O cuidado com a pele começa pela alimentação

Alimentação saudável, com antioxidantes naturais, colabora para a manutenção da pele viçosa ao longo da vida, esclarece a nutricionista do Fleury Medicina e Saúde, Cinthia Yumi Yabuta  

Inúmeros fatores influenciam o aspecto da pele. Há os intrínsecos, como os genéticos, os hormonais e a idade; e os extrínsecos, como exposição aos raios UV, o hábito de fumar, o consumo excessivo de álcool e a má nutrição. Segundo a nutricionista do Fleury Medicina e Saúde, Cinthia Yumi Yabuta, para se ter uma pele mais saudável, é importante ter uma dieta equilibrada rica em vitaminas, minerais e antioxidantes, principalmente em carotenóides, flavonóides, zinco e vitaminas A, C e E. “Os antioxidantes atuam contra os radicais livres e têm efeitos fotoprotetores, prevenindo o envelhecimento da pele”, afirma.  

De acordo com Cinthia, as evidências científicas sugerem que a interação entre os nutrientes – e não sua ação isoladamente – está relacionada com a aparência da pele. “Um exemplo disso é o fato de a vitamina C atuar na regeneração da vitamina E, que possui efeito fotoprotetor”, explica a nutricionista.  

Apesar de alguns estudos demonstrarem benefícios com a suplementação de vitaminas, Cinthia ressalta que, na maioria dos casos, esse recurso não é indicado, pois é possível obter as quantidades necessárias desses nutrientes a partir de uma alimentação saudável. Além disso, seu consumo excessivo pode causar efeitos colaterais e até mesmo aumentar o efeito oxidativo, capaz de acelerar o envelhecimento cutâneo. ”O melhor é manter uma alimentação equilibrada rica em substâncias com ação antioxidante”, orienta a nutricionista.  

O consumo de pelo menos dois litros de água por dia é essencial para a manutenção de uma pele com brilho e elasticidade, de acordo com Cinthia. Ela explica que a água participa da incorporação e do aproveitamento de algumas vitaminas e minerais. Uma boa dica é andar sempre com a garrafinha de água, observando o consumo durante o dia. Sucos, chás e água de coco também auxiliam a hidratação. “Prefira sempre os sucos naturais ao invés dos industrializados, uma vez que possuem mais nutrientes e não contêm conservantes e corantes”, ressalta.  

Cinthia sugere a incorporação de alguns alimentos à dieta para contribuir com a manutenção do viço da pele. As principais fontes de nutrientes que influenciam no aspecto da pele foram listadas a seguir pela especialista:  

Nutriente Fontes alimentares 

Vitamina A 

 

Origem animal: queijo, manteiga, ovos, fígado e alimentos enriquecidos (ex: leite enriquecido)
Origem vegetal: vegetais folhosos (ex: espinafre, brócolis) e vegetais amarelos (abóbora, cenoura,  damasco)
Vitamina C Frutas em geral, principalmente as cítricas (ex: acerola, kiwi, mamão, laranja, caju, goiaba, morango) e hortaliças (ex: repolho, brócolis, tomate, pimentão) Vitamina E Óleos vegetais, folhosos, grãos integrais, sementes e oleaginosas 
Zinco Frutos do mar, aves, carnes. Leguminosas e grãos, apesar de conterem este mineral, seu aproveitamento não é tão efetivo quanto o dos alimentos de origem animal.
Carotenóides Alguns se transformam em vitamina A. Vegetais folhosos, cenoura, tomate, abóbora, manga, espinafre, couve, melancia.
Flavonóides Chá verde, uva, nozes, morango, maçã. 

 Sobre o Fleury Medicina e Saúde  
De um pequeno laboratório de análises clínicas para o maior centro de medicina diagnóstica do País. O Fleury oferece mais de 3.000 diferentes testes em 37 diferentes áreas da medicina, entre eles exames de análises clínicas e de imagem, como raios-X, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e mamografia, capilaroscopia, densitometria óssea, eletroencefalografia, eletroneuromiografia, motilidade gastrointestinal e polissonografia; além de outros exames diagnósticos em especialidades médicas como cardiologia, gastroenterologia, ginecologia, medicina fetal, medicina nuclear, neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, oncologia, pneumologia, reumatologia e urologia.

 Seu renomado serviço de Check-up ampliou-se, oferecendo soluções desenhadas para empresas e clientes individuais, além de produtos diferenciados como o Check-up Fitness, para atletas iniciantes ou profissionais, e o Check-up do Viajante, para aqueles que pretendem viajar para localidades de risco.

 Indo além da área diagnóstica, o Fleury implantou o serviço de vacinação e inovou, criando o núcleo de aconselhamento genético, para detecção de risco para doenças genéticas e oncológicas.  Lançou ainda o serviço de Promoção de Saúde, que corresponde a uma primeira parte de uma série de outros serviços médicos complementares que, juntos, permitirão atender aos clientes empresariais e individuais de forma integrada.

 O Fleury oferece conforto e eficiência. São 21 unidades de atendimento localizadas nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP), Barueri (SP), Campinas (SP), Jundiaí (SP) e Rio de Janeiro (RJ), além de Brasília (DF).

A4 COMUNICAÇÃO LTDA.
Ana Paula Sartori
E-mail: anasartori@a4com.com.br
Fone: (11) 38974122

Tags:, , , , , , , ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria