Dicas para o Carnaval: proteção para os ouvidos

Em tempos de Carnaval, muito se fala em proteção contra doenças sexualmente transmissíveis, herpes, desidratação, entre outros males comuns a essa época. Porém, nessa época, os foliões devem redobrar cuidados também com a saúde dos ouvidos.

O fato de uma perda auditiva ser indolor, gradual e levar tempo para ser diagnosticada faz com que as pessoas não deem a atenção devida para a audição”, alerta Marilisa Zavagli, fonoaudióloga da Phonak.

Seja para quem frequenta blocos de rua, carnaval de salão, trios elétricos ou desfiles de escolas de samba, as medidas para proteger os ouvidos do barulho intenso são as mesmas. O barulho e som alto muitas vezes ultrapassam 120dB (existem trios elétricos que chegam até 135dB!) e estão combinados à exposição prolongada ou constante.   O barulho intenso e exposição prolongada ultrapassam os níveis seguros para a saúde da audição. “Sempre relacionamos tempo e nível de exposição sonora quando pensamos no risco para os ouvidos. Nesse período, ficamos expostos a sons mais altos por mais tempo. Deveríamos nos expor a apenas 6 minutos a um som de 120dB. Claro que ninguém fica atrás de um trio por apenas este período”, diz ela.

O problema da exposição constante a níveis como esses, segundo a especialista, é que pode resultar numa lesão das células responsáveis pela audição, que é irreversível. “Zumbido e perda auditiva são os resultados dessa exposição indevida. por esse motivo é melhor estar atento aos sinais”, alerta.

Para ajudar os foliões, Marilisa dá algumas dicas:

Protetor auricular

O protetor não deve incomodar. Como qualquer nova situação, nossa tendência é o estranhamento, seja pela estética ou adaptação ao uso. “Do ponto de vista estético depende do modelo do protetor. Existem protetores que ficam aparentemente invisíveis. Como culturalmente não temos esse costume, é mais forte a reação dos outros quanto à utilização. Talvez pequenas mudanças de atitude possam ser o primeiro passo para mudar esse contexto. Valorizar a saúde é importante e quase sempre deixamos a saúde auditiva de lado”, afirma Marilisa Zavagli.

Existem protetores universais que podem ser adquiridos prontos para o uso e protetores que são feitos sob medida. “Esses últimos, por serem personalizados, tendem a ser mais confortáveis e esteticamente mais aceitos. É possível a confecção com filtros que geram melhor conforto na percepção da informação, e ao mesmo tempo, tem a função de proteger a audição”, diz ela, lembrando que a Phonak produz esse tipo de protetor.

Mas se a decisão da pessoa é de se expor sem proteção, a fonoaudióloga avisa que alguns aspectos devem ser considerados: “Sensação de ouvido tapado, zumbido (apito), pressão, dor e dificuldade para entender o que é falado são alguns dos sintomas.” Nesse sentido, ela sugere que a pessoa procure um otorrinolaringologista, o médico especialista em audição. “Se for necessário, é esse o profissional que faz o encaminhamento para uma avaliação audiológica”, conclui.

Para conhecer melhor os limites da exposição aos sons, as pessoas podem se orientar pela tabela abaixo:

Intensidade Exemplo Limite de exposição

40dB  biblioteca silenciosa ilimitado
65dB  fala normal ilimitado
75dB conversa alta ilimitado
85dB  trânsito 8 horas
100dB  buzina de carro 1 hora
120dB  casa noturna – trio elétrico – salões de baile 6 minutos
140dB decolagem de avião 0 minutos

ADS ASSESSORIA DE COMUNICAÇÕES LTDA.
Vera Santiago
E-mail:ads@osite.com.
Fone: (11) 50903016

Tags:, ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria