Amenizando os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável

Mudança na dieta pode amenizar sintomas da Síndrome do Intestino Irritável

Dor abdominal, barriga inchada, diarreias frequentes alternadas com períodos de constipação e gases são alguns dos principais sintomas da Síndrome do Intestino Irritável (SII). O distúrbio, sem causa conhecida, atinge cerca de 20% da população, principalmente do sexo feminino.

Apesar de ser uma doença benigna, a SII é crônica e requer cuidados específicos para amenizar os sintomas. “A orientação dietética constitui importante medida no tratamento da SII, visto que certos alimentos em particular podem estar associados a piora dos sintomas”, explica o gastroenterologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Eduardo Berger. Mudanças simples na dieta podem proporcionar alívio da síndrome. “Embora o organismo não responda imediatamente a essas mudanças, o objetivo é encontrar solução em longo prazo, e não temporária”, acrescenta.

Como a sensibilidade a determinado alimento é individual, é indicada a adoção da dieta de exclusão. A retirada de um alimento suspeito no dia a dia do paciente deve ser observada. Com o alívio dos sintomas da SII o indivíduo passa a evitar o consumo daquele nutriente. Porém, o especialista alerta que, de forma geral, algumas comidas parecem ser mais agressivas aos portadores da Síndrome do Intestino Irritável e devem ser evitadas. São elas:

Nos casos de SII com predomínio de constipação intestinal o aumento de ingestão de fibras vegetais pode amenizar o sintoma. Contudo, pacientes que apresentam dor ou distensão abdominal podem apresentar piora do quadro ao aumentar a ingestão de fibras. “O importante é sempre avaliar a tolerância individual de cada pessoa”, ressalta Berger.

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 780 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 205 mil consultas ambulatoriais, 140 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,3 milhão de exames. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 – Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio 100 Melhores Empresas para Trabalhar Brasil 2011.

Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos
Rua Borges Lagoa, 1.450 – Vila Clementino, zona sul de São Paulo
Tel. (11) 5080-4000
www.hpev.com.br
Site: www.hpev.com.br
Facebook: www.facebook.com/ComplexoHospitalarEV
Twitter: www.twitter.com/Hospital_EV
YouTube: www.youtube.com/HospitalEV  

Tree Comunicação
ARBORE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL LTDA.ME
Amanda Novaretti
E-mail: amanda.novaretti@tree.inf.br
Fone: (11) 30933617

Tags:, ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria