Obesidade pode ter influência genética

Dr. Roberto Muller, aponta a obesidade como uma condição metabólica
complexa e até mesmo, ligada aos genes dos pais.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, nos últimos 30 anos houve um aumento de mais de 200%, na incidência de sobrepeso entre crianças de cinco a nove anos.

A obesidade é o acúmulo excessivo de gordura corporal, derivada de um desequilíbrio crônico entre energia ingerida e energia gasta. Este desequilíbrio pode estar relacionado com diversos fatores, entre eles: o ambiental, causados pelo estilo de vida, incluindo desde os hábitos alimentares até a prática de atividades físicas; ou o componente hereditário considerado uma variação genética herdada, e que também representa riscos.

Sem dúvidas, a predisposição genética causadora da obesidade se tornou um caso polêmico e recorrente na vida de adultos e crianças. Pesquisas apontam que a variação genética herdada pode favorecer para o excesso de massa corporal. Por conta disso, vários especialistas já estão levando em consideração os fatores genéticos para a adoção de medidas preventivas para redução de peso.

Engajado na luta para combater a obesidade como um fator genético, o pediatra geneticista, Roberto Muller enfatiza sobre a adoção de medidas personalizadas para cada indivíduo. “Embora a obesidade nem sempre seja uma tendência genética, aqueles que aderem um estilo de vida saudável, aumentam as chances de possuir a massa corpórea equilibrada, e assim, minimizar os riscos de ter diabetes, problemas cardiovasculares, dificuldade motora e articular, entre outras doenças decorrentes da má alimentação. Mas, personalizar a dieta e as atividades é muito mais eficaz para aqueles que carregam essa tendência genética“, revela o especialista.

Porém, o médico enfatiza que em determinados casos, quando a obesidade já se encontra presente, as ações adequadas para a perda de peso, podem não ser necessariamente a solução. “Ainda que seja importante a adoção bons hábitos, como forma de garantir a saúde e bem estar em longo prazo, é preciso procurar alternativas, ou seja, levar em consideração também os fatores genéticos para estudar a obesidade“, explica Roberto.

Um fato recente, que aborda a complexidade do assunto, é o caso de um pai de Londrina (PR), inconformado com o excesso de peso da filha, que tem apenas seis anos, e pesa mais de 50 quilos (kg), motivo pelo qual o levou a registrar uma ocorrência contra a ex-mulher, alegando que a filha é obesa por não desfruta de uma alimentação adequada; já mãe diz que a criança é filha de obesos, justificando como a causa a obesidade. Esta é uma situação recorrente e, por isso, é importante ser analisada, uma vez que a criança apresenta uma predisposição à obesidade. E o que poucos sabem, é que a obesidade pode estar ligada a questões genéticas, relacionadas a algum tipo de desequilíbrio no metabolismo“, conclui Roberto Muller.

Sobre o Dr. Roberto Muller

Com 31 anos de dedicação na carreira na área da saúde, o médico possui especialização em pediatria e genética médica pela Escola Paulista de Medicina, com atuação ativa em pesquisas e estudos sobre a prevenção de malformações fetais e doenças congênitas, tornando-o referência abordar o assunto. O especialista possui também, mestrado pela Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, ampla expertise em biologia molecular avançada para cuidar de casos de doenças genéticas frequentes, além das que causam a deficiência mental; diagnóstico de crianças malformadas; avaliação das causas genéticas e aloimunização para casos específicos de infertilidade; e aconselhamento genético aos casais de alto risco. O médico utiliza ainda um tratamento diferenciado para os casais que sonham ter filhos, mas que correm o risco de gerar crianças com possíveis alterações genéticas.

Dr. Roberto Muller

Endereço| Rua Peixoto Gomide, 515 – Cerqueira Cesar – São Paulo/SP.
Atendimento| Quinta e sexta das 15h30 às 18h
Telefone| (11) 3288-4139

MKT House Comunicação Integrada

Luana Valente
E-mail: luana@mkthouse.com
Fone: (11) 30711615

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria