Liderança é uma característica nata ou pode ser desenvolvida ?

Diretora de RH fala sobre liderança e as necessidades do mercado para este perfil de profissional. “Honestidade e comprometimentos são as características chaves de um bom líder”, diz a especialista

O mercado tem valorizado cada vez mais colaboradores com perfil de liderança, paciência e comprometimento com a Organização, podendo assim liderar sua equipe de forma eficaz, transformando o grupo em uma equipe que gera resultados. Mais que habilidades técnicas, o mercado procura profissionais que possam desenvolver interação de grupo, gestão de sua área e ainda capacidade de superação, ou seja, enfrentar crises e tirar proveito disso. Mas será que a liderança é uma característica particular ou pode ser construída ?

Segundo, a diretora de Recursos Humanos da Proton Consultoria, Sônia Nakabara, o perfil de liderança se baseia em 4 características fundamentais:

Carisma,

Facilidade para comunicação,

Transmitir idéias com clareza e

Combater os desafios.

Com esses diferenciais o profissional terá mais facilidade para se tornar um líder positivo. Vale ressaltar, que tudo depende de outros fatores, como o ambiente de trabalho, caráter e relacionamento interpessoal”, explica enfatizando, que qualquer pessoa pode se tornar um bom líder.

Basta explorar o potencial de cada pessoa e desenvolver da forma correta para que aflore no dia a dia. O líder nato é aquele que se sobressai nas atividades em grupo, enxerga com antecedência o que deve ser feito, consegue motivar, passar valores para o grupo, assim como transmitir confiança e comprometimento de cada um de sua equipe”, esclarece

Para Sônia, este assunto é de fundamental importância para os gestores, pois interfere diretamente no sucesso da equipe e nos resultados almejados pela Organização. É uma tarefa de grande responsabilidade, pois instiga a motivação e projeção de crescimento em cada profissional. “ Liderar com eficiência é influenciar a equipe de forma ética e positiva para que alcance os objetivos traçados e consiga voluntariamente gerar resultados para a empresa”, diz.

Mas qual será o perfil ideal de profissional que o mercado busca hoje ? Segundo Sônia, a necessidade atual pede um profissional mais participativo dentro do processo. “Hoje fala-se muito em liderança compartilhada, que consiste em formar uma equipe engajada e ativa na tomada de decisões e não apenas executando as ações. A base é o diálogo, responsabilidade e comprometimento para que a equipe contribua efetivamente na conquista de resultados”, pontua Nakabara.

Ela esclarece também, que independente da posição hierárquica que o profissional ocupe dentro da empresa, é fundamental que se destaque, assuma responsabilidades e demonstre interesse em solucionar problemas. “As empresas querem profissionais com capacidade de identificar a causa de conflitos, soluções para resolver e maturidade para conduzir um grupo na mesma direção”, conclui.

Sobre a Proton: Empresa especializada na prestação de serviços em Recursos Humanos, voltada para todos os perfis de profissionais com um banco de dados de mais 50 mil currículos. Atua em todo o território nacional, desenvolvendo consultoria e projetos na área de TI, setor administrativo, gerencial e também de Executive Searching para empresas de médio e grande porte em todos os segmentos. Idealizou o projeto Diversidade, que reforça a preocupação social no mercado de trabalho, como o PCD (que atua com a inserção do deficiente) e o ProtoNegro (voltado para a ampliação dos negros no mercado de trabalho).

KB! Assessoria em Comunicação
Fone: (11) 4332.9808 / 7810.7520 / 7192.3350 / 9889.6394
E-mail: Fernanda Merlo – fernanda@kbcomunicacao.com.br
E-mail: Ariete Marques – atendimento@kbcomunicacao.com.br

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria