A função dos cílios e a saúde do olhar

O olhar sob dois pontos de vista

A Saúde  

A função dos cílios e a saúde do olhar  

Os cílios podem parecer um pequeno detalhe dos olhos ou mesmo do rosto, mas na verdade, é um detalhe que faz toda a diferença. Os cílios têm grande importância para a saúde dos olhos: além de embelezarem o olhar, são também protetores naturais. Por isso, quando o assunto é desenvolver técnicas, produtos e tratamentos relacionados a esta parte do rosto, todo cuidado é pouco. “Sabemos das inúmeras novidades que surgem a cada dia, mas sempre tentamos destacar a importância das pessoas optarem pelo uso de produtos aprovados pelas agências regulatórias e com a devida comprovação científica, fabricados por empresas com tradição e que já estão presentes no mercado há um tempo, para que, além da beleza, elas consigam manter a saúde dos olhos, que é crucial”, explica a Dra. Rosana Cunha, oftalmologista e ex-presidente da Sociedade Brasileira e Latino Americana de Oftalmologia Pediátrica.  

Os cílios têm um importante papel de proteção dos olhos contra os agentes externos que podem ser nocivos, como sujeira, micro-organismos, luz solar excessiva, entre outros. Eles formam uma barreira natural que é capaz de ajudar a manter a saúde ocular.  

Além disso, os cílios também possuem uma sensibilidade semelhante aos bigodes de animais, como os gatos, que fazem com que os olhos se fechem ao detectarem a aproximação de algum objeto. O ato de piscar é também um mecanismo de defesa, além de essencial para que ocorra uma distribuição correta da lágrima, responsável pela lubrificação e limpeza dos olhos.  

Segundo a Dra. Rosana Cunha, “uma curiosidade é que os cílios não são como os cabelos. Eles possuem textura diferente, são mais espessos que os cabelos e, normalmente, não se tornam grisalhos com a idade. Na pálpebra superior, os cílios podem estar dispostos em 2 a 3 linhas, com aproximadamente 100 a 150 pelos, e estão muito próximos a uma parte delicada do rosto, os olhos”.  

Com o processo de envelhecimento, os cílios também podem diminuir em quantidade ou mesmo em qualidade, ficando mais finos e quebradiços. Os cílios são reconhecidos como símbolo de beleza e feminilidade e, desta forma, sua diminuição (hipotricose) pode estar associada à perda de atratividade. Isso explica o grande interesse e fascínio que os produtos para tratamento dos cílios exercem nas mulheres.  

Recentemente, entre as novidades disponíveis no mercado, a Allergan lançou LATISSE®, primeiro e único medicamento voltado para o tratamento dos cílios, que proporciona uma mudança real em longitude, espessura e escurecimento, proporcionando cílios mais longos, grossos e escuros. O produto, aprovado pelo Food and Drug Administration (FDA) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pode ser encontrado nas farmácias de todo o país e obtido com prescrição médica.  

Dra. Rosana ressalta: “Existem muitas dúvidas sobre o uso do novo produto para o tratamento dos cílios e até certa confusão com o uso da mesma substância para o tratamento de glaucoma. É extremamente importante reforçar que são duas indicações completamente diferentes em forma de aplicação e posologia e, portanto, com perfis de eficácia e segurança também distintos. LATISSE® deve ser aplicado de forma tópica, na margem da pálpebra superior e, para garantir a aplicação adequada, traz em sua embalagem pincéis descartáveis, desenvolvidos especialmente para o uso do produto. A correta aplicação é essencial para o sucesso do tratamento, tanto do ponto de vista estético quanto em relação à saúde dos olhos”, explica a médica.

A Beleza

Beleza dos cílios  

A vaidade e a preocupação com a aparência atravessam os tempos. Nesse contexto, a região dos olhos sempre teve destaque e ganhou ainda mais atenção com as mudanças culturais e comportamentais ao longo dos anos. Os olhos oferecem fascínio e o olhar é cada vez mais valorizado com maquiagens e artifícios específicos para esta região do rosto.  

Atualmente, são diversas as alternativas disponíveis para realçar os cílios, entre as quais pode-se destacar os cílios postiços, transplante de cílios, permanente e máscara para cílios.

Em todos os produtos e/ou procedimentos, o objetivo principal é um só: fazer com que os cílios fiquem mais longos e chamativos e, com isso, proporcionem um olhar mais feminino e atraente, impossível de não ser notado.  

A busca por olhos perfeitos é incansável e, em alguns casos, as mulheres se sujeitam a irritações na pele devido à cola dos cílios postiços ou do produto usado na permanente. Para elas, o que importa é conseguir o efeito desejado e, muitas vezes, arriscam a segurança de uma parte tão sensível do rosto como é a região dos olhos”, explica a Dra. Denise Steiner, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).  

