Yoga: comece o ano com boas vibrações

Pensamentos positivos para iniciar 2012 com o pé direito

O ano de 2013 está iniciando e é natural a busca do ser humano pelo equilíbrio e boas energias. Um bom auxílio para esta reflexão interior é o Yoga, prática milenar que trabalha corpo e mente de maneira complementar.  

Para quem pensa que Yoga é a execução de posições difíceis e quase contorcionistas, a professora Kali Ananda, da Academia FIT, preparou uma sequência de exercícios simples que prometem quebrar este preconceito. Com os exercícios propostos, a professora ensina a deixar para trás a negatividade para começar 2012 com o pé direito:

Aquiete-se com a respiração

Em primeiro lugar, respire! Respire profundo e observe-se… Pode ser em pé, pode ser sentado, onde você estiver. Traga a sua atenção ao momento presente e faça algumas respirações longas, nasais e silenciosas. Essas respirações suaves vão lhe proporcionar aquietamento interno e, quando isso acontecer, traga um sincero sorriso de dentro para fora.

Livre-se das tensões

Faça movimentos circulares com os ombros, primeiro para trás. Inspirando, comece a subir os ombros. Ao expirar, desça-os, sempre com movimentos amplos, suaves e conscientes. Sinta como se estivesse saindo um “peso” dos seus ombros. Carregamos muitas das nossas tensões e preocupações diárias nos ombros e na região do pescoço e, quando fazemos estes movimentos, além de aliviar as tensões musculares acumuladas, aliviamos também tensões da mente. Para finalizar, faça um último ciclo: ao inspirar, eleve os ombros. Ao expirar, vá descendo-os, exalando um “Ah!” de alívio pela boca. Sinta esse “Ah!” sair do centro do peito, eliminando mágoas, raivas e todas as energias que você não precisa carregar para o próximo ano.

Diga adeus à ansiedade

Em pé, com pés afastados um pouco mais que a largura dos quadris, solte os braços ao lado do tronco e inicie um movimento para os lados, como se fosse olhar para trás, mas sem tirar os pés do lugar. Olhe por toda a sua volta, movimentando os braços bem soltos, gire o pé do lado contrário ao que você vai. Esse movimento é chamado, “Hastinasana” e libera tensões do corpo, além de aliviar a ansiedade. Executando o “Hastinasana” você vai se sentir bem mais leve!

Purifique-se

Agora, vamos a uma técnica de purificação interna, que no Yoga chamamos de “Kriyas“. O “Sopro Ha” é uma delas. Afaste os seus pés em uma medida de cerca de quatro palmos, mantenha os pés paralelos e firmes no chão. Imagine um buraco com fogo à sua frente. É nesse fogo que você irá transmutar a negatividade de 2011 para a positividade de 2012. Imagine tudo aquilo que deu errado, mentalize as mágoas, raivas, os sentimentos que lhe fizeram mal neste ano que está acabando. A cada expiração, faça um “Sopro Ha“, que deverá vir do centro das emoções (que fica na região um pouco acima do seu umbigo, no “Manipura Chakra“), fazendo contrair a musculatura abdominal. Junto com esse “Sopro Ha”, você vai jogar neste buraco de fogo imaginário um a um desses sentimentos negativos e energias que não te fazem bem. E, junto com suas inspirações, faça o contrário: mentalize tudo aquilo que te faz bem, o que você quer para este próximo ano. Mentalize paz, amor, alegria, sucesso, felicidade, sorte, enfim, toda a positividade para 2012 e para os próximos anos de sua vida. Absorva a positividade, deixando que só ela circule dentro de você!

Fazemos a seguinte movimentação junto com a respiração:

Mantendo os pés no afastamento de quatro palmos, inspire profunda e lentamente elevando braços pelas laterais. Com os pulmões cheios, retenha o ar por alguns instantes. Exalando um sopro “Ha!” vigoroso pela boca, desça braços e tronco à frente, dobrando um pouco os joelhos para não machucar a coluna. Inicie um novo ciclo inspirando, elevando braços pelas laterais, retendo com pulmões cheios e depois descendo braços e tronco à frente, no “Ha!” vigoroso. E, assim, você continua no seu ritmo, fazendo as suas mentalizações positivas ao inspirar e negativas ao expirar. Jogue toda a negatividade no seu “fogo transmutador“!

 Concentre-se em seus objetivos

Sente-se em uma postura confortável. Pode ser com as pernas cruzadas, pode sentar em uma almofada, pode ser numa cadeira, sempre crescendo a partir de sua coluna. Pouse as mãos sobre os joelhos, deixe o queixo paralelo ao chão e então feche serenamente seus olhos. Concentre-se em sua respiração, trazendo a atenção ao momento presente. Faça respirações longas, nasais, tranquilas e suaves. Relaxe músculos da face e solte maxilares, mantendo sua expressão serena. Para meditar, primeiramente concentre-se em sua respiração. Depois, mentalize algo que você gostaria muito que acontecesse em 2012. Visualize isso acontecendo, com riqueza de detalhes, cores vivas e brilhantes. Perceba-se feliz por isso estar acontecendo. Envolva esta imagem em uma bolha cor-de-rosa, a cor da amorosidade. Jogue esta bolha com a sua imagem para os céus. Solte o seu desejo! A partir de nossas mentalizações, começamos a movimentar as forças do Universo e nos programamos pra criar oportunidades para que nossos desejos possam se tornar realidade. Mentalize, programe-se e concretize!

Namastê!

Para terminar sua prática, posicione as mãos em forma de prece, unidas diante do coração. Entoe o som da criação, o mantra “Om“, por três vezes, de forma contínua, nas expirações. Sinta a vibração que este som te traz, trazendo calma e tranquilidade. Traga novamente um sincero sorriso, vindo de dentro para fora, sinta-se em paz consigo mesmo, sinta-se feliz por ser quem você é!

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BUENOS AIRES CPP LTDA
Fernanda Fraga
E-mail: fernanda@literallink.com.br
Fone: (41) 30152222

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