Proteína líquida

Pesquisa aponta proteína como nova “estrela” entre os nutrientes
Cada vez mais os consumidores descobrem os benefícios das proteínas

Internacionalmente, as proteínas já são reconhecidas como nutrientes vitais para o funcionamento do organismo humano. Independente do ponto de vista puramente científico, os consumidores começam a enxergar os seus benefícios e o grande valor de suas propriedades. Assim os fabricantes de alimentos e bebidas lançam produtos que acompanhem esta busca por proteínas.

As proteínas são nutrientes essenciais e suas moléculas, feitas de aminoácidos, determinam o formato e a estrutura de cada célula e têm um papel fundamental no metabolismo bioquímico ao transmitir os impulsos nervosos e transportar oxigênio e gorduras. As proteínas são uma fonte de energia, suportam a construção dos músculos, dão uma sensação natural de saciedade e, acredita-se, ajudam a perder peso. Por esta razão, elas são um componente nutricional importante, por exemplo, em dietas de baixo carboidrato. Elas também são valiosas na manutenção da densidade dos ossos e na prevenção do envelhecimento.

Os aminoácidos das proteínas não podem ser produzidos pelo corpo humano e são ingeridos via alimentos. “Consumir proteínas saudáveis em uma bebida garante energia para o corpo”, explica Matthias Krusche, Gerente Global de Segmento de Mercado da SIG Combibloc. Várias bebidas com proteínas já são vendidas em embalagens cartonadas da SIG Combibloc. E completa: “No futuro, o interesse do consumidor por proteínas aumentará ainda mais e os fabricantes de alimentos também se interessarão por estes nutrientes. A saúde é uma das grandes tendências globais na indústria de alimentos”.

Recuperação nos esportes

A Immergut GmbH & Co. KG, por exemplo, está envasando as bebidas com proteína ‘Maxim Recovery Drink’ em embalagens cartonadas combifitSmall de 250 ml com tampa de rosca combiSmart para os mercados da Escandinávia e Finlândia. As bebidas ‘Recovery’ (recuperação) garantem a rápida reposição da energia após os esportes. A bebida é oferecida nos sabores baunilha, chocolate e morango e pode ser consumida diretamente da embalagem.

Na Suíça, a Bischofszell Nahrungsmittel AG está embalando a bebida com proteína ‘Sponser Energy Pre & After Race’ para a Sponser Sport Food Europe. A bebida contém 8% de proteínas e 50 gramas de carboidrato líquido de fácil digestão, o que a torna ideal para o preparo em competições e reposição após os treinos. As bebidas podem ser consumidas diretamente da embalagem cartonada combifitSmall de 330 ml. Arnold Graf, Gerente de Conta e de Produto do Grupo Bischofszell Nahrungsmittel AG, explica: “É essencial para atletas ingerir nutrientes de alta qualidade antes e depois da competição. A combinação de carboidratos, proteínas hidrolisadas e minerais garante uma alta performance, acaba com a fadiga e acelera a recuperação após a atividade esportiva”.

Café da manhã líquido

Na Austrália e Nova Zelândia, a Sanitarium lançou a ‘Up & Go’, uma bebida para o café da manhã nutritiva e com uma porção extra de proteínas. A bebida destina-se aos consumidores em movimento e que não têm tempo para o café da manhã. Ela é oferecida em quatro sabores (banana, morango, baunilha e chocolate) em embalagens cartonadas assépticas. Segundo a empresa, a ‘Up & Go’ é rica em cálcio, proteínas, vitaminas e minerais, além de fibras.

Energéticos naturais

Com o objetivo de oferecer nutrição para toda a família, na Tailândia a linha da Friesland Campina inclui a bebida de banana ‘Foremost’. A bebida UHT combina os nutrientes naturais do leite e da fruta que garantem energia. Para Matthias Krusche, da SIG Combibloc, “bebidas energéticas naturais são uma alternativa saudável aos energéticos cafeinados”.

O varejo Suíço Migros também tem um leite UHT com dose extra de proteína em sua linha de produtos. Além de um alto teor de cálcio, o ‘Calcium Milk’ em embalagem combifitPremium de 1 litro, oferece muito mais: 100 ml do leite contêm 4,5 gramas de proteína – um leite convencional UHT contém uma média de 3,5 gramas.

Matthias Krusche completa: “Vemos um grande potencial para conceitos de bebidas com foco em proteína. Esta tendência beneficiará as campanhas e a popularidade desses produtos. Por outro lado, atrairá um maior número de pessoas preocupadas com o controle de peso e que valorizam saúde e uma dieta balanceada”.

Sobre a SIG Combibloc

A SIG Combibloc é uma das principais fornecedoras mundiais de embalagens cartonadas e máquinas de envase para alimentos e bebidas. Em 2011 a empresa alcançou um faturamento de € 1,450 bilhão, com cerca de 4.870 funcionários em 40 países. A SIG Combibloc integra o Grupo Rank, com sede na Nova Zelândia. www.sig.biz/brasil

SIG Combibloc

Liliam Benzi
E-mail: ldbcom@uol.com.br
Fone: (11) 44120813

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria