A versatilidade do coco – os benefícios para saúde e a alimentação

 Novos derivados do coco podem ser utilizados como complemento alimentar e aplicação culinária

Os novos produtos do coco são alternativas nutritivas, um exemplo é o leite de coco que pode ser utilizado no dia a dia como opção ao leite de vaca, açúcar do coco com baixo índice glicêmico e manteiga de coco rica em ácido láurico

A composição nutricional do coco vai além de simplesmente vitaminas, minerais e macronutrientes e ele oferece vários benefícios para a saúde, comprovado por diversos estudos, e atualmente está entre um dos alimentos mais pesquisados.

Por todas as suas atuações benéficas foi considerado um superalimento pelo Functional Foods Center (EUA), e está entre os 10 melhores alimentos do mundo.

Podendo ser encontrado em diversas formas: óleo de coco extra-virgem, óleo de coco refinado (ideal para cozimento), farinha de coco, água de coco, coco in natura, coco desidratado, pode ser incluído no cardápio do dia a dia com facilidade.

Mas como dessa fruta, tudo se aproveita, alguns países já saíram na frente lançando variações do coco e aproveitando ao máximo todos os seus benefícios. Confira:

LEITE DO COCO :

O leite de coco, não é aquele que nós conhecemos em garrafinhas de vidro. Este é a versão um pouco mais diluída, e é uma excelente opção para a substituição do leite de vaca ou soja.

No EUA ele é apresentado em embalagens de 1L tetra-pack ou embalagens de 200ml tetra-pack, com sabores de baunilha ou chocolate. Essas variações já são enriquecidas com cálcio, e alguns outros nutrientes, dependendo da marca.

Para a Nutricionista Natália Colombo, ele tem um sabor um pouco adocicado e leve sabor de coco. “Possui um teor de 17% de gordura, sendo essa principalmente o ácido láurico, tem notável ação antimicrobiana e antifúngica. Por ter um teor interessante da gordura (óleo) do coco, ele mantém algumas das funções encontradas no óleo, mas em menor intensidade. O que faz com que o consumo constante do leite, ofereça esses benefícios. Além disso, ajuda a manter o sistema imunológico e os níveis de gordura no sangue equilibrados, acrescenta Natália”.

A Ayurveda considera o leite do coco um medicamento poderoso para manter o corpo equilibrado.

Como opção ao leite de vaca ele é bem interessante, pois possui uma boa quantidade de vitaminas e minerais, e também de cálcio e potássio.

O leite de coco não contém lactose.

Receita: Leite de Coco Natural

Modo de Preparo:

  COCONNUT SUGAR – Açúcar do coco

É feito a partir da seiva dos botões das flores do coco. Seu maior produtor é a Filipinas, mas agora já esta sendo produzido por outros países.

Ele é sutilmente doce, quase como açúcar mascavo, mas com um ligeiro toque de caramelo.  O índice glicêmico desse alimento é 35 e é classificado como um alimento de baixo índice glicêmico, e mais saudável do que o açúcar tradicional ou branco. Pode ser usado como substituto do açúcar.

Ele possui uma quantidade interessante de minerais, em especial de magnésio, potássio, zinco e ferro. Além disso, possui vitamina B1, B2, B3 e B6.

Possui 36 vezes mais ferro, quatro vezes mais magnésio e 10 vezes mais zinco do que o açúcar mascavo. Além disso, também tem uma boa proporção do aminoácido glutamina.

O produto ganhou popularidade internacional por ser um alimento saudável e que pode ser consumido por diabéticos em substituição ao açúcar e aos adoçantes artificiais. Ele era apenas vendido em lojas asiáticas especializadas, mas agora grandes empresas estão vendendo o produto nos mercados alimentares naturais e on-line, fazendo com que o produto seja mais acessível.

 COCONNUT BUTTER – Manteiga de Coco

A manteiga do coco é feita com a polpa do coco, que é desidratada (sem ser adoçada) e em seguida processado.

Ela fica com uma consistência cremosa, e quando embalada, na forma de manteiga fica endurecida devido ao seu alto teor de óleo de coco.

Portanto ela vai ter não só os benefícios do óleo do coco, mas também uma boa porção de fibras, vitaminas e minerais.

Pode ser consumida em substituição a manteiga, ou para se adicionar na comida, saladas ou sucos.

Alguns dos novos derivados do coco ainda não estão no mercado nacional, mas a demanda por alimentos promotores de saúde vem crescendo entre os consumidores brasileiro, por isso acredito que em breve outros produtos do coco estejam disponíveis acrescenta Natália Colombo”.

A Dra. Natália Colombo é Nutricionista pela UNIMEP-Universidade Metodista de Piracicaba, Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional Pela VP Consultoria Nutricional Divisão Ensino e Pesquisa em parceria com a UNICSUL (Universidade Cruzeiro do Sul), Pós-graduada em Nutrição Clínica pelo GANEP, Mestranda em Fisiopatologia Experimental pela Faculdade de Medicina da USP e Diplomada pelo Institute for Functional Medicine (IFM) em “Aplying Functional Medicine in Clinical Practice”, Baltimore – EUA, MBA em Administração de Empresas pela FGV-Fundação Getúlio Vargas.

Além da AACR Annual Meeting,  a nutricionista já participou em 2012 de  importantes congressos internacionais como a 10th International Conference- Functional Foods in the Prevention and Management of  Chronic Diseases em Santa Bárbara e na ATS 2012 – American Thoracic Society – Conferência Internacional – Moscone Center em San Francisco.

NCNUTRE – Nutrição Funcional Individualizada
Nutricionista Clínica Funcional: Dra. Natália Colombo-CRN-3 nº 22.681
Alameda Lorena, nº 1304- 17º andar- cj 1701- Jardins – São Paulo.
Tel.: (11) 3083-4559
Horário de Atendimento: segunda à sexta das 10hs às 19hs.
E-mail: nataliacolombo@ncnutre.com.br
Site: www.ncnutre.com.br

Acesse o site e acompanhe informações sobre a nutrição funcional, a importância da nutrição na saúde, detalhes sobre consulta, receitas, e um link para o blog da NCNUTRE, um canal interativo, com dicas, receitas, comentários sobre produtos e o que há de novo na alimentação, estudos científicos recentes pertinentes à saúde e beleza.

A Dra. Natália Colombo está à disposição como fonte de informações sobres os vários temas da Nutrição.

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