar a contaminação”.

A gastroenterite tem duração média de 2 a 3 dias e pode ser perigosa quando atinge crianças pequenas e idosos, pois, nessas faixas etárias, as pessoas podem apresentar quadros de desidratação mais fortes. Repouso total, dieta a base de líquidos e muita água são indicações que ajudam no tratamento da virose. O soro caseiro também é recomendado no combate à desidratação.

O coordenador do Pronto Atendimento do viValle também alerta para a automedicação: “Em casos como esses é comum os pacientes se automedicarem, porém, tomar remédios sem a orientação médica é perigoso. Em casos de virose, o paciente pode acabar potencializando o vírus ao invés de eliminá-lo”, esclarece Dr. Fábio Morabito, que orienta sempre a procura de um especialista.

Receita do soro caseiro

Ingredientes:

Modo de preparo:

ACTIVA CONS. DE COMUN. EMPRESARIAL SC LD
Nathalia Estevam
E-mail nathalia@activacomunicacao.com.br
Fone (11) 30680042

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria