Dicas: Como tratar as varizes no verão

Cirurgião vascular do HCor dá dicas de como tratar as varizes para o verão.
Conheça algumas orientações para prevenir varizes, doença que afeta 38% da população brasileira

Sensação de pernas pesadas, dores, queimação, cansaço e edemas ao redor do tornozelo. Esses são alguns sintomas das varizes, problema que afeta 38% da população brasileira, sendo que a incidência em mulheres é maior do que no homem. A explicação pode estar nas alterações hormonais pertinentes às mulheres, e, principalmente, nas gestações, quando o aumento do útero dificulta o retorno do sangue venoso.    

Segundo o cirurgião vascular do HCor, Gilberto Narchi Rabahie, as varizes aparecem quando as válvulas venosas – por onde o sangue retorna das extremidades do corpo para o coração – perdem a elasticidade e dilatam de modo a não conseguir mais cumprir sua função. O sangue passa, então, a refluir, o que provoca mais dilatação e refluxo, levando à formação de varizes. “Uma vez dilatadas, sua função fica comprometida e pode levar a sintomas como dor, cansaço, inchaço, peso nas pernas e cãibras, devido à retenção do sangue nestas veias com dilatação. Além destes sintomas, o paciente tem também um desconforto estético”, explica o cirurgião vascular do HCor.  

Do ponto de vista estético vale ressaltar que as varizes criam até limitações em relação à escolha da roupa, no sentido de evitar trajes mais curtos que exponham muito as pernas. No verão deste ano, por exemplo, em que a principal tendência de moda feminina são os shorts bem curtos, as varizes evitaram que muitas mulheres seguissem o dress code da estação.

Além da tendência genética, os motivos principais para a ocorrência de varizes são excesso de peso, gestações e o uso de anticoncepcionais, bem como terapias de reposição hormonal e algumas atividades de trabalho que demandam longos períodos em pé ou sentado. A hereditariedade é apontada como fator preponderante para o aparecimento do problema, pois a pessoa já nasce com maior propensão de dilatação das veias.

O tratamento das varizes é fundamental, não somente para a melhora estética e dos sintomas, mas principalmente para evitar maiores complicações. “Hoje, existem as mais modernas tecnologias como o Laser Vascular, que torna a cirurgia de correção de varizes menos invasiva. Na cirurgia com Laser as veias não são removidas, mas cauterizadas, trazendo benefícios como redução do trauma cirúrgico, proporcionando excelente recuperação pós-operatória e o retorno às atividades habituais é mais precoce do que a técnica convencional”, explica o Dr. Rabahie.  

O procedimento correto para quem tem varizes é procurar um cirurgião vascular, para diagnosticar qual é o melhor tratamento indicado. Caso haja alguma contra-indicação ao procedimento cirúrgico, medidas paliativas podem ser aplicadas como uso de meias elásticas compressivas e medicações que melhorem o retorno venoso. As meias elásticas são uma ótima iniciativa pois servem para diminuir os sintomas e o inchaço. “As meias indicadas são as de média compressão e devem ser colocadas pela manhã antes mesmo de descer da cama, ou após um repouso de 5 a 10 minutos caso não as coloque antes de levantar”, declara o cirurgião.

Algumas medidas podem ajudar a prevenir as varizes como a prática de exercícios físicos regularmente, ter uma alimentação saudável, evitar o sobrepeso, controlar o uso prolongado de hormônios, não fumar, elevar os membros inferiores sempre que possível e o uso de compressão elástica (meias elásticas). “Os fatores genéticos e hereditários não podem ser ignorados, pois são fatores que também influenciam no desenvolvimento de varizes”, afirma o cirurgião vascular do HCor.

Existem formas simples de se prevenir das varizes, basta apenas mudar alguns hábitos:

TARGET ASSESSORIA DE COMUNIC. S/C LTDA
Rafael Ernandi
E-mail: rafael@targetsp.com.br
Fone:(11) 30630477

Tags:, ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria