7 dicas para curtir o carnaval sem descuidar da alimentação

A Dra. Marcella Garcez explica que é, sim, possível ser um folião consciente
e se alimentar de maneira saudável durante o feriado;
confira dicas para não perder o pique e manter a saúde em dia durante o feriado.

São Paulo – 10/02/2020 – Fevereiro chegou e, com ele, a festa mais popular do Brasil. Seja em bloquinhos de rua, nas passarelas das avenidas, em trios elétricos ou em uma viagem, o essencial é curtir a folia sem deixar de cuidar do corpo e da saúde. Por isso, a Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga e professora da Associação Brasileira de Nutrologia traz algumas dicas para curtir um carnaval de maneira saudável:

Não abuse do álcool:

Além das calorias e do açúcar, algumas bebidas alcoólicas possuem elevada quantidade de sódio – que em excesso prejudica a circulação sanguínea.Independentemente do teor alcoólico, as bebidas mexem com o organismo, acometem o fígado, desregulam o sono e aumentam a vontade de alimentos mais gordurosos, além de causar desidratação. O mais recomendável é não beber, mas caso faça uso, reduza os danos: tente alternar a bebida alcoólica com bastante água. Procure ingerir de 2 a 3 litros de água por dia; você também pode investir na água de coco, chás gelados, água saborizada com frutas naturais e ervas”, diz a Dra. Marcella.

Não fique longos períodos em jejum:

O ideal é realizar três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar), além de pequenos lanches nos intervalos. Muitos bloquinhos têm início pela manhã e duram até tarde, logo, um café da manhã reforçado se faz necessário, pois é preciso energia para acompanhar tanta movimentação. “Invista em alimentos ricos em fibras e proteínas que darão a energia necessária para o corpo. Para isso, capriche em frutas, cereais, ovos, pão integral, iogurte natural e vitaminas”, sugere a nutróloga.

Coma vegetais verde-escuros:

Alimentos como couve, brócolis, rúcula e agrião atuam no processo de desintoxicação, auxiliando o funcionamento do fígado. Portanto, são boas pedidas na luta contra a ressaca.

Evite frituras:

Evite ingerir frituras e alimentos gordurosos. Além de prejudicar a digestão, eles provocam sono, estufamento e moleza, atrapalhando quem quer aproveitar a festa.

Evite os alimentos ultraprocessados:

A alta ingestão de salgadinhos empacotados, refrigerantes e carnes processadas que contêm poucos nutrientes e muitos conservantes e geralmente uma quantidade excessiva de sódio, estão relacionadas ao risco elevado de disfunções metabólicas e alguns tipos de câncer.Nas festas, troque os alimentos ultraprocessados por opções mais naturais; se possível, leve frutas e snacks saudáveis para os locais das festividades”, complementa.

Cuidado com alimentos facilmente perecíveis:

Assim como os frutos do mar, a maionese e os molhos estragam facilmente, ainda mais quando não estão mantidos sob temperatura correta”, explica a médica. Por isso, evite consumir lanches naturais ou frutos do mar fora de casa, afinal, você não quer ser pego por uma intoxicação alimentar e estragar sua folia, não é?

Atente-se às condições de higiene dos locais em que você se alimenta:

Como se trata de uma festividade em que se passa grande parte do tempo na rua, é natural que alguns alimentos sejam comidos fora de casa, mas tome cuidado. “Evite se alimentar em lugares dos quais você não conhece a procedência. Certifique-se de que os alimentos tenham sido conservados adequadamente; além disso, os manipuladores devem estar devidamente uniformizados e com as condições adequadas de higiene”, finaliza a Dra. Marcella Garcez.

DRA. MARCELLA GARCEZ:

Médica Nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN. A médica é Membro da Câmara Técnica de Nutrologia do CRMPR, Coordenadora da Liga Acadêmica de Nutrologia do Paraná e Pesquisadora em Suplementos Alimentares no Serviço de Nutrologia do Hospital do Servidor Público de São Paulo.

HOLDING COMUNICAÇÕES

Maria Claudia
E-mail: maria.claudia@holdingcomunicacoes.com.br
Fone: (11) 20617919

Tags:, , , , , , , ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria