Lanches saudáveis para as crianças na volta às aulas

Criatividade na elaboração dos pratos estimula o consumo de alimentos saudáveis; Beneficência Portuguesa de São Paulo dá dicas para compor a lancheira escolar

O período escolar está de volta e é hora de pensar nos lanches para as crianças levarem às aulas. Para ajudar os pais a driblar a costumeira preferência dos pequenos por guloseimas sem muito valor nutricional, Viviane Chaer Borges, nutricionista do Ganep e da Beneficência Portuguesa de São Paulo (www.bpsp.org.br), dá dicas de merendas saudáveis e saborosas.

O importante é variar as opções, para suprir diferentes necessidades do organismo sem que as crianças enjoem dos lanches. Os alimentos caseiros normalmente são a melhor opção, por serem mais nutritivos. Porém, nem todos os alimentos industrializados devem ser considerados vilões. Os sucos de caixinha, por exemplo, além de práticos, são melhores para levar na lancheira do que os sucos naturais, que podem oxidar até o momento do consumo.

Os alimentos que, de fato, devem ser evitados, são aqueles com excesso de conservantes e adição de sal e açúcar. Bolachas doces, recheadas, salgadinhos, frituras – coxinha, croquete, pastel – doces em excesso, refrigerantes; balas e chicletes devem ficar de fora.

Como alternativa para estimular o consumo de alimentos saudáveis pelas crianças, a nutricionista propõe criatividade na elaboração dos lanches e um cardápio diversificado. Abaixo, confira as sugestões da especialista para lanches práticos e saborosos, que agradam até o paladar dos pequenos mais exigentes. As opções foram elaboradas considerando a qualidade e valor nutricional dos alimentos, mas a quantidade dependerá do peso corpóreo da criança, de sua necessidade energética diária e da quantidade de refeições ingeridas por dia.

Dicas de lanches infantis

Opção 1 = 355 Kcal

Opção 2 = 400 Kcal

Opção 3 =  340 Kcal

Opção 4 = 420 Kcal

Opção 5 =  320 Kcal

Opção 6 = 432 Kcal

Receita – Bauru de Forno  Massa:

Recheio:

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador e coloque em uma forma untada. Por cima, acrescente o recheio alternadamente. Asse em forno médio, por cerca de 30 minutos.

Beneficência Portuguesa de São Paulo  

Com 152 anos completados em 2011, a Beneficência Portuguesa de São Paulo é um dos maiores complexos hospitalares privados da América Latina, com alcance de atendimento de 1,5 milhão de pessoas por ano e excelência em cardiologia, transplantes, neurologia, gastroenterologia, urologia, ortopedia e oncologia. Em 2007, foi inaugurado o Hospital São José, projetado para ser referência em oncologia, cardiologia, ortopedia e neurologia, com diferenciais em tecnologia e hotelaria hospitalar.

Ψ

Tags:, , , ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria