Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, o tabagismo aumenta o risco de complicações de dezenas de doenças, em especial, as cardiovasculares isquêmicas infarto do miocárdio e derrame cerebral, doenças respiratórias (bronquite e enfisema) e diversos tipos de câncer.
O tabaco causa diferentes tipos de inflamação e prejudica os mecanismos de defesa do organismo.
Por esses motivos, os fumantes têm maior risco de infecções por vírus, bactérias e fungos. Os fumantes são acometidos com maior frequência de infecções como sinusites, traqueobronquites, pneumonias e tuberculose.
Pelo exposto, podemos dizer que o tabagismo, por sua vez, é fator de risco para a Covid-19. Devido a um possível comprometimento da capacidade pulmonar, o fumante possui mais chances de desenvolver sintomas graves da doença.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ao levar as mãos não higienizadas à boca para fumar, pode-se contrair o vírus. Tabagistas têm seu sistema respiratório prejudicado pelo fumo, e, portanto, se infectados pelo Corona vírus, podem ter sua saúde ainda mais ameaçada.
Por outro lado, ao deixar de fumar, os benefícios à saúde são imediatos, pois após 12 a 24 horas sem fumar os pulmões dos fumantes já funcionarão melhor.
Além de evitar aglomerações, lavar as mãos com água e sabonete ou usar álcool em gel para higienizá-las, não compartilhar objetos pessoais, manter ambientes bem ventilados para prevenir o contágio pelo coronavírus, é muito importante PARAR DE FUMAR pode reduzir o risco de desenvolver a forma mais severa da Covid-19.
CUIDE DA SUA SAÚDE: PARE DE FUMAR
Saiba mais:
Para mais informações sobre as ações do INCA, sobre o coronavírus e o tabagismo, cesse:
https://www.inca.gov.br/noticias/inca-contra-coronavirus
https://www.inca.gov.br/noticias/inca-alerta-para-os-riscos-da-relacao-entre-tabagismonarguile-e-coronavirus
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL
Muito bom o esclarecimento. Parabéns!
Comentário por: Jessica Miranda — 3 de março de 2021 @ 16:23