A médica complementa: “É muito importante que antes de iniciar qualquer tratamento estético as mulheres procurem o seu médico de confiança e conversem com ele sobre o que pretendem fazer. Eles com certeza irão informá-las dos prós e contras e poderão ajudar nesta decisão”.  

Entre as novidades recentes no país, está LATISSE®, produto inovador que estimula o crescimento, espessura e coloração dos cílios de maneira natural. Ele atua justamente na etapa de crescimento dos cílios, chamada anágena e, com isso, esta fase fica mais prolongada além de estimular um maior número de folículos para produzir pelos. Desta forma, os cílios ficam mais longos, grossos e escuros, deixando os olhos mais realçados e atraentes.  

O tratamento para os cílios chega para complementar os procedimentos que já são realizados nos consultórios voltados para a estética e rejuvenescimento facial com o uso da toxina botulínica tipo A, preenchedores de ácido hialurônico, laser e peelings, entre outros. A combinação destas técnicas resulta em uma aparência mais rejuvenescida e um olhar ainda mais atraente.  

O olhar ao longo do tempo  

O efeito no olhar desejado pelas mulheres sofreu modificações através dos tempos, paralelamente às mudanças nos comportamentos sociais, na história e na moda.

Nos anos 30, por exemplo, período em que existia uma elegância refinada, as sobrancelhas eram depiladas e refeitas com lápis em traços finos. Nas pálpebras era utilizada maquiagem e os cílios eram usados bem curvados com máscara para cílios.  

Já no período do pós-guerra, nos anos 40, apesar da ausência de produtos ou matérias-primas voltados à estética, as mulheres tinham os seus truques para manterem a feminilidade e continuavam interessadas em uma aparência mais bela. Alguns fabricantes de maquiagem chegaram a recarregar as embalagens porque o metal para fabricar os invólucros estava sendo utilizado na indústria bélica, mas não poderiam deixar de produzir as maquiagens que ainda tinha um público ávido por adquiri-las.  

Nos anos 50, a beleza e a feminilidade voltam a ter grande importância e assumem um tom de esplendor. Nesta época, a maquiagem ficou em alta, principalmente para a região dos olhos, com diversas criações e reformulações de produtos para valorizar o olhar como sombras, lápis para os olhos e sobrancelhas, delineador e a sempre presente máscara para os cílios.  

Nos anos 60, o olhar passa a ser o ícone da feminilidade. A maquiagem nos olhos começa a ficar ainda mais forte com o uso de cores como o rosa choque, violeta, verde e dourado, tornando-se cada vez mais essencial e voltada para o público jovem. A tendência da maquiagem são os olhos bem marcados de forma ousada, beirando a inocência e a irreverência ao mesmo tempo. O uso de cores cada vez mais vivas marca o início da cultura pop americana, que iria se expandir por diversos países, juntamente com a busca pela liberdade de expressão, sexual e de opinião.  

Os anos 70 são marcados pelo desejo de liberdade e a vontade de definir o próprio estilo de vida. Nesta década, a maquiagem nos olhos atinge o status de “originalidade” e passa a ser usada de forma individual, valorizando os desejos e ambições de cada pessoa. Os olhos continuam com cores fortes e o uso de máscara para cílios e delineadores para destacá-los fica bastante acentuado.  

Já na década de 80, as mulheres passam a cuidar ainda mais do corpo e ganhar músculos, como uma representatividade de força, simbolizando o início de uma era em que o sexo feminino não poderia mais fraquejar. A maquiagem é realçada com o uso de batom vermelho e blushes cor de tijolo; as máscaras para os cílios, além de serem à prova d’água, ganham novas cores, em tons verde e azul.  

Nos anos 90, o culto ao corpo chega a proporcionar uma aparência muito magra e quase andrógina em algumas mulheres símbolo desta década. A apatia misturada com um tom de protesto também está na maquiagem, que passa a ser quase imperceptível. Nos olhos, uma expressão mais pesada, com cores que remetem a tons melancólicos; mesmo a máscara para cílios é utilizada de forma mais discreta.  

Ano 2000 até os dias atuais – O tão esperado ano 2000 chegou e junto com ele uma era marcada por inovações. O culto à beleza, à saúde e a busca incessante pela juventude tornaram-se marca registrada do início do século XXI. O olhar está mais marcante do que nunca, realçado com o uso de produtos desenvolvidos para todos os tipos de pele, com cores para todas as tendências do ano, produtos à prova d’água, com cremes reparadores e revigorantes, entre outros atributos – tudo para tornar o olhar ainda mais encantador.  

BURSON MARSTELLER S/C LTDA
Regina Ielpo
E-mail: regina.ielpo@bm.com
Fone: (11) 30942245

Tags:, ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria