Manual definitivo para evitar o overwashing*

Manual definitivo para evitar o overwashing, *limpeza excessiva da pele que resseca e causa dermatite

Dermatologista explica os perigos do excesso: lavagem em demasia pode tornar nossa pele mais susceptível aos ataques externos, aumentar a oleosidade ou ressecar demais a pele, além de causar dermatites

São Paulo – 14/01/2020 – O ato de lavar o rosto é básico, mas para muitas pessoas isso pode gerar alguns problemas. Isso por que o famoso “overwashing” (lavagem excessiva do rosto) pode ser tão preocupante quanto não lavar o rosto. “Isso vem preocupando dermatologistas, já que a lavagem excessiva retira o manto de proteção da pele, deixando-a mais susceptível às ameaças externas. Além disso, o overwashing pode desencadear acne, aumento de oleosidade por efeito rebote (de compensação), ressecamento e até dermatites”, afirma a dermatologista e tricologista Dra. Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Para não ter mais erro na hora de limpar a pele efetivamente, consultamos a médica para preparar um manual definitivo sobre o assunto:

Quantas vezes devemos lavar o rosto por dia? Quando vira excesso?

O ideal é lavar o rosto de manhã e à noite, não mais do que isso. O excesso de lavagem, mais do que duas por dia, pode alterar a barreira de proteção da pele e gerar tanto ressecamento quanto o aumento da produção de oleosidade.

Qual o produto ideal para se lavar o rosto?

É sempre aconselhado usar um sabonete específico para a face. Os sabonetes líquidos tendem a ressecar menos que os sabonetes em barra. Esses produtos específicos para o rosto vão se adequar ao pH da pele e, além disso, podem ter ativos específicos para resolver certos problemas, como o excesso de oleosidade em peles com tendência à acne. O sabonete em barra pode ser usado desde que a pele não seja muito sensível ou ressecada. O esfoliante deve ter seu uso limitado a uma vez por semana ou no máximo duas em peles muito oleosas, mas sempre com supervisão médica.

Pele seca deve ser menos lavada e a oleosa mais?

Tanto a pele seca quanto a pele oleosa devem ser lavadas duas vezes por dia. O que vai mudar é o tipo de sabonete a ser usado. Inclusive hoje já existem sabonetes que tem óleos em sua composição. Isso é ideal para uma pele mais ressecada, pois o sabonete tanto não agride a pele como já repõem hidratação ao manto hidrolipidico.

Temos que lavar o rosto assim que acordamos?

É recomendado lavar o rosto pela manhã para retirar a rotina de cuidados da noite. O horário da noite é o horário em que o dermatologista recomenda a aplicação da maior parte dos rejuvenescedores, que, em sua maioria, devem ser retirados pela manhã para não ter interação com o sol. Então o ideal é lavar de manhã, aplicar a rotina de cuidados da manhã, como o uso de vitamina C e antioxidantes, e reaplicar um hidratante adequado para a pele antes do filtro solar

O que acontece quando lavamos em excesso a pele?

O excesso de lavagem altera a produção natural de oleosidade da pele, pode retirar essa produção de óleo, tornando a barreira de proteção alterada e deixando a pele mais suscetível ao ressecamento. Uma pele suscetível ao ressecamento vai, em contrapartida, ter uma produção maior de oleosidade para compensar aquele ressecamento. Se essa oleosidade passar do ponto, a pele sai de ressecada para extremamente oleosa. Além disso, o uso excessivo de sabonetes pode causar dermatites de contato, tanto irritativa quanto alérgica.

O que é o manto hidrolipídico e microbiota cutânea? Qual a relação dos dois com a proteção da pele?

Manto hidrolipídico é uma camada de lipídios presente na pele que consegue reter a água no tecido cutâneo, ou seja, evitar a evaporação da água. Na nossa pele existe uma porção de proteínas e componentes que se ligam à água, com a função de retê-la; e existe, acima dessa porção, uma barreira de lipídios que evita que essa água retida na pele se evapore. Então esse componente de retenção de água e de lipídios é o manto hidrolipídico. A importância dele é a proteção e a manutenção da hidratação cutânea. Já a microbiota da pele é o conjunto de microrganismos, como bactérias e fungos, que mantêm o pH em uma condição ideal. Quando há essa barreira, com a microbiota preservada, as bactérias que não são patogênicas à pele limitam a proliferação de fungos patogênicos, de bactérias que podem causar infecções à pele. Ou seja, elas nos protegem de infecções, além de manter o pH da pele adequado. Quando a gente remove essa microbiota, a flora bacteriana da pele fica desequilibrada, permitindo que bactérias que causam doenças, infecções, foliculites e até micoses, além de ressecamento pela diferença de pH.

Quais são os sinais de que a pele está sendo lavada em excesso?

Logo após a lavagem, a pele fica muito seca, repuxando e com algumas áreas com vermelhidão. E, após algumas horas, uma oleosidade desproporcional surge. Surgem as gotículas de óleo e uma oleosidade excessiva tentando compensar aquele processo de ressecamento.

Qual medida devo tomar ao perceber que estou lavando demais?

A primeira medida é parar de lavar demais, manter duas lavagens ao dia e hidratar bem a pele. Uma pele mais oleosa vai se beneficiar de hidratantes mais fluidos. Boas opções são aqueles que têm ceramidas e ácido hialurônico em suas fórmulas no veículo loção. Se é uma pele mais ressecada, usa-se ceramidas, óleos, triglicérides e ômegas em veículos mais cremosos.

DRA. KÉDIMA NASSIF:

Dermatologista e Tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Associação Brasileira de Restauração Capilar. Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui Residência Médica em Dermatologia também pela UFMG; realizou complementação em Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal, transplante capilar pela FMABC e em Cosmiatria e Laser pela FMABC. Além disso, atuou como voluntária no ensino de Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. www.kedimanassif.com.br

HOLDING COMUNICAÇÕES

Maria Paula Amoroso Nunes
E-mail: paulaholding@uol.com.br
Fone: (11) 61617919

Tags:, ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